Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EM |
227 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
6 |
58,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudo dos sistemas de acionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos:pneumática e hidráulica convencional.
No final da unidade curricular o estudante deverá saber:
-os princípios de funcionamento das tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-selecionar componentes para uma aplicação.
-dimensionar e conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular o estudante deverá:
-conhecer os princípios de funcionamento das tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
- saber selecionar componentes para uma aplicação.
- saber dimensionar e conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Eletricidade
Mecânica dos fluidos
Mecânica: cinemática
Programa
Sistemas hidráulicos e pneumáticos: energia, potência, grandezas. Aplicações. Sistemas de acionamento de potência.
Tecnologia de sistemas pneumáticos:
Ar comprimido: produção, tratamento, regulação
Atuadores: tipos, seleção, construção, dimensionamento
Comando de sistemas: válvulas
Representação simbólica de sistemas pneumáticos e hidráulicos: ISO 1219.
Análise de circuitos pneumáticos
Conceção de circuitos. Seleção de equipamento.
Tecnologia de sistemas hidráulicos:
Topologia de sistemas hidráulicos
Geradores e motores. Atuadores. Tipos, tecnologias e dimensionamento. Caraterísticas. Rendimento
Válvulas hidráulicas direcionais, manométricas e fluxométricas.
Representação simbólica
Equipamento auxiliar.
Circuitos hidráulicos: classificação. Estudo de circuitos. Cálculo de sistemas hidráulicos.
Caraterísticas funcionais: análise experimental.
Conceção de circuitos.
Bibliografia Obrigatória
Bosch;
Bosch-Hydraulik
Bibliografia Complementar
Katharina Schmitz;
Fundamentals of fluid power. ISBN: 978-3-8440-6306-6
Hubertus Murrenhoff;
Fundamentals of fluid power. ISBN: 978-3-8440-4818-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino na unidade curricular é realizado através dos seguintes tipos de aulas:
a) aulas Teórico-Práticas de exposição e de realização de exercícios numéricos (TP)
b) aulas de Prática Laboratorial (PL)
As aulas teórico-práticas são suportadas por meios de apoio audio visual ajudados por computador havendo ainda lugar a resolver problemas de cálculo numérico.
A prática laboratorial inclui em cada aula uma ficha de trabalhos a realizar em grupo. Nestas aulas os estudantes dispõem de amplas condições laboratoriais em equipamento e meios informáticos de apoio.
Software
Scheme Editor
FLUIDSIM
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de controlo > Automação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
83,50 |
Frequência das aulas |
58,50 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Um estudante ordinário obtém frequência à unidade curricular se não exceder o limite de 25% de faltas às aulas PL e de 25% às aulas TP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação da unidade curricular é realizada com base em duas componentes de avaliação individual: um exame escrito (EE) e uma avaliação distribuída.
A avaliação distribuída é composta por dois mini testes escritos laboratoriais (TL1, TL2).
As diversas componentes de avaliação são classificadas de 0 a 20 e têm os seguintes pesos para a classificação final:
EE - Exame escrito a realizar nas épocas de exames: 75%.
TL1 - Mini Teste escrito laboratorial de pneumática, a realizar durante a semana sete do calendário escolar, no horário da aula PL: 12.5%.
TL2 - Mini Teste escrito laboratorial de hidráulica, a realizar durante a semana treze do calendário escolar, no horário da aula PL: 12.5%.
A não comparência a uma das componentes da avaliação corresponde uma nota de zero valores para efeito de cálculo da classificação final.
Para aprovação, é requirida uma classificação mínima de 8,5 valores no exame escrito (EE).
A avaliação distribuída (TL1, TL2) não é passível de recurso ou melhoria.
A avaliação de exame escrito (EE) é passível de recurso na época prevista para o efeito.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial que os dispense da frequência das aulas estão sujeitos aos mesmos métodos de avaliação que os estudantes ordinários. A prova inclui um exame escrito (75%) e um miniteste laboratorial (25%).
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação incide apenas sobre a componente do exame escrito (EE), a realizar nas épocas previstas para o efeito.
Para o cálclulo da classificação final de melhoria, o peso do exame escrito mantém-se em 75%, sendo os restantes 25% correspondentes às classificações já obtidas na componente distribuída (TL1 e TL2).