Engenharia e Gestão da Manutenção Industrial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EM |
66 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
4,5 |
39 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é o de proporcionar aos estudantes uma visão integrada dos conceitos, técnicas e
estratégicas mais utilizadas na Gestão de Ativos. No final do ciclo de estudos espera-se que os estudantes detenham
uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis por forma a poderem tomar as melhores
decisões no âmbito da Gestão de Ativos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular (UC) espera-se que os estudantes sejam capazes de utilizar as diferentes ferramentasapresentadas ao longo UC na tomada das melhores decisões de apoio à gestão de ativos. Em particular, espera-se que os estudantes saibam escolher as técnicas quantitativas de fiabilidade, otimização e outras adequadas. Que sejam, ainda, capazes de decidir sobre as melhores estratégias de manutenção planeada baseadas nas ferramentas de cálculo apreendidas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Estatística: Estatística descritiva, estatística dedutiva e inferência estatística.
Investigação Operacional: Programação linear, otimização, cadeias de Markov e filas de espera.
Competências Computacionais
Excel
Programa
Adquirir competências na utilização de ferramentas e técnicas para a análise dos tempos de ativos físicos;
Analisar a fiabilidade atual ou esperada de um produto, processo ou serviço, identificando as ações que permitam
reduzir a ocorrência de avarias e mitigar os seus efeitos;
Modelação da fiabilidade combinando métodos “Engineer-driven” com “Data-driven”
“Design” para a fiabilidade
Fiabilidade crescente
A curva “Bathtube”
Testes de garantia de fiabilidade
Diagramas de blocos
Monitorização, simulação e otimização do Índice de Saúde / condição do sistema, alavancando em dados internos e
externos e sensores
Estimar o “Remaining Useful Life (RUL)” dos ativos
Identificar os fatores (Internos ou externos; controláveis ou não controláveis) que influenciam o comportamento dos
equipamentos
“Reliability Centered-Maintenance (RCM)”
Otimização da estratégia de manutenção, gestão de peças de reserve, equipamentos de substituição.
Políticas de manutenção.
TPM
Bibliografia Obrigatória
Armando Leitão; Failure Data Analysis, 2018
Armando Leitão; Luís Guimarães; Asset Management, 2019
Armando Leitão: Luís Guimarães; Degradation Modelling Continuous (2020)
Armando Leitão: Luís Guimarães; Degradation Modelling Discrete
Armando Leitão: Luís Guimarães; Block Replacement (2016)
Armando Leitão: Luís Guimarães; Equipment Replacement (2012)
Armando Leitão: Luís Guimarães; Event Tree Analysis (2020)
Armando Leitão: Luís Guimarães; FMEA and Risk Analysis
Armando Leitão: Luís Guimarães; Failure Tree Analysis (2020)
Bibliografia Complementar
ULL;
Maintenance, replacement, and reliability. ISBN: 0273316540
O.Connor, Patrick D. T.;
Practical reliability engineering. ISBN: 0-471-95767-4
Ascher, Harold;
Repairable systems reliability. ISBN: 0-8247-7276-8
Nakajima, S;
Total Productive Maintenance, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conceitos e técnicas serão exemplificados através de problemas e de casos. Ao longo do curso serão também utilizadas e mencionadas algumas "packages" utilizadas na Gestão da manutenção. São utilizados como meios de apoio retroprojectores, "datashows" e computadores. Haverá duas palestras dadas por convidados: "Substituição de Equipamentos" e "Total Productive Maintenance".
Software
Microsoft Excel
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
123,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Classificação final (CF) superior a 9,5
Fórmula de cálculo CF=0,70*exame+0,15*trabalho+0,15*teste
Fórmula de cálculo da classificação final
Melhor classificação entre a classificação de frequência e a nota do exame final