Gestão do Conhecimento e Colaboração
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCI |
17 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os alunos com competências para planear sistemas para gestão do conhecimento e colaboração numa organização segundo uma perspectiva estratégica.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao concluirem com sucesso esta unidade curricular os estudantes serão capazes de:
[estratégia e sistemas de informação]
- identificar os desafios colocados pelos sistemas de informação em geral e soluções de gestão associadas
- descrever as perspetivas de mercado, recursos e conhecimento sobre a gestão estratégica
- demonstrar como os sistemas de informação podem apoiar diferentes formas de estratégia organizacional
- enunciar e avaliar as questões estratégicas a serem consideradas no desenvolvimento de sistemas de informação
- demonstrar como os SI ajudam as empresas a usar sinergias, competências chave, e estratégias baseadas em rede para conseguir vantagens competitivas
- avaliar os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégicos associados a soluções inovadoras de gestão
[gestão do conhecimento e colaboração]
- enumerar e definir os conceitos, dentro de várias disciplinas cientificas, ligados à gestão do conhecimento
- definir a gestão do conhecimento sob várias perpetivas
- explicar os conceitos de gestão de dados, gestão de informação e gestão do conhecimento e discutir as suas diferenças
- discutir o conceito de conhecimento e explicar a sua relação com os conceitos de dados e informação
- explicar o que são sistemas para gestão do conhecimento e a sua relação com sistemas e tecnologias de informação
- explicar o conceito de colaboração num contexto organizacional e inter-organizacional
- explicar e distinguir os conceitos de rede organizacional, rede inter-organizacional e rede colaborativa
[estratégias de gestão do conhecimento e colaboração]
- descrever estratégias genéricas de gestão do conhecimento
- enumerar e descrever os componentes de uma estratégia de gestão do conhecimento
- enumerar fatores de sucesso, barreiras e riscos das estratégias de gestão do conhecimento
- explicar a interação entre as estrutura organizacionais e os processos de gestão do conhecimento
- descrever os papéis e competências organizacionais relacionadas com a gestão do conhecimento
- enumerar e descrever os instrumentos usados pelas organizações para gestão do conhecimento
- enumerar e descrever as tarefas e processos na gestão do conhecimento
- discutir a influência da cultura organizacional na gestão do conhecimento
- usar ferramentas de representação (modelação) para gestão do conhecimento
- explicar a relação estreita entre colaboração e gestão da informação nas organizações actuais
- explicar a emergência das redes colaborativas de organizações como estratégia de negócio suportada por SI
- enumerar e explicar as atividades de gestão de redes colaborativas
[sistemas para gestão do conhecimento e colaboração]
- descrever as principais categorias de sistemas e tecnologias de informação que formam a base tecnológica da gestão do conhecimento
- descrever os principais tipos de conteúdos manipulados na gestão do conhecimento
- descrever os conceitos de arquiteturas e servicos usados como infraestrutura para sistemas de gestão do conhecimento
- demonstrar a utilidade das técnicas de classificação e organização da informação na gestã do conhecimento
- explicar como se utilizam tecnologias semanticas na gestão do conhecimento
[desenvolvimento de estratégias de gestão do conhecimento e colaboração]
- formular objetivos de conhecimento organizacional ao nível estratégico
- especificar atividades e processos de gestão do conhecimento
- integrar atividades e processos de gestão do conhecimento nos processos de negócio
- selecionar e especificar técnicas e modelos de orhganização e classificação da informação para gestão do conhecimento
- especificar uma infraestrutura tecnológica para implementação de um sistema de gestão do conhecimento e colaboração
[impacto da IA generativa na gestão do conhecimento]
- Caracterizar a IA generativa e a sua utilização nas organizações
- Descrever como é que a IA generativa pode ser aplicada na criação, organização e partilha do conhecimento, apontando as técnicas, ferramentas e processos necessários.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sistemas de informação nas organizações
Ciclo de vida de sistemas de informação
Programa
Fundamentos
- Gestão do conhecimento
- Conhecimento
- Sistemas de gestão do conhecimento
Estratégia e organização
- Estratégia e gestão do conhecimento
- Objetivos e estratégias
- Fatores de sucesso, barreiras e riscos
- Instrumentos e processos organizacionais
Sistemas
- Raízes tecnológicas
- Arquiteturas e serviços
- Classificação
- Integração semântica
O impacto da IA generativa na Gestão do Conhecimento e Colaboração
- Introdução à IA generativa e prompt engineering
- IA generativa na criação, organização, e partilha do conhecimento
Bibliografia Obrigatória
Ronald Maier;
Knowledge management systems. ISBN: 978-3-540-71407-1
Anita Cassidy;
A practical guide to information systems strategic planning. ISBN: 0-8493-5073-5
Bibliografia Complementar
David Boddy, Albert Boonstra, Graham Kennedy;
Managing information systems. ISBN: 978-0-273-71681-5
Ward, John;
Strategic planning for information systems. ISBN: 0-471-96183-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aprendizagem orientada ao projecto.
Debates na aula decorrentes da análise de artigos científicos sobre gestão do conhecimento e colaboração. Os grupos são os responsáveis por dinamizar os debates.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Exame |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
26,00 |
Trabalho escrito |
24,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização de todos os trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 40% trabalhos de grupo + 30% trabalhos individuais + 30% exame
Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 40%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os TEs deverão realizar todos os trabalhos previstos.
Melhoria de classificação
É possível melhorar a nota no exame de recurso.
Observações
Utilização da IA nos trabalhos académicos da unidade curricular
Princípios Éticos e Científicos
O uso da IA é permitido sob estrita adesão a padrões éticos e científicos. Os estudantes devem garantir o utilização adequada das fontes e manter a transparência sobre o uso da IA nos seus trabalhos.
Uso permitido de IA.
Todos os tipos de modelos generativos para criação de imagem, texto ou som são permitidos, mas a transparência no seu uso é requerida através de documentação no apêndice do trabalho.
Criação de Material de Texto
A cópia e colagem direta de textos gerados por IA não é admitida. A IA deve ser usada como um "parceiro de conversação informado", sendo necessária uma apreciação crítica dos textos gerados por IA.
Criação de Imagens
O uso de modelos generativos para criação de imagens é permitido. Imagens criadas usando IA devem ser devidamente creditadas e documentadas.
Documentação no Apêndice
A utilização de IA na escrita académica deve ser documentada numa tabela no apêndice, especificando as ferramentas de IA usadas, a sua aplicação, o processo de revisão crítica e a localização no manuscrito a que se aplica.
Uso Proibido de IA
O uso direto de textos de IA ou de outras pessoas como parte do trabalho académico é proibido. Isto aplica-se a todas as formas de escrita, e qualquer violação será considerada plágio.