Economia e Gestão dos Media
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia e Gestão |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
6 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Discutir a complexidade e especificidades dos media;
- Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
- Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
- Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
- Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
- Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender a complexidade e especificidades dos media;
- Caraterizar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio media;
- Apresentar um plano de negócios no setor da comunicação e/ou dos media;
- Analisar o consumo de bens media;
- Identificar oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media;
- Interpretar um plano de Marketing
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Economia e Media
- Estrutura de mercado e modelos de negócio
- Media, procura e Estado: ontem e hoje
- Inovação e destruição criativa: novos e velhos desafios
- Marketing
- Evolução do Marketing
- Plano de Marketing
Bibliografia Obrigatória
ALBARRAN, A., CHAN-OLMSTED, S.M., WIRTH, M.;
Handbook of Media Management and Economics, Routedge. ISBN: 0-8058-5003-1
DOYLE, Gillian;
Understanding Media Economics, Sage Publications, 2013
PICARD, Robert G;
he Economics and Financing of Media Companies, Fordham University Press, 2011
PICARD, Robert G.; WILDMAN, Steven S.;
Handbook on the Economics of the Media, Edward Elgar Publishing, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-1784715175
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary;
Principles of Marketing, 2016
Kotler, Philip;
Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1
HALLIN, Daniel C., MANCINI, Paolo;
Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics, Cambridge University Press, 2004
CAVACO, Suzana;
Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos, 2019. ISBN: DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia será indicada e/ou disponibilizada pela equipa docente
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino adotados resultam de uma combinação de exposição teórica e discussão de casos práticos.
Os estudantes serão chamados a desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
64,00 |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas é fortemente incentivada, apesar de não se exigir requisito mínimo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação distribuída sem exame final é composta por um trabalho de grupo com apresentação oral (50%) + dois testes escrito (50%). O estudante deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20) nas provas escritas.