Código: | M.EIC021 | Sigla: | O |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos Quantitativos e Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EIC | 41 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 2 | 6,00 |
Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira | 6,00 |
Dotar os estudantes com competências para:
No final desta unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
- Identificar um problema de decisão;
- justificar a necessidade de aplicação de uma técnica de optimização;
- Construir um modelo matemático apropriado;
- Selecionar e aplicar corretamente um método/algoritmo adequado;
- Ser capaz de analisar criticamente os resultados obtidos;
- Aplicar análise de sensibilidade;
- Ser capaz de justificar e quantificar os ganhos para a organização.
O objetivo principal desta UC é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada e desenvolver uma estrutura para analisar e tratar o problema, e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.
Atendendo a que Otimização é a UC base da Investigação Operacional e à definição de Investigação Operacional disponível no sítio da internet da Sociedade de Investigação Operacional do Reino Unido, encontramos um emparelhamento perfeito desta UC científica com os objetivos declarados:
“Operational research is the discipline of applying advanced analytical methods to help make better decisions. By using techniques such as problem structuring methods […] and mathematical modeling to analyze complex situations, operational research gives executives the power to make more effective decisions and build more productive systems”.
1. Programação Linear
1.1 Modelação de problemas de programação linear com variáveis contínuas.
1.2 Resolução de problemas lineares usando o métod Simplex
1.3 Resolução de problemas lineares usando software de otimização
1.4 Discussão de alternativas, análise de sensibilidade
1.5 Dualidade
2. Programação Inteira
2.1 Modelação de problemas de programação inteira e interia mista.
2.2 Reolução de problemas de Programação Inteira usando o método de Branch and Bound
2.3 Resolução de problemas lineares usando software de otimização
2.4 Discussão de alternativas de formulação
3. Teoria da Decisão
3.1 Árvores de decisãp e o valor da informação
3.2 Economia comportamental
Exposição dos temas programáticos, sempre que possível com recurso a métodos de aprendizagem ativa. A exposição será sempre ilustrada por casos, exemplos e problemas. Esclarecimento de dúvidas sobre a resolução dos problemas propostos.
A avaliação terá uma componente distribuída (exercícios em aula, trabalhos de casa, exposição de artigos) com um peso de 40%, um trabalho com um peso de 20% e um miniteste com um peso de 40%.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Exame | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 46,00 |
Total: | 162,00 |
A classificação final é calculada com base na nota obtida no miniteste, no trabalho de grupo e na avaliação presencial.
Classificação final = 0,40 * classif. miniteste+ 0,20 * classif. Trabalho + 0,40 * avaliação contínua.
As avaliações em época especial serão feitas através de uma prova escrita individual com a duração de 2 horas, abrangendo a totalidade dos conteúdos abordados na unidade curricular.
No final da unidade curricular será facultada uma prova de recurso na qual os estudantes poderão efectuar a melhoria da classificação no miniteste.