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Pontes

Código: MESTEC18     Sigla: PONT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construção Civil e Engenharia Civil

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESTEC 5 Plano Oficial 2 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Pedro Alvares Ribeiro Carmo Pacheco 2,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Filipe Manuel Rodrigues Leite Magalhães 1,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos


Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.


Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração  das obras.


Resultados de aprendizagem e competências


Com a frequência da Disciplina de Pontes um aluno deve:


- Estar familiarizado com a terminologia técnica da Engenharia de Pontes;


- Ter noções razoáveis da História da Engenharia de Pontes, relacionando a evolução cronológica de uso de materiais e sistemas construtivos com a evolução da tecnologia e do conhecimento;


- Dominar o significado das diversas ações atuantes nas Pontes, conhecendo contextos normativos, em particular do Eurocódigo, e tendo noções gerais de outras fontes normativas;


- Dominar perfeitamente técnicas de cálculo e análise estrutural para estruturas simples;


- Ter conhecimentos básicos da análise avançada de estruturas e ter referências claras sobre aspetos mais avançados que não domina;


- Compreender a relevância dos métodos construtivos, na análise, cálculo e dimensionamento de pontes, ficando com referências sobre a importância deste aspeto para a conceção de pontes;


- Dominar as tipologias mais comuns de sistemas estruturais e de secções transversais de pontes;


- Dominar técnicas de pré-dimensionamento e dimensionamento de todos os componentes de Pontes com estruturas simples,


- Ter noções elementares de dimensionamento de componentes de Pontes com estruturas especiais, em particular, ter referências claras de assuntos que não domina;


- Ter noções de conceção de pontes e iniciar o desenvolvimento de aptidões para a observação de pontes;


- Ter noções gerais sobre ensaios de receção correntemente realizados em pontes, ferramentas de monitorização e inspeção.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

• História das Pontes

• Terminologia Técnica da Engenharia de Pontes

• Sistemas Estruturais e Secções Transversais

• Modelação de estruturas correntes e de estruturas especiais

• Noções Gerais de Ações em Pontes rodivárias e ferroviárias

• Tabuleiros , Pré-Esforço

• Pilares, Fundações e Encontros

• Juntas e Aparelhos de Apoio

• Processos Construtivos de Pontes

• Fatores Fundamentais de Decisão

• Pontes de Grande Vão – Arco, Tirantes, Suspensas.

• Observação de Pontes

• Conceção de Pontes rodivárias e ferroviárias

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de pontes. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.

Bibliografia Obrigatória

Manterola Armisén, Javier; Puentes. ISBN: 84-7493-296-3 ((vol. 1))
Menn, Christian; Prestressed concrete bridges. ISBN: 3-7643-2414-7(CH)
Eugene J. O.Brien, Damien L. Keogh; Bridge deck analysis. ISBN: 0-419-22500-5
Mathivat, Jacques; Procédés généraux de construction

Observações Bibliográficas

-

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados e discutidos os tópicos que constituem o programa da unidade curricular Nas aulas teórico-práticas serão discutidos problemas concretos e realizados exemplos de aplicação.


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados ao projeto de pontes, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as capacidades de formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 49,00
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do curso. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas pressenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída e num exame final.

A avaliação distribuída é baseada em 2 questionários a realizar nas aulas teórico-práticas.

Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.

A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF = max {CT ; EF} Onde, CT = PA / 2 x (Q1 + Q2) + PF x EF

Q1 – classificação do questionário 1 a realizar numa aula teórica-prática;
Q2 – classificação do questionário 2 a realizar numa aula teórica-prática;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.

Os pesos associados às classificações indicadas são os seguintes: PA = 25% PF = 75%

NOTA 1: As provas de avaliação associadas à componente de avaliação distribuída são opcionais. Caso o estudante não realize alguma dessas provas, os respetivos pesos serão adicionados a PF. 

NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.
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