Código: | M.EIC032 | Sigla: | BDNR |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EIC | 23 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Sérgio Sobral Nunes | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
Sérgio Sobral Nunes | 3,00 |
A unidade curricular de BDNR tem como objetivo preparar os estudantes para conhecer, compreender, projetar e desenvolver, soluções baseadas em paradigmas e tecnologias de bases de dados não relacionais para o suporte de sistemas de informação.
Objetivos específicos: conhecer e compreender os principais conceitos e paradigmas das bases de dados não relacionais; capacitar os estudantes para a análise, desenho, implementação e avaliação de bases de dados não relacionais; projetar a componente de armazenamento e de interrogação de sistemas assentes em modelos não relacionais.
Após completar a UC o estudante deverá ser capaz de:
Programação: conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.
Bases de Dados: conhecimento e prática de modelação de dados em UML, modelo relacional, linguagem SQL.
Bases de dados não relacionais:
Propriedades das bases de dados não relacionais:
Seleção de casos de aplicação diversos, um por cada grupo de estudantes.
Estudar cada um dos paradigmas selecionados de acordo com o seguinte guião:
Paradigmas:
Comparação dos vários paradigmas.
Os tópicos do programa são expostos numa série de sessões tutoriais (exposição teórica e trabalho laboratorial) e discussões em aula. Cada grupo de estudantes define e realiza um projeto ao longo do semestre, com parte do desenvolvimento, acompanhamento e avaliação, realizadas em aula.
Projeto: cada grupo seleciona uma tecnologia de base de dados não relacional para explorar em profundidade. O projeto inclui a definição de casos de uso adequados, modelação de dados, configuração e instalação da base de dados, e interação com a base de dados (criação e consulta). Os grupos também desenvolvem uma aplicação protótipo, tendo como resultado um relatório detalhado e uma apresentação com o objetivo de demonstrar os conhecimentos teóricos e práticos da tecnologia escolhida.
O desenvolvimento do projeto será acompanhado durante as aulas, e avaliado com base no acompanhamento, nas apresentações intermédias, num relatório técnico, e na apresentação final.
Casos de Estudo: ao longo do semestre, os grupos apresentam e analisam casos de estudo reais de implementação de bases de dados não relacionais, fomentando a discussão em aula e a compreensão das diferentes abordagens e soluções existentes no mercado.
Exame: prova de escolha múltipla, incluindo perguntas abertas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 84,00 |
Estudo autónomo | 39,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |
Existem duas condições para a obtenção de frequência:
A classificação final será calculada usando a fórmula
Classificação = 60% Projeto + 40% Exame
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de uma avaliação individual de 40% em ambas as componentes de avaliação (projeto e exame).
A obtenção de aprovação no projeto pressupõe a participação, de cada estudante, em todas as fases do projeto, nomeadamente na seleção das tecnologias, na identificação e caraterização do problema, no desenho e implementação da solução, na escrita do relatório final, e na participação nas apresentações e discussões intermédias e final.
A classificação final do projeto pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo com base na opinião dos docentes e na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.
Não há provas nem trabalhos especiais.
A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas de avaliação individual previstas.
Apenas a componente individual (exame) pode ser melhorada.