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Energia e Ambiente

Código: L.EA023     Sigla: EA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EA 51 Plano Oficial 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eliseu Leandro de Magalhães Monteiro Regente

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Eliseu Leandro de Magalhães Monteiro 1,50
Ana Isabel Palmero Marrero 1,50
Teórico-Práticas Totais 2 2,00
Ana Isabel Palmero Marrero 1,00
Eliseu Leandro de Magalhães Monteiro 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-10.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreensão do impacto energético e ambiental dos principais sistemas de conversão de energia. A Combustão e suas aplicações (equipamentos de produção). Energias renováveis e não renováveis. Interacção energia-ambiente.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados finais esperados: capacidade de análise dos sistemas de conversão de energia e do seu impacto ambiental.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Termodinâmica básica. Transferência de calor.

Programa

Energia e desenvolvimento; Tecnologias associadas à utilização de diversas formas de energia; Recursos de energia: energia primária, secundária e final; Energia e o ambiente: efeito de estufa, destruição de camada de ozono e chuvas ácidas; Sistemas de conversão de energia: ciclo de Carnot, Rankine, Joule Brayton e ciclo Otto, Diesel e de Sabathié. Sistemas frigoríficos e bombas de calor e o seu impacto no ambiente. Equipamentos associados aos ciclos motores; Misturas gasosas; Combustão. Energias renováveis. Fundamentos de energia solar: sistemas solares térmicos e fotovoltaicos.

Bibliografia Obrigatória

Çengel Y.A., Boles M. ; Termodynamics. An Engineering Approach, McGraw-Hill, 2022
Clito Afonso; Energia e Ambiente, Associação de Estudantes da FEUP, 2008
Óscar Mota; Energia e Ambiente - Conceitos Básicos e Aplicações
John A. Duffie, William A. Beckman; Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley and Sons, 1991. ISBN: ISBN: 13 978-0-471-69867-8

Bibliografia Complementar

José Orosa, Armando C. Oliveira; Engineering Thermodynamics with EES, Lambert Academic publishing, 2011. ISBN: 978-3-8443-0317-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição da matéria em Power Point. Aulas práticas de resolução de problemas.
Utilização ao software EES (Engineering Equation Solver Program). 

Software

EES - Engineering Equation Solver

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 76,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não exceder o limite de faltas que de acordo com os regulamento de avaliação um aluno obtém frequência à disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, frequentar pelo menos 75% das aulas teóricas e teórico-práticas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O trabalho Individual deve ser realizado durante o semestre.

A avaliação escrita é composta por uma parte teórica (sem consulta) e uma parte prática (com consulta).


Em todos os exames (Exame, Recurso e Épocas Especiais) a Classificação Final é obtida a partir da expressão seguinte:

0,30 * parte teórica + 0,45 * parte prática + 0,25 * nota trabalho individual




Melhoria de classificação

Às melhorias de classificação aplicam-se as mesmas regras de avaliação das diferentes época de avaliação. A avaliação da componente do trabalho individual não é suscetível de melhoria.
A classificação final da unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria da classificação efetuada.
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