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Tópicos Avançados em Engenharia de Minas e Geo-Recursos II

Código: PDEMGEO22     Sigla: TAEMGII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Minas/Geo-Recursos

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDEMGR 2 Plano de estudos a partir de 2009/2010 1 - 6 28 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Abreu dos Santos Baptista Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
João Manuel Abreu dos Santos Baptista 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
João Manuel Abreu dos Santos Baptista 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo global que esta UC coloca a cada estudante é o de:

Adquirir capacidade autónoma para procurar, selecionar e aprofundar o conjunto de conhecimentos avançados no âmbito das temáticas específicas de investigação do doutorando.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao terminar a unidade curricular, o estudante deverá:

- Adquirir conhecimentos, aptidões e competências integradas no âmbito da preparação da sua tese.

- Possuir conhecimento das metodologias alternativas para abordagem do problema central da sua tese.

- Ter uma postura crítica e reflexiva sobre a informação disponível e os respetivos domínios de aplicabilidade, no sentido de identificar a que é relevante e adequado para o desenvolvimento do problema que está a investigar.

- Ser capaz de contextualizar o tema da sua tese no contexto geral da Engenharia de Minas e Georrecursos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Engenharia de Minas ou áreas afins

Programa

Os conteúdos serão, necessariamente adaptáveis à área de investigação de cada estudante. Deve haver particular atenção às diferentes fases do ciclo de vida de um recurso mineral, no sentido da sustentabilidade de todo o processo. Os conteúdos estão focados numa das subáreas da Engenharia de Minas e Georrecursos com enfoque na aplicação e desenvolvimento de alguns dos seguintes temas: prospeção mineira, exploração de georrecursos, tecnologias de processamento e estratégias de controlo de processos, robótica mineira, modelação matemática, tecnologias ambientais, segurança e saúde ocupacionais, métodos instrumentais ou técnicas de laboratório.

Em função do seu currículo, os estudantes poderão ter de frequentar unidades curriculares, em regime normal ou tutorial, sobre temas avançados com interesse para o teu tema de investigação.

Bibliografia Obrigatória

- Daling L., Kommetter C., Abdelrazeq A., Ebner M., Ebner M. ; Mixed Reality Books: Applying Augmented and Virtual Reality in Mining Engineering Education, Springer , 2020
- Prasad M.N.V., Favas P.J.C., Mait S.K. ; Bio-Geotechnologies for Mine Site Rehabilitation, Elsevier, 2018. ISBN: 9780128129876
- Marshall J.A., Bonchis A., Nebot E., Scheding S. ; Robotics in Mining, Springer , 2016
- Deepak Malhotra, Patrick Taylor, Erik Spiller, and Marc LeVier ; Recent Advances in Mineral Processing, 2009. ISBN: 978-0-87335-316-8
Arthur B. Cummins; SME mining engineering handbook

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes serão conduzidos num percurso de autoaprendizagem orientada, no sentido de desenvolverem autoconfiança e autonomia. A abordagem terá inicialmente um caráter teórico para conhecimento dos princípios metodológicos globais da abordagem científica, evoluindo depois para um acompanhamento de ordem tutorial na área específica de investigação do estudante. Alguns temas podem ser complementados por palestras em que participam especialistas convidados, ligados à indústria ou à investigação.

Haverá ainda reuniões regulares com todos os estudantes onde os respetivos trabalhos serão apresentados e acompanhado o seu estado de evolução.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença nas apresentações ao longo do ano e na apresentação do trabalho final.

Fórmula de cálculo da classificação final

20% Apresentação parcelares
30% Apresentação final
50% Relatório da investigação
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