Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MCI0022

Gestão do Conhecimento e Colaboração

Código: MCI0022     Sigla: GCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 17 Plano de estudos oficial 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Lucas Soares Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Manuel Lucas Soares 1,50
João Daniel Aguiar de Castro 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos com competências para planear sistemas para gestão do conhecimento e colaboração numa organização segundo uma perspectiva estratégica.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluirem com sucesso esta unidade curricular os estudantes serão capazes de:

[estratégia e sistemas de informação]

  • identificar os desafios colocados pelos sistemas de informação em geral e soluções de gestão associadas 
  • descrever as perspetivas de mercado, recursos e conhecimento sobre a gestão estratégica
  • demonstrar como os sistemas de informação podem apoiar diferentes formas de estratégia organizacional
  • enunciar e avaliar as questões estratégicas a serem consideradas no desenvolvimento de sistemas de informação 
  • demonstrar como os SI ajudam as empresas a usar sinergias, competências chave, e estratégias baseadas em rede para conseguir vantagens competitivas 
  • avaliar os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégicos associados a soluções inovadoras de gestão 

[gestão do conhecimento e colaboração]

  • enumerar e definir os conceitos, dentro de várias disciplinas cientificas, ligados à gestão do conhecimento
  • definir a gestão do conhecimento sob várias perpetivas 
  • explicar os conceitos de gestão de dados, gestão de informação e gestão do conhecimento e discutir as suas diferenças
  • discutir o conceito de conhecimento e explicar a sua relação com os conceitos de dados e informação
  • explicar o que são sistemas para gestão do conhecimento e a sua relação com sistemas e tecnologias de informação
  • explicar o conceito de colaboração num contexto organizacional e inter-organizacional
  • explicar e distinguir os conceitos de rede organizacional, rede inter-organizacional e rede colaborativa

[estratégias de gestão do conhecimento e colaboração]

  • descrever estratégias genéricas de gestão do conhecimento
  • enumerar e descrever os componentes de uma estratégia de gestão do conhecimento
  • enumerar fatores de sucesso, barreiras e riscos das estratégias de gestão do conhecimento
  • explicar a interação entre as estrutura organizacionais e os processos de gestão do conhecimento
  • descrever os papéis e competências organizacionais relacionadas com a gestão do conhecimento
  • enumerar e descrever os instrumentos usados pelas organizações para gestão do conhecimento
  • enumerar e descrever as tarefas e processos na gestão do conhecimento
  • discutir a influência da cultura organizacional na gestão do conhecimento
  • usar ferramentas de representação (modelação) para gestão do conhecimento
  • explicar a relação estreita entre colaboração e gestão da informação nas organizações actuais
  • explicar a emergência das redes colaborativas de organizações como estratégia de negócio suportada por SI 
  • enumerar e explicar as atividades de gestão de redes colaborativas

 [sistemas para gestão do conhecimento e colaboração]

  • descrever as principais categorias de sistemas e tecnologias de informação que formam a base tecnológica da gestão do conhecimento
  • descrever os principais tipos de conteúdos manipulados na gestão do conhecimento
  • descrever os conceitos de arquiteturas e servicos usados como infraestrutura para sistemas de gestão do conhecimento
  • demonstrar a utilidade das técnicas de classificação e organização da informação na gestã do conhecimento
  • explicar como se utilizam tecnologias semanticas na gestão do conhecimento
[desenvolvimento de estratégias de gestão do conhecimento e colaboração]
  • formular objetivos de conhecimento organizacional ao nível estratégico
  • especificar atividades e processos de gestão do conhecimento
  • integrar atividades e processos de gestão do conhecimento nos processos de negócio
  • selecionar e especificar técnicas e modelos de orhganização e classificação da informação para gestão do conhecimento
  • especificar uma infraestrutura tecnológica para implementação de um sistema de gestão do conhecimento e colaboração

 [impacto da IA generativa na gestão do conhecimento]

  • Caracterizar a IA generativa e a sua utilização nas organizações 
  • Descrever como é que a IA generativa pode ser aplicada na criação, organização e partilha do conhecimento, apontando as técnicas, ferramentas e processos necessários. 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sistemas de informação nas organizações
Ciclo de vida de sistemas de informação

Programa

Fundamentos

  • Gestão do conhecimento
  • Conhecimento
  • Sistemas de gestão do conhecimento
Estratégia e organização
  • Estratégia e gestão do conhecimento
  • Objetivos e estratégias
  • Fatores de sucesso, barreiras e riscos
  • Instrumentos e processos organizacionais
Sistemas
  • Raízes tecnológicas
  • Arquiteturas e serviços
  • Classificação
  • Integração semântica
O impacto da IA generativa na Gestão do Conhecimento e Colaboração
  • Introdução à IA generativa e prompt engineering
  • IA generativa na criação, organização, e partilha do conhecimento

Bibliografia Obrigatória

Ronald Maier; Knowledge management systems. ISBN: 978-3-540-71407-1
Anita Cassidy; A practical guide to information systems strategic planning. ISBN: 0-8493-5073-5

Bibliografia Complementar

David Boddy, Albert Boonstra, Graham Kennedy; Managing information systems. ISBN: 978-0-273-71681-5
Ward, John; Strategic planning for information systems. ISBN: 0-471-96183-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aprendizagem orientada ao projecto.
Debates na aula decorrentes da análise de artigos científicos sobre gestão do conhecimento e colaboração. Os grupos são os responsáveis por dinamizar os debates. 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 26,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de todos os trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 40% trabalhos de grupo + 30% trabalhos individuais + 30% exame

Realização de todos os trabalhos definidos com nota mínima de 40%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os TEs deverão realizar todos os trabalhos previstos.

Melhoria de classificação

É possível melhorar a nota no exame de recurso.

Observações

Utilização da IA nos trabalhos académicos da unidade curricular

Princípios Éticos e Científicos

O uso da IA é permitido sob estrita adesão a padrões éticos e científicos. Os estudantes devem garantir o utilização adequada das fontes e manter a transparência sobre o uso da IA nos seus trabalhos.

Uso permitido de IA.

Todos os tipos de modelos generativos para criação de imagem, texto ou som são permitidos, mas a transparência no seu uso é requerida através de documentação no apêndice do trabalho.

Criação de Material de Texto

A cópia e colagem direta de textos gerados por IA não é admitida. A IA deve ser usada como um "parceiro de conversação informado", sendo necessária uma apreciação crítica dos textos gerados por IA.

Criação de Imagens

O uso de modelos generativos para criação de imagens é permitido. Imagens criadas usando IA devem ser devidamente creditadas e documentadas.

Documentação no Apêndice

A utilização de IA na escrita académica deve ser documentada numa tabela no apêndice, especificando as ferramentas de IA usadas, a sua aplicação, o processo de revisão crítica e a localização no manuscrito a que se aplica.

Uso Proibido de IA

O uso direto de textos de IA ou de outras pessoas como parte do trabalho académico é proibido. Isto aplica-se a todas as formas de escrita, e qualquer violação será considerada plágio.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-07-31 às 05:55:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias