Projeto de Dissertação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Projeto |
OFICIAL |
Ciências da Terra |
OFICIAL |
Tecnologias e Ciências Aplicadas |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo global é o de:
Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.
Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
Resultados de aprendizagem e competências
Após conclusão da UC o estudante deve ter desenvolvido conhecimentos aptidões e competências que lhe permitam:
- Delimitar uma área de trabalho/investigação e identificar um tema
- Desenvolver uma pesquisa bibliográfica
- Construir uma matriz de conhecimento
- Definir e delimitar um problema de trabalho/investigação
- Formular hipóteses de resolução
- Definir objetivos (geral e específicos)
- Justificar a relevância do trabalho proposto
- Desenhar uma metodologia para o desenvolvimento do trabalho
- Identificar procedimentos e meios necessários
- Desenhar e planear o desenvolvimento do projeto de investigação
Delinear a forma de disseminação do conhecimento adquirido
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
- Introdução à metodologia da investigação;
- Racionalização e estruturação do processo de investigação;
- Metodologias, métodos e técnicas de pesquisa do conhecimento;
- Comunicação e divulgação dos resultados de investigação;
- Elaboração de um projeto de dissertação;
- Planeamento de projetos de investigação.
Bibliografia Obrigatória
McMillan Kathleen;
How to write dissertations and project reports. ISBN: 978-0-273-74383-5
Bibliografia Complementar
Tracy, Sarah ;
Qualitative Research Methods: Collecting Evidence, Crafting Analysis, Communicating Impact, Willey, 2013
William Ellet;
The Case Study Handbook: How to Read, Discuss, and Write Persuasively About Cases, Harvard Business Review Press , 2007. ISBN: 13: 978-1422101582
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino aplicada assenta em quatro componentes:
- Exposição dos conteúdos de carácter conceptual pelo docente;
- Discussão das problemáticas de investigação em grupos temáticos e em grande grupo;
- Prática assistida de pesquisa de informação;
- Trabalho individual com apoio tutorial.
A avaliação é efetuada a partir da apresentação pública de um Projeto de Dissertação, o qual deve incluir uma revisão sistemática sobre o estado da arte em três vertentes: científica, técnica e legal.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia geológica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,50 |
Elaboração de projeto |
44,00 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho de investigação |
70,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Projeto de Dissertação - 75%
Apresentação do Projeto de Dissertação 25%
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Apresentação e defesa de um Projeto de Dissertação.
Melhoria de classificação
Apresentação e defesa de novo Projeto de Dissertação.