Código: | L.EMAT003 | Sigla: | F I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2425.up.pt/course/view.php?id=5185 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EMAT | 38 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria José Fernandes Vaz Lourenço Marques | Regente |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 2,00 |
Maria José Fernandes Vaz Lourenço Marques | 2,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 4,00 |
Maria José Fernandes Vaz Lourenço Marques | 4,00 |
A unidade curricular Física I visa dotar os estudantes com conhecimento operacional em transferência de calor, eletrostática, eletricidade, materiais e dispositivos elétricos que são áreas do conhecimento absolutamente fundamentais para a engenharia contemporânea. O comportamento térmico e eletromagnético dos materiais têm uma crescente utilidade tecnológica.
Durante esta unidade curricular os estudantes irão:
1. desenvolver intuição física discutindo e analisando situações de caráter elétrico observadas na natureza e utilizadas em dispositivos, identificando as leis físicas que os regem;
2. identificar essas situações, fazendo uso de aproximações.
3. medir no laboratório grandezas elétricas, numa variedade de situações, com sentido crítico, comparando com previsões dos modelos.
4. desenvolver as capacidades de trabalho em grupo e de comunicação escrita de resultados.
Concretamente no final da unidade curricular espera-se que os estudantes:
a) descrevam, com rigor matemático, as grandezas, conceitos e leis físicas que regem as transferências de calor, eletrostática, materiais e dispositivos com propriedades elétrica especiais.
b) construam circuitos e meçam grandezas elétricas e propriedades elétricas dos materiais em laboratório, fazendo uso de multímetros, osciloscópios e outros sensores, estimando erros associados às medições, sendo críticos em relação aos resultados obtidos e respeitando regras de segurança laboratorial.
c) reconheçam o campo elétrico criado por distribuições de carga em situações estáticas ou quase-estáticas, identificando as simetrias presentes. Apliquem esses conhecimentos a situações e dispositivos reais.
d) modelizem em situações simples o campo elétrico em materiais dielétricos identificando cargas de polarização. Descrevam fenómenos elétricos na matéria.
e) trabalhem em grupo,organizando e repartindo tarefas.
f) assumam um postura de trabalho respeitando valores cívicos e desenvolvendo um estudo continuado ao longo do semestre.
1- Dimensões e unidades em Física;
2- A estrutura elétrica do átomo e a teoria das bandas;
3- A carga e a corrente elétrica;
4- Eletrostática: força entre cargas, campo eletrostático, potencial eletrostático, equações de Maxwell da eletrostática, energia eletrostática, eletrostática dos condutores.
5- Resistência, resistividade e condutividade;
6- Suscetibilidade elétrica, polarização dielétrica;
7- Propriedades elétricas dos materiais: condutores; isoladores (dieletricos, piezoelétricos, piroelétricos, paraelétricos ferroelétricos e antiferroelétricos); semicondutores;
8 - Condensadores, baterias, fotovoltaicos, díodos e transistores;
9- Transferência de calor (condução ou difusão, convecção e radiação);
10- Efeito Termoelétrico (efeito de Seebeck, Peltier e Thomson) e o termopar.
As metodologias utilizadas visam a aprendizagem o mais eficiente e criativa possível. Uma vez que se pretende que o aluno adquira conhecimentos básicos sobre o comportamento térmico e elétrico dos materiais, pensamos que através de exercícios e pequenas experiências, materiais ou virtuais, consigamos atingir os objetivos propostos.
Aulas teórico-práticas/práticas: exposição de conceitos pelo docente e sua ilustração com exemplos de aplicação. Sempre que oportuno serão realizadas no decorrer da aula algumas demonstrações experimentais simples e/ou simulações de computador.
Aulas práticas laboratoriais: dedicadas à resolução de problemas pelos estudantes, individualmente ou em grupo, com o apoio dos docentes. Em duas das aulas práticas do semestre, os estudantes irão ao Laboratório de Física realizar, em grupos, trabalhos práticos. O relatório de cada trabalho prático será realizado na própria aula e entregue no final da aula.
Apoio às aulas: Todos os elementos de apoio à unidade curricular estarão disponíveis através do serviço de e-learning Moodle da UP. Esses elementos incluem informações gerais e regras de funcionamento da UC, apontamentos, folhas de exercícios, material a usar nas aulas práticas, recursos multimédia, lançamento de classificações e contacto com o docente e com os colegas em fóruns online.
Atendimento aos estudantes: acompanhamento personalizado esclarecendo dúvidas sobre a teoria e aplicações.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 4,00 |
Total: | 162,00 |
► A classificação final por avaliação distribuída será calculada através de:
CFAD=70% MT + 30% TL
sendo:
CFAD (0-20 valores) - classificação final por avaliação distribuída;
MT (0-20 valores) - média dos dois testes;
TL (0-20 valores) - média dos dois trabalhos de laboratório.
PARA APROVAÇÃO À UC É NECESSÁRIO:
- obter uma classificação mínima de 5,0 (cinco) valores em cada um dos dois testes e uma média dos dois testes (MT) superior a 7,5 (sete e meio) valores.
- ter feito os dois trabalhos de laboratório e ter obtido uma média (TL) igual ou superior a 10,0 valores.
► O aluno que não puder comparecer a um, ou aos dois testes de avaliação distribuida, seja qual for o motivo, poderá obter aprovação à UC no exame de recurso. A classificação final à UC será, nesse caso, a nota obtida nesse exame ponderada com a componente de laboratório, i.e.:
CFER= 70% NER + 30% TL
sendo:
CFER (0-20 valores) - classificação final na época de recurso;
NER (0-20 valores) - classificação no exame de recurso;
TL (0-20 valores) - média dos dois trabalhos de laboratório.
Nesta época de exames o aluno só obterá aprovação se:
- a classificação TL for superior a 10,0 valores e
- a nota do exame (NER) for superior a 7,5 valores.
- a classificação final (CFER) for superior a 10 valores.
Não estão previstos.
Por exame nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação). A componente dos trabalhos de laboratório será também tida em conta, excepto para os alunos TE caso tenham optado por não os realizar.
Através de exame na Época de Recurso.
A classificação de melhoria (CM) será calculada do seguinte modo:
CM = MAX (CFAD, NER, NERTL)
sendo:
CFAD (0-20 valores) - classificação final por avaliação distribuída;
NER (0-20 valores) - classificação no exame de recurso (de 0 a 20 valores, sem incluir a classificação dos trabalhos de laboratório);
NERTL (0-20 valores) - classificação na época de recurso ponderando a nota do exame (NER) com a classificação dos trabalhos de laboratório (TL), i.e., NERTL = 70% NER + 30% TL.
► Horário de atendimento: preferencialmente às 5.ª feiras, das 14:00h às 16:00h, no gabinete H114.
► Para esclarecimento de qualquer assunto, os alunos podem contactar o docente por email e pelo moodle ou presencialmente na aula e no gabinete H114.
► Os estudantes poderão utilizar nos testes e exames o formulário disponível no moodle.