Energia em Edifícios e Sistemas AVAC
Ficha provisória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Fluidos e Energia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EM |
43 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
39 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No início pretende-se que os aunos adquiram os conceitos básicos associados ao comportamento térmico de edifícios, em função da sua utilização, condições interiores pretendidas e, ainda, em termos das solicitações climáticas a que estão sujeitos. Numa segunda fase os Alunos devem familiarizar-se com os diferentes sistemas de Climatização e conceitos da AVAC, vantagens e inconvenientes. Pretende-se também que completem a aprendizagem dos conceitos básicos ligados ao comportamento térmico de edifícios com o estudo das metodologias de cálculo simplificado, das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento, bem como os métodos de estimar as correspondentes necessidades energéticas para climatização de um edifício durante um ano típico. Pretende-se ainda que contacte e apreenda os conceitos de eficiência energética e conservação de energia aplicado aos edifícios e sistemas AVAC. Analisa-se ainda as implicações da regulamentação nacional (DL 101-D/2020)
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes após aprovação serão capazes de:
- avaliar as condições de conforto num dado espaço e entender as consequências da qualidade do ambiente construído;
- determinar taxas de ventilação segundo as normas internacionais e legislação portuguess
- mitigar soluções de bioclimáticas em função das condições climáticas e do edifício;
- avaliar, de forma simplifica, a adaptabilidade das potências térmicas instaladas em função das necessidades dos espaços climatizados;
- avaliar de forma simplista as necessidades térmicas de edifícios em função da sua utilização;
- avaliar o grau de eficiência das soluções implementadas em projectos de AVAC;
- Analisaros sistemas à luz da regulamentação Portuguesade, de uma forma simplificada,
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requisitos:
Termodinâmica: Propriedades das substâncias puras, 1ª e 2ª Lei da termodinâmica, sistemas de conversão de energia e Psicrometria
Mecânica de Fluidos: Perdas de carga, noções elementares sobre o funcionamento de bombas e ventiladores
Transferência de Calor: Mecanismos de Transferência de Calor
Energias Renováveis I: Geometria a Energia Solar– sombras e energia solar em superfícies simples e complexas
Competências Experimentais
Medição de grandezas físicas: Temperatura, Humidade e Pressões
Análise de erros
Competências Transversais
Ferramentas básicas de cálculo de engenharia: Excel; MatLab ou Octave
Elaboração de relatórios técnicos
Capacidade de Trabalhar em Grupo
Programa
- Conforto térmico – Avaliação das diferentes grandezas que constituem o conforto, com incidência na psicrometria
- Qualidade do Ar
- Infiltrações e Ventilação. Natural
- Clima – com revisões na área da geometria e radiação solar
- Balanços Térmicos e Energéticos em Edifícios
- Prioridades de actuação na Concepção Térmica de Edifícios
- Concepção bioclimática de edifícios (sistemas passivos)
- Sistemas de Climatização: tipos e funcionamento, Sistemas de aquecimento, Sistemas de recuperação de energia. Sistemas para espaços com elevadas cargas latentes
- Fontes de Calor e de Frio
- Cálculo da Carga Térmica de Aquecimento para Edifícios
- Métodos simplificado de Cálculo de Cargas Térmicas de Arrefecimento
- Métodos simplificado de Cálculo das Necessidades Anuais de Climatização (Aquecimento e de Arrefecimento) para Edifícios
- Princípios da Conservação de Energia em sistemas de climatização
- Regulamentação portuguesa de edifícios e sistemas
Bibliografia Obrigatória
Faye C. McQuiston;
Heating, ventilating, and air conditioning. ISBN: 0-471-35098-2
ASHRAE; 2021 Fundamentals ASHRAE , ASHRAE, 2021 (Fundamentals ASHRAE (chapter 1, 9, 12 e 13))
ASHRAE; 2017. ANSI/ASHRAE Standard 55-2017 - Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy, ASHRAE, 2017
ASHRAE; 2016. ASHRAE 62-2016 Ventilation for Acceptable Indoor Air Quality
PT;
DL 101-D/2020 - regulamentação Portuguesa, 2020
ASHRAE;
DIRETIVA (UE) 2018/844 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de maio de 2018, 2018
Bibliografia Complementar
ASHRAE; 2013 Fundamentals, ASHRAE, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC funcionará com duas sessões teórico-práticas semanais de 90 minutos cada. Aulas teórico-práticas: apresentação e explanação dos conceitos teóricos seguido, de casos práticos, sua resolução e discussão combinada com a exposição de conceito teóricos e resolução de exemplos de aplicação, bem como o esclarecimento das dúvidas dos estudantes
Software
Energy PLus
ZWCAD
Octave /MatLab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Exame |
95,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
93,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Tipo de Avaliação: avaliação distribuída
Condições de Frequência: A frequência é obrigatória. Aplicam-se as regras em vigor na FEUP (máximo de faltas de 25% das aulas)
O Acesso ao 2ª teste só é possivel se atingir 6.0/20 no 1ª teste
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = [50% x( Nota 1º teste) + 50%( nota do 2º teste)]x95% + 5% (opinião do docente)
Se (Nota 1ºteste )> 6.0/20 então pode realizar o 2º teste
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de exame global
Melhoria de classificação
Segue as regas normais da FEUP para este tipo de cituações
Observações
O atendimento aos estudantes por parte do docente existe ao longo de todo o semestre em horário pré-estabelecido. Nas épocas de testes o docente disponibiliza nos dias antecedentes períodos de atendimento mais prolongados, ou sessões de dúvidas em sala.