Código: | M.EIC003 | Sigla: | PRI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sistemas de Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EIC | 164 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Sérgio Sobral Nunes | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Sérgio Sobral Nunes | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 8 | 16,00 |
Luis Miguel Salgado Nunes Vilaça | 4,00 | ||
João Paulo Madureira Damas | 2,00 | ||
Daniel Luís Gonçalves Garrido | 4,00 | ||
Sara Filipa Couto Fernandes | 4,00 | ||
Sérgio Sobral Nunes | 2,00 |
A unidade curricular de PRI tem como objetivo preparar os estudantes para conhecer, compreender, desenhar e desenvolver soluções para o processamento e recuperação de informação.
Os objetivos específicos são:
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de projetar e implementar um sistema para o processamento e recuperação de informação.
Em particular, o estudante deve ser capaz de:
Programação: conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.
Bases de Dados: conhecimento e prática de modelação de dados em UML.
A área do processamento e recuperação de informação
Arquitetura dos sistemas de recuperação de informação
Modelos de recuperação
Recuperação de informação na web
Avaliação de sistemas de recuperação de informação
Os tópicos do programa são expostos numa série de sessões tutoriais (exposição teórica e trabalho laboratorial). Cada grupo de estudantes define e realiza um projeto ao longo do semestre, com parte do desenvolvimento, acompanhamento, e avaliação, realizadas em aula.
Projeto: desenho e implementação de um sistema de processamento e pesquisa de informação desenvolvido em grupos de estudantes. O projeto está organizado em entregas e apresentações parciais, que correspondem às fases de desenvolvimento do projeto.
O desenvolvimento do projeto será acompanhado durante as aulas teórico-práticas, e avaliado com base no acompanhamento, nos relatórios submetidos, e nas apresentações realizadas.
Os conceitos teóricos são avaliados através de um exame final, com perguntas de escolha múltipla e perguntas abertas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 70,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
As condições para obtenção de frequência são as seguintes:
A participação no desenvolvimento do projeto (ponto 3) é aferida através das evidências produzidas pelo estudante (código e documentação), da avaliação dos docentes durante as aulas práticas, e da autoavaliação e heteroavaliação realizada no contexto do grupo.
A nota final será calculada usando a fórmula:
NF = 60% Projeto + 40% Exame
A obtenção de aprovação no projeto requer a participação, de cada estudante, em todas as fases do projeto, nomeadamente na seleção das fontes de dados, na seleção das tecnologias, na identificação e caraterização do problema, no desenho e implementação da solução, na escrita dos relatórios, e nas apresentações do projeto.
A classificação final individual do projeto pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo, em mais ou menos 3 valores, com base na opinião dos docentes e na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de uma avaliação individual mínima de 40% no exame.
A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas de avaliação individual previstas.
Não é possível a melhoria da classificação obtida no projeto.
É possível a melhoria da classificação do exame, mantendo a classificação obtida no projeto na inscrição anterior.