Fábricas Inteligentes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EM |
71 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
4,5 |
39 |
121,5 |
2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Tendo por base uma metodologia de formação ativa, os estudantes irão familiarizar-se, com um conjunto de conceitos, tecnologias e ferramentas, capazes de valorizar a sua atividade profissional no contexto de desenvolvimento e implementação de iniciativas no âmbito das fábricas inteligentes.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular permitirá aos participantes:
-Compreender o contexto e o ambiente atual da produção industrial;
-Compreender a complexidade e multidisciplinaridade dos problemas inerentes aos sistemas inteligentes de produção;
-Compreender o potencial e as implicações inerentes à adoção das tecnologias chave;
-Identificar, estruturar, analisar e avaliar as oportunidades resultantes da aplicação de novas tecnologias e processos de produção;
-Delinear soluções de produção inteligentes ao tirar partido do potencial inerente à convergência de diferentes tecnologias;
-Avaliar o grau de maturidade e definir uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia competitiva da empresa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Indústria transformadora
●Contexto e evolução
●Indústria no Mundo, Europa e em Portugal
2.Fábricas do Futuro
●Desafios e oportunidades
●A fábrica digital, conectada, integrada, evolutiva e reconfigurável; iniciativas flagship ●Fábrica Sustentável: eficiência de recursos e energética; economia circular
●Fábrica para as pessoas: interação humano-tecnologia
3.Tecnologias chave
●Robótica Colaborativa e robótica móvel
●Simulação e Digital Twin
●Sistemas de informação empresariais
●Sensores e aquisição de dados; IoT & Sistemas Cyber-Físicos
●Analítica de Dados e algoritmos com autoaprendizagem
●Tecnologias de Integração, conetividade e 5G
●Cloud, smart grids, Blockchain e Cibersegurança
●Realidade Virtual e Aumentada
●Fabricação Aditiva e Híbrida
4. Transformação digital
●Maturidade e desenho de roteiros de transformação digital
5. Exemplos e casos de smart manufacturing
●Produção de volume reduzido e elevada variedade
●Foco nas aplicações (p.e. logística interna; linhas reconfiguráveis)
Bibliografia Obrigatória
Y. Koren;
The global manufacturing revolution: product-process-business integration and reconfigurable systems, John Wiley & Sons., 2010
Bibliografia Complementar
Ustundag, A., & Cevikcan;
Industry 4.0: managing the digital transformation, Springer, 2017
Observações Bibliográficas
A: Conjunto selecionado de artigos científicos (especificamente orientados ao domínio), p.e.:
Schumacher, A., Erol, S., & Sihn, W. (2016). A maturity model for assessing Industry 4.0 readiness and maturity of manufacturing enterprises. Procedia Cirp, 52(1), 161-166.
B: Material especificamente preparado para apoiar as várias sessões.
C: Livros de referência:
Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: managing the digital transformation. Springer.
Koren, Y. (2010). The global manufacturing revolution: product-process-business integration and reconfigurable systems (Vol. 80). John Wiley & Sons.
D: Bibliografia adicional
o Bartodziej, C. J. (2017). The concept industry 4.0. In The concept industry 4.0 (pp. 27-50). Springer Gabler, Wiesbaden.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular tem aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas terá lugar a apresentação e o debate dos temas que integram o programa, por vezes com a presença de profissionais externos à FEUP (em temas específicos através da partilha de experiências e práticas reais).
Nas aulas teórico-práticas, explorar-se-ão, num ambiente de 'learning factory', pequenos casos orientados à experimentação das várias tecnologias consideradas no programa. Serão formadas equipas de estudantes para desenvolvimento de trabalhos fundamentalmente multidisciplinares.
A avaliação será contínua e assente em duas componentes principais:
a) duas componentes individuais:
(i) Quizzes - feitos em sala de aula (via Moodle), focados no caso a ser estudado na aula (caso previamente disponibilizado na plataforma)
(ii) TsotaP - documento (em formato de artigo científico) acerca de uma tecnologia à escolha (contexto, estado-da-arte, aplicações, evolução, etc)
b) trabalho de grupo: trabalho prático em torno do desenho de uma "fábrica inteligente" orientada à produção de um produto específico (a ser escolhido e definido por cada grupo) - ao longo do trabalho, cada grupo produzirá em cada uma das fases pequenos relatórios.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
22,00 |
Trabalho laboratorial |
20,50 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Freuência das aulas previstas (em conformidade com o definido no regulamento da UP) - serão considerados os registos de presenças nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Modelo de avaliação:
Avaliação distribuída sem exame final e baseada nas seguintes componentes:
A. Trabalho de grupo - total de 60% (15+15+15+15)
B. Trabalho individual - total de 40%: (i) Quizzes (5+5+5+5); (ii) TsotaP (20%) artigo acerca do estado-da-arte de uma tecnologia.
Importante:
Os Quizzes são feitos em sala de aula via plataforma Moodle (é importante cada estudante possuir equipamento /computador, tablet) para acesso individual ao Moodle.
Para cada estudante, a componente de avaliação dos "trabalhos de grupo" será corrigida tendo em conta a avaliação final "intragrupo"; serão considerados: três critérios (avaliação por pares por cada um dos membros da equipa - para cada equipa que avalia cada critério de 1 (baixo) a 5 (alto))
- Q1. Quantidade do trabalho realizado
- Q2. Qualidade das contribuições
- Q3. Relações interpessoaisAvaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que usufruem de estatuto especial devem contactar o docente até ao final da segunda semana após o arranque do ano letivo para definição do plano de avaliação específico a ser considerado. Caso o contacto não se verifique serão sujeitos ao modelo de avaliação definido para os estudantes ordinários.
Melhoria de classificação
Apenas a componente individual pode ser objeto de nova avaliação para efeitos de melhoria: resolução de um caso (20%) e realização de um relatório 'survey' (20%).