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Gestão da Informação em Redes Sociais

Ficha provisória
Código: MCI0030     Sigla: GIRS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 13 Plano de estudos oficial 1 - 6 42 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Jorge Miguel Meleiro Sobrado 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Dotar os estudantes de uma visão global sobre a gestão de informação no contexto das redes sociais online.

  2. Formar sobre as principais redes sociais, a sua natureza e vocação distintivas e a sua adequação a diferentes presenças e públicos.

  3. Desenvolver nos estudantes competências que permitam desenhar e avaliar estratégias de presença em redes sociais, em contextos organizacionais e comunicação de marketing.

  4. Dotar os estudantes da capacidade de utilização de ferramentas de análise de redes sociais, na sua dimensão estrutural, bem como na sua dimensão textual.

  5. Fomentar uma visão crítica sobre a utilização e gestão de redes sociais numa ótica organizacional e de marketing.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  1. Descrever a história fundamental das redes sociais.
  2. Identificar e caraterizar as principais redes sociais e a sua influência no contexto mundial e nacional.
  3. Saber identificar diferentes caraterísticas estruturais da rede (centralidade., relação/interação, poder/influência) e medir a importância dos sujeiros com base nos seus laços sociais.
  4. Conhecer os diferentes tipos de ligações nas redes sociais e a sua utilidade no estudo da influência e da propagação da informação.
  5. Compreender as principais motivações e fenómenos de produção e (re)distribuição de informação nas redes sociais, assim como os conceitos de desinformação e fake news.
  6. Descrever tendências atuais das redes sociais no contexto da comunicação pública, institucional e de marketing.
  7. Recolher e analisar dados e conhecer ferramentas de produção de dados associados às redes sociais.
  8. Desenhar estratégias e técnicas de presença, gestão e ativação de redes sociais e respostas em contexto de comunicação de crise.
  9. Avaliar a credibilidade da informação nas redes sociais e dominar conceitos e ferramentas de "fact-checking", como forma de combate a desin
  10. Desenhar estratégias para monitorizar, medir e avaliar o acesso, a utilização, a eficiência e os impactos da informação nas redes sociais.
  11. Saber selecionar recursos de informação e formatos de comunicação otimizados para a difusão em redes sociais.
  12. Ser capaz de utilizar ferramentas que auxiliam à análise textual dos conteúdos partilhados nas redes sociais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Redes sociais: origens, história e conceitos teóricos. A rede, a centralidade, a relação/interação, o poder/influência.

  2. As principais redes sociais: factos, números e tendências; perfis de uso/consumo; aspetos culturais, de linguagem e gestão.

  3. Informação nas redes sociais: fluxos e ciclo de vida; produtores, consumidores, gestores; a permeabilidade do offline e do online.

  4. As marcas, a política, as personalidades e o city marketing nas redes sociais.

  5. Métricas de centralidade como indicadores de importância dos indivíduos nas redes sociais.

  6. O valor e reputação da informação nas redes sociais Vs. mediatradicionais; o tempo – a mediação Vs. instantaneidade.

  7. Desinformação, “fake news” e “fake profiles”. O "fact-cheking".

  8. Recolha, produção, gestão, monitorização e avaliação de informação nas principais redes sociais em Portugal: estratégias, casos, técnicas e ferramentas/tecnologias; o “marketing preditivo”.

  9. O texto no contexto da rede; compreender a diversidade de tópicos, comparando comunidades e distinguindo conteúdos com base na importância dos produtores.

  10. O novo “worth of mouth” e o novo “tribalismo”; construção de comunidade, storytelling, ativação de marca.

  11. Boas e más práticas de planeamento, gestão e avaliação; casos de sucesso e insucesso de presença em redes sociais.

  12. O “livro de estilo” nas redes sociais.

Bibliografia Obrigatória

Mathieu Ouimet, Vincent Lemieux; Análise Estrutural das Redes Sociais (2ª Edição), 2013
EVANS, Dave et al.; Social Media Marketing: The Next Generation of Business Engagement, 2010. ISBN: 978-0-470-63403-5
Marques, Vasco; Redes Sociais 360: Como Comunicar Online, 2016

Bibliografia Complementar

Friedrichsen, Mike; Mühl-Benninghaus, Wolfgang; Handbook of Social Media Management, 2013
Castro, João Pinto; Marketing Ombro a Ombro, 2011
Leskovec, Jure, Anand Rajaraman, and Jeffrey David Ullman; “Chapter 10: Mining Social-Network Graphs.” Mining of Massive Datasets, 2nd Ed., Cambridge University Press, 2014 (Disponível em: http://www.mmds.org/#ver21)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição com recurso a análise de casos, leituras comentadas e realização de exercícios. Seminários com especialistas (2 a 3 sessões). Desenvolvimento e apresentação de trabalhos práticos dos alunos.

Software

Gephi
KNIME

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 48,00
Trabalho escrito 42,75
Trabalho laboratorial 42,75
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação em 70% das aulas. Realização de todos os trabalhos propostos (individuais e de grupo) com nota mínima de 50%.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = TL (Trabalho Laboratorial)
TL = 0,3*C1 + 0.4*C2 + 0,3*TI

C1 = Relatório de avaliação de uma presença em redes sociais (com apresentação);
C2 = Relatório de estratégia de presença em redes sociais (com apresentação);
TI = Trabalhos individuais nas aulas (inclui análise de artigos, exercícios práticos, desempenho individual em contexto de grupo).

Provas e trabalhos especiais

A realização de todos os trabalhos previstos é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A realização de todos os trabalhos previstos é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

 

Melhoria de classificação

A classificação não é susceptível de ser melhorada.
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