Código: | MCI0010 | Sigla: | ABD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência da Informação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5867 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciência da Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCI | 9 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
MHP | 7 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Mariana Curado Malta | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
Mariana Curado Malta | 3,00 |
A unidade curricular de "Arquivos e Bibliotecas Digitais" tem como objectivo principal conduzir os estudantes numa análise dos princípios, teoria e tecnologia dos repositórios digitais, apoiados em ferramentas que lhes permitam construir na prática sistemas desta natureza.
Ao completar a unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Estabelecer distinções entre repositórios digitais, arquivos digitais, bibliotecas digitais e sítios na web;
- Identificar domínios de aplicação dos repositórios digitais e dar exemplos de repositórios existentes, indicando as instituições que os acolhem e os tipos de coleções;
- Desenvolver uma biblioteca digital básica, com base numa colecção de documentos e recorrendo a software apropriado;
- Avaliar a biblioteca desenvolvida e contabilizar o esforço requerido para cada uma das tarefas;
- Analisar as diferenças entre as bibliotecas físicas e as digitais e identificar os aspectos em que estas requerem procedimentos diferentes para construção e manutenção;
- No projecto de uma biblioteca digital, identificar os requisitos em termos de tratamento de documentos, tecnologia e serviços e planear o seu desenvolvimento;
- Comparar caraterísticas de sistemas existentes para a construção de repositórios digitais;
- Aplicar os conhecimentos de descrição de documentos à sua organização num repositório digital;
- Nomear alguns dos problemas em aberto na investigação em Bibliotecas Digitais.
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de descrição de documentos, familiaridade com os conceitos e técnicas da indexação e recuperação automática de documentos, facilidade em lidar com os formatos comuns de documentos digitais.
Co-requisitos: a unidade curricular desenvolve competências que podem ser articuladas com as unidades de "Análise de Conteúdo e Indexação" e "Direito da Informação".
- Arquivos e bibliotecas digitais.
Caraterísticas dos repositórios digitais. Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas.
- Objectos digitais.
Texto, imagem,multimédia. Formatos. Digitalização.
- Arquitecturas e modelos.
- Organização de colecções.
Descrição e meta-informação.
- Interface com o utilizador.
Modos de interação. Pesquisa e modelos de utilizador.
- Plataformas de desenvolvimento de repositórios. Greenstone, DSpace, Fedora.
- Planeamento e implementação de uma biblioteca digital.
Uso dos sistemas de desenvolvimento de bibliotecas digitais Greenstone e DSpace.
- Serviços sobre bibliotecas digitais.
- Gestão e preservação em repositórios digitais.
Requisitos e normas de descrição.
- Interoperabilidade em repositórios digitais.
Normas.
As componentes teóricas das aulas são usadas para exposição de temas, com referência para a bibliografia, e para a realização de pequenos exercícios que estimulem a aprendizagem.
Nos tempos dedicados a trabalho prático são discutidos temas propostos para investigação aos estudantes, realizados trabalhos práticos sobre bibliotecas e arquivos digitais e apresentados os resultados dos trabalhos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Mínimos para obtenção de frequência:
50% avaliação prática
50% teste
A presença nas aulas teóricas e práticas é registada. À excepção das aulas destinadas à apresentação de trabalhos pelos estudantes, não há penalização pela falta de presença nas aulas. No entanto, a avaliação dos exercícios é feita apenas nas aulas práticas.
NotaTrabalhos: nota dos trabalhos práticos realizados em grupo.
NotaTeste: nota obtida em teste, ao qual se é admitido após a realização dos trabalhos.
NotaExercícios: nota de exercícios apresentados nas aulas práticas.
Avaliação
Final = 50% * NotaTrabalhos
+
20% * NotaExercícios
+
30% * NotaTeste
Não há. Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário cumprem os requisitos de avaliação da unidade curricular nas épocas estabelecidas.
Os exames ao abrigo de regimes especiais requerem a prévia realização dos trabalhos previstos na unidade curricular.
A avaliação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.