Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EIC001

Aprendizagem Computacional

Código: M.EIC001     Sigla: AC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inteligência Artificial

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 169 Plano de estudos oficial 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro Carvalho Leal Mendes Moreira Regente
Carlos Manuel Milheiro de Oliveira Pinto Soares Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
João Pedro Carvalho Leal Mendes Moreira 2,00
Teórico-Práticas Totais 8 16,00
João Pedro Carvalho Leal Mendes Moreira 2,00
José Maria Corte Real da Costa Pereira 6,00
Ricardo Meneses Nogueira Urjais Gomes 4,00
Tiago Filipe Mendes Neves 4,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Com a digitalização crescente dos seus processos, as organizações (empresas, governo, etc.) sentem agora a necessidade de extrair conhecimento desses dados, que permita melhorar a eficiência e eficácia desses processos (por ex. para ganhar vantagem competitiva). Para esse fim, as organizações precisam de adquirir competências técnicas, para o desenvolvimento de soluções baseadas em abordagens standard de Aprendizagem Computacional (AC ou machine learning) e Extração de Conhecimento de Dados (ECD ou data mining), mas também de competências científicas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas em que essas abordagens standard não existem. 

Assim, os objetivos desta U.C. são:

  • Motivar para a utilização de técnicas de AC/ECD no apoio à decisão.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados.
  • Desenvolver a capacidade de realizar investigação científica para desenvolver novas abordagens de AC/ECD.

Distribuição percentual

  • Componente científica: 70%
  • Componente tecnológica: 30%

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

  • Conheçam os vários tipos de tarefas de aprendizagem computacional e de extração de conhecimento (AC&EC).
  • Identifiquem problemas de apoio à decisão que possam ser representados como tarefas de AC&EC.
  • Conheçam as fases de um projeto de AC&EC.
  • Conheçam os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa de AC&EC e compreendam o essencial do seu funcionamento.
  • Apliquem esses métodos a problemas de apoio à decisão.
  • Avaliem os resultados de um projeto de AC&EC.
  • Identifiquem oportunidades de desenvolvimento de novas abordagens de AC/ECD.
  • Desenvolvam trabalho científico simples, mas adequado para criação de novas abordagens de AC/ECD.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não sendo obrigatório ter frequentado nenhuma UC em concreto, é útil o estudante ter conhecimentos básicos de


  • estatística

  • algoritmia

  • inteligência artificial

Programa


  • Introdução à Aprendizagem Computacional (Machine Learning) e à Extração de Conhecimento de Dados (Data Mining).

  • Projetos de ECD: metodologias de ECD e preparação de dados.

  • Classificação: introdução, avaliação (medidas e metodologias) e algoritmos (métodos baseados em regras, distâncias e kernels; métodos Bayesianos). Scoring com modelos de classificação: abordagem e avaliação. Questões comuns em classificaçăo (distribuiçăo de classes desequilibrada e custos).

  • Regressão: introdução, avaliação (medidas; compromisso entre viés e variância) e algoritmos.

  • Clustering: Algoritmos de partição (revisăo dos algoritmos K-means, K-medoids), de densidade e hierárquicos. Medidas de avaliação.

  • Descoberta de padrões frequentes: Algoritmos de conjuntos de itens frequentes (APRIORI, Eclat, FP-Growth) e de regras de associação. Medidas de avaliação (Suporte, confiança, lift, ...). Outros tipos de padrões: sequências e grafos.

  • Sistemas de recomendação: introdução, avaliação (medidas e metodologias) e algoritmos (baseados em conteúdos, filtragem colaborativa, sistemas especializados).

  • Algoritmos de AC avançados: ensembles, deep learning. 

  • Anomaly detection: introdução, algoritmos.

  • Aprendizagem computacional automática (autoML) e meta aprendizagem. 


 

Bibliografia Obrigatória

João Moreira, Andre Carvalho, Tomás Horvath; Data Analytics: A General Introduction, Wiley, 2018. ISBN: 978-1-119-29626-3 (https://www.wiley.com/en-aw/A+General+Introduction+to+Data+Analytics-p-9781119296263)
Charu C. Aggarwal; Data mining. ISBN: 978-3-319-14142-8

Bibliografia Complementar

Ian H. Witten, Eibe Frank; Data mining. ISBN: 1-55860-552-5
Peter Flach; Machine Learning: The Art and Science of Algorithms that Make Sense of Data, Cambridge University Press, 2012. ISBN: 9781107422223 (http://www.cs.bris.ac.uk/~flach/mlbook/)
Mohammed Zaki and Wagner Meira Jr.; Data Mining and Analysis: Fundamental Concepts and Algorithms, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 9780521766333 (http://www.dcc.ufmg.br/miningalgorithms/DokuWiki/doku.php)
Jiawei Han, Micheline Kamber; Data mining. ISBN: 1-55860-489-8
Max Kuhn, Kjell Johnson; Applied Predictive Modeling, Springer New York, 2013. ISBN: 9781461468493

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas teóricas e estudo individual para aquisição dos conceitos.

  • Sessões laboratoriais e projeto de ECD para aplicação prática e consolidação dos conceitos aprendidos.

Software

Rapid Miner
The R Project for Statistical Computing
Python

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída consiste em:


  • projeto de ECD

  • exame


No caso de falta de uma das componentes da avaliação, a nota respetiva é de 0 (zero) valores.
 
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer as apresentação calendarizadas simultaneamente com os alunos ordinários.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,5 * projeto de ECD + 0,5 * exame
 
Nota mínima em cada componente: 7,0 (sete) valores (em 20).

Provas e trabalhos especiais

O projeto de ECD será elaborado em grupos de 3 estudantes e consiste na análise de um conjunto de dados e preparação de um apresentação que descreva e discuta tanto o projeto como os resultados obtidos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto que isenta da frequência das aulas têm que realizar todas as componentes de avaliação, devendo contactar o regente para definir eventuais ajustes.

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria de classificação no exame na época de recurso do ano em que o estudante é aprovado.

Para os momentos em que não foi feita melhoria de classificação no ano em que o estudante é aprovado, pode ser feita melhoria em um ou mais dos momentos de avaliação no ano seguinte, na época normal ou de recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-31 às 02:04:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias