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Economia e Gestão dos Media

Código: MM0066     Sigla: EGM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 6 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-26.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;

  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;

  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;

  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;

  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.

  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:


  1. Compreender a complexidade e especificidades dos media;

  2. Caraterizar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio media;

  3. Apresentar um plano de negócios no setor da comunicação e/ou dos media;

  4. Analisar o consumo de bens media;

  5. Identificar oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media;

  6. Interpretar um plano de Marketing

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Economia e Media

  2. Estrutura de mercado e modelos de negócio

  3. Media, procura e Estado: ontem e hoje

  4. Inovação e destruição criativa: novos e velhos desafios

  5. Marketing



  • Evolução do Marketing

  • Plano de Marketing

Bibliografia Obrigatória

ALBARRAN, A., CHAN-OLMSTED, S.M., WIRTH, M.; Handbook of Media Management and Economics, Routedge. ISBN: 0-8058-5003-1
DOYLE, Gillian; Understanding Media Economics, Sage Publications, 2013
PICARD, Robert G; he Economics and Financing of Media Companies, Fordham University Press, 2011
PICARD, Robert G.; WILDMAN, Steven S.; Handbook on the Economics of the Media, Edward Elgar Publishing, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-1784715175
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary; Principles of Marketing, 2016
Kotler, Philip; Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1
HALLIN, Daniel C., MANCINI, Paolo; Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics, Cambridge University Press, 2004
CAVACO, Suzana; Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos, 2019. ISBN: DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_6

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia será indicada e/ou disponibilizada pela equipa docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino adotados resultam de uma combinação de exposição teórica e discussão de casos práticos. 
Os estudantes serão chamados a desenvolver e apresentar um projeto empresarial num sector media

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 64,00
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é fortemente incentivada, apesar de não se exigir requisito mínimo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final é composta por um trabalho de grupo com apresentação oral (50%) + dois testes escrito (50%). O estudante deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20) nas provas escritas.

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