Código: | MESTEC18 | Sigla: | PONT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construção Civil e Engenharia Civil |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESTEC | 5 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 49 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Pedro Alvares Ribeiro Carmo Pacheco | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 1,50 |
Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães | 1,50 |
Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.
Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração das obras.
Com a frequência da Disciplina de Pontes um aluno deve:
- Estar familiarizado com a terminologia técnica da Engenharia de Pontes;
- Ter noções razoáveis da História da Engenharia de Pontes, relacionando a evolução cronológica de uso de materiais e sistemas construtivos com a evolução da tecnologia e do conhecimento;
- Dominar o significado das diversas ações atuantes nas Pontes, conhecendo contextos normativos, em particular do Eurocódigo, e tendo noções gerais de outras fontes normativas;
- Dominar perfeitamente técnicas de cálculo e análise estrutural para estruturas simples;
- Ter conhecimentos básicos da análise avançada de estruturas e ter referências claras sobre aspetos mais avançados que não domina;
- Compreender a relevância dos métodos construtivos, na análise, cálculo e dimensionamento de pontes, ficando com referências sobre a importância deste aspeto para a conceção de pontes;
- Dominar as tipologias mais comuns de sistemas estruturais e de secções transversais de pontes;
- Dominar técnicas de pré-dimensionamento e dimensionamento de todos os componentes de Pontes com estruturas simples,
- Ter noções elementares de dimensionamento de componentes de Pontes com estruturas especiais, em particular, ter referências claras de assuntos que não domina;
- Ter noções de conceção de pontes e iniciar o desenvolvimento de aptidões para a observação de pontes;
- Ter noções gerais sobre ensaios de receção correntemente realizados em pontes, ferramentas de monitorização e inspeção.
• História das Pontes
• Terminologia Técnica da Engenharia de Pontes
• Sistemas Estruturais e Secções Transversais
• Modelação de estruturas correntes e de estruturas especiais
• Noções Gerais de Ações em Pontes rodivárias e ferroviárias
• Tabuleiros , Pré-Esforço
• Pilares, Fundações e Encontros
• Juntas e Aparelhos de Apoio
• Processos Construtivos de Pontes
• Fatores Fundamentais de Decisão
• Pontes de Grande Vão – Arco, Tirantes, Suspensas.
• Observação de Pontes
• Conceção de Pontes rodivárias e ferroviárias
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de pontes. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.
Estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados e discutidos os tópicos que constituem o programa da unidade curricular Nas aulas teórico-práticas serão discutidos problemas concretos e realizados exemplos de aplicação.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados ao projeto de pontes, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as capacidades de formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 49,00 |
Elaboração de projeto | 50,00 |
Estudo autónomo | 63,00 |
Total: | 162,00 |