Gestão de Projetos de Construção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construção Civil e Engenharia Civil |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MPRINCE |
13 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
4,5 |
42 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teóricas |
Totais |
1 |
1,00 |
André Eduardo Brandão Lopes Tavares |
|
0,22 |
Jorge Manuel Fachana Moreira da Costa |
|
0,29 |
José Manuel Marques Amorim de Araújo Faria |
|
0,21 |
Pedro Nuno Meda Magalhães |
|
0,14 |
Hipólito José Campos de Sousa |
|
0,14 |
Teórico-Práticas |
Totais |
1 |
2,00 |
Hipólito José Campos de Sousa |
|
0,29 |
José Manuel Marques Amorim de Araújo Faria |
|
0,43 |
Pedro Nuno Meda Magalhães |
|
0,29 |
Jorge Manuel Fachana Moreira da Costa |
|
0,57 |
André Eduardo Brandão Lopes Tavares |
|
0,42 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: De acordo com a composição da turma / According to the class composition
Objetivos
Compreender a complexidade na concretização de um empreendimento da IC e contextos de desenvolvimento.
Conhecer e aplicar estratégias de produção integrada das suas partes.
Conhecer e aplicar processos de avaliação do desempenho, redução de desperdício e incremento da eficiência.
Reflexos na atividade empresarial.
Entender as condições endógenas e exógenas que afetam um estaleiro de obra, condições de segurança e fatores de risco de acidente, estratégias para eficiência do espaço de trabalho e prevenção de sinistros.
Entender as vantagens do BIM na coordenação de projetos.
Conhecer os enquadramentos legais dos atos profissionais na IC, empresariais e singulares. Modelos de contratação e avaliação de propostas. Internacionalização da GPC e suas implicações; contratos FIDIC, legislações e aculturação.
Como aproveitar a qualificação dos RH na melhoria da GPC; utilização eficaz de subcontratos e trabalhadores independentes.
Discussão de aspetos éticos, deontológicos e de gestão de RH na IC
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução. Processos e subprocessos de desenvolvimento do Projeto e da Construção: da ideia à utilização.
2. Gestão e coordenação de equipas. O RIBA Plan of Work. Integrated Project Delivery. Cadeia de Produção em Parceria.
3. Produção e organização de informação. Gestão da Informação na Construção.
4. Avaliação e monitorização do desempenho. Análise do Valor Agregado, KPI’s na construção.
5. Preparação de estaleiro e de obra. Segurança e Prevenção de Acidentes. Projetos e Obras Internacionais.
6. Conceitos e ferramentas da construção “Lean”. Desperdícios, Produção Pull, 5S, PDCA, Last Planner, Kanban. Gestão de recursos e balanceamento.
7. Organização, legislação, competências e atos profissionais.
8. Processos de procura e contratação. Contratação de serviços e de empreitadas. CCP e Contratos FIDIC.
9. Análise de Risco na Construção.
10. Ética e Deontologia profissionais. Gestão de pessoas e de carreiras. Liderança.
Bibliografia Obrigatória
Dupin, P.;
Le Lean appliqué à la construction, Paris, France : Eyrolles, 2014. ISBN: 978-2212138320
Rego, A., Braga, J.;
Ética para Engenheiros, Lisboa, Portugal: LIDEL, 2014. ISBN: 978-989-752-065-5
Roldão, V. S.;
Gestão de Projectos, Lisboa, Portugal: Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
Ostime, N. ;
RIBA Job Book (Ninth Edition), London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 978-1859464960
Sinclair, D.;
Guide to Using the RIBA Plan of Work 2013, London, UK: RIBA Publishing, 2013. ISBN: 978-1859465042
Soeiro, A.;
Segurança na Construção, Porto, Portugal : FEUP Edições, 2005. ISBN: 978-9727520725
The American Institute of Architects;
Integrated Project Delivery: A Guide (Version 1), Washington DC, USA: AIA, AIA CC, 2007
Williams, D.;
Preparing for Project Management, Reston VA, USA: ASCE Press, 1996. ISBN: 978-0784470183
Winch, G. M.;
Managing Construction Projects, Hoboken NJ, USA: WileyBlackwell, 2010. ISBN: 978-1-4051-8457-1
CE Database (ASCE) http://ascelibrary.org/; .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas com a duração de 3 horas, associando partes expositivas suportadas por apresentações áudiovisuais (slides, vídeos) a períodos de discussão e aplicação a pequenos trabalhos, a realizar na aula, de modo a concretizar os conceitos abordados. Nestes serão utilizados casos práticos reais ou especificamente desenvolvidos para a UC.
Avaliação semidistribuída, contemplando trabalhos de grupo a realizar numa perspetiva de TeamBased Learning, trabalhos individuais de pequena dimensão a realizar entre aulas e concentrados nas várias temáticas, complementado por um exame final (pesos relativos 60%+40%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
-
Fórmula de cálculo da classificação final
-
Observações
Alteração ao modelo de avaliação no 2S do ano letivo 2019/2020, devido à situação provocada pelo surto de COVID-19:
Docente JMC (40%):
-
Trabalho 1 – Grupos de 2, entrega até 20/4 = 12,5%
-
Trabalho 2 – Grupos de 4, entrega até 11/5 = 12,5%
-
Trabalho 3 – Individual, entrega até 18/5 = 15,0%
Docente HS (25%):
-
Trabalhos iniciais, entrega até 13/4 = 12,5%
-
Trabalho suplementar, entrega até 11/5 = 12,5%
Docente JAF (17,5%):
Docente AS (17,5%)