Gestão da Informação em Redes Sociais
Ficha provisória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCI |
13 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Dotar os estudantes de uma visão global sobre a gestão de informação no contexto das redes sociais online.
- Formar sobre as principais redes sociais, a sua natureza e vocação distintivas e a sua adequação a diferentes presenças e públicos.
- Desenvolver nos estudantes competências que permitam desenhar e avaliar estratégias de presença em redes sociais, em contextos organizacionais e comunicação de marketing.
- Dotar os estudantes da capacidade de utilização de ferramentas de análise de redes sociais, na sua dimensão estrutural, bem como na sua dimensão textual.
- Fomentar uma visão crítica sobre a utilização e gestão de redes sociais numa ótica organizacional e de marketing.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Descrever a história fundamental das redes sociais.
- Identificar e caraterizar as principais redes sociais e a sua influência no contexto mundial e nacional.
- Saber identificar diferentes caraterísticas estruturais da rede (centralidade., relação/interação, poder/influência) e medir a importância dos sujeiros com base nos seus laços sociais.
- Conhecer os diferentes tipos de ligações nas redes sociais e a sua utilidade no estudo da influência e da propagação da informação.
- Compreender as principais motivações e fenómenos de produção e (re)distribuição de informação nas redes sociais, assim como os conceitos de desinformação e fake news.
- Descrever tendências atuais das redes sociais no contexto da comunicação pública, institucional e de marketing.
- Recolher e analisar dados e conhecer ferramentas de produção de dados associados às redes sociais.
- Desenhar estratégias e técnicas de presença, gestão e ativação de redes sociais e respostas em contexto de comunicação de crise.
- Avaliar a credibilidade da informação nas redes sociais e dominar conceitos e ferramentas de "fact-checking", como forma de combate a desin
- Desenhar estratégias para monitorizar, medir e avaliar o acesso, a utilização, a eficiência e os impactos da informação nas redes sociais.
- Saber selecionar recursos de informação e formatos de comunicação otimizados para a difusão em redes sociais.
- Ser capaz de utilizar ferramentas que auxiliam à análise textual dos conteúdos partilhados nas redes sociais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Redes sociais: origens, história e conceitos teóricos. A rede, a centralidade, a relação/interação, o poder/influência.
- As principais redes sociais: factos, números e tendências; perfis de uso/consumo; aspetos culturais, de linguagem e gestão.
- Informação nas redes sociais: fluxos e ciclo de vida; produtores, consumidores, gestores; a permeabilidade do offline e do online.
- As marcas, a política, as personalidades e o city marketing nas redes sociais.
- Métricas de centralidade como indicadores de importância dos indivíduos nas redes sociais.
- O valor e reputação da informação nas redes sociais Vs. mediatradicionais; o tempo – a mediação Vs. instantaneidade.
- Desinformação, “fake news” e “fake profiles”. O "fact-cheking".
- Recolha, produção, gestão, monitorização e avaliação de informação nas principais redes sociais em Portugal: estratégias, casos, técnicas e ferramentas/tecnologias; o “marketing preditivo”.
- O texto no contexto da rede; compreender a diversidade de tópicos, comparando comunidades e distinguindo conteúdos com base na importância dos produtores.
- O novo “worth of mouth” e o novo “tribalismo”; construção de comunidade, storytelling, ativação de marca.
- Boas e más práticas de planeamento, gestão e avaliação; casos de sucesso e insucesso de presença em redes sociais.
- O “livro de estilo” nas redes sociais.
Bibliografia Obrigatória
Mathieu Ouimet, Vincent Lemieux;
Análise Estrutural das Redes Sociais (2ª Edição), 2013
EVANS, Dave et al.;
Social Media Marketing: The Next Generation of Business Engagement, 2010. ISBN: 978-0-470-63403-5
Marques, Vasco;
Redes Sociais 360: Como Comunicar Online, 2016
Bibliografia Complementar
Friedrichsen, Mike; Mühl-Benninghaus, Wolfgang; Handbook of Social Media Management, 2013
Castro, João Pinto;
Marketing Ombro a Ombro, 2011
Leskovec, Jure, Anand Rajaraman, and Jeffrey David Ullman;
“Chapter 10: Mining Social-Network Graphs.” Mining of Massive Datasets, 2nd Ed., Cambridge University Press, 2014 (Disponível em: http://www.mmds.org/#ver21)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição com recurso a análise de casos, leituras comentadas e realização de exercícios. Seminários com especialistas (2 a 3 sessões). Desenvolvimento e apresentação de trabalhos práticos dos alunos.
Software
Gephi
KNIME
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Trabalho escrito |
42,75 |
Trabalho laboratorial |
42,75 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação em 70% das aulas. Realização de todos os trabalhos propostos (individuais e de grupo) com nota mínima de 50%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = TL (Trabalho Laboratorial)
TL = 0,3*C1 + 0.4*C2 + 0,3*TI
C1 = Relatório de avaliação de uma presença em redes sociais (com apresentação);
C2 = Relatório de estratégia de presença em redes sociais (com apresentação);
TI = Trabalhos individuais nas aulas (inclui análise de artigos, exercícios práticos, desempenho individual em contexto de grupo).
Provas e trabalhos especiais
A realização de todos os trabalhos previstos é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A realização de todos os trabalhos previstos é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Melhoria de classificação
A classificação não é susceptível de ser melhorada.