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Planeamento Urbano e Regional

Código: L.EA022     Sigla: PUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais-Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EA 39 Plano Oficial 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cecília do Carmo Ferreira da Silva Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
João Pedro Soeiro de Matos Fernandes 0,33
Cecília do Carmo Ferreira da Silva 1,67
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
João Filipe de Sousa Teixeira 2,33
João Pedro Soeiro de Matos Fernandes 1,67
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-09.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos desta unidade curricular consistem em dotar os estudantes de competências teóricas e práticas no que se refere ao Planeamento Urbano e Regional, e de dotar de competências técnicas de análise e apoio à tomada de decisão na gestão urbana e regional. Com isto pretende-se facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender a evolução histórica e as principais correntes do planeamento regional e urbano, reconhecendo os desafios da ocupação territorial e o impacto das políticas urbanísticas.

  2. Analisar o papel do planeamento territorial no desenvolvimento sustentável, considerando aspetos ambientais, económicos e sociais.

  3. Distinguir e aplicar os instrumentos de gestão territorial e as ferramentas de análise espacial.

  4. Caracterizar e diagnosticar territórios urbanos e regionais, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, com ênfase nas seguintes dimensões: população, habitação, economia, transportes e mobilidade.

  5. Elaborar e discutir propostas de intervenção territorial, incluindo diagnóstico e proposta de soluções.

Os estudantes desenvolverão competências nas seguintes áreas:

  • Análise territorial e diagnóstico urbano, aplicando técnicas de pesquisa e tratamento de dados espaciais e socioeconómicos.

  • Domínio dos instrumentos de planeamento e gestão territorial, compreendendo a sua aplicação prática e impacto na estrutura urbana e regional.

  • Capacidade de formulação e avaliação de propostas de intervenção, com base em diagnósticos sustentados.

  • Aptidão para comunicação e trabalho em equipa, facilitando debates, promovendo a participação pública e integrando diferentes perspetivas no planeamento.

  • Sensibilidade para questões ambientais e sociais, promovendo soluções de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Planeamento Regional e Urbano: Uma perspetiva histórica;
1.1. A evolução da ocupação do território e as problemáticas.
1.2. O aparecimento do planeamento e a sua evolução;
1.3. As principais correntes Urbanísticas.
2. O Desenvolvimento Sustentável.
2.1. O Contributo do Planeamento Territorial.
2.2. Economia Ambiental.
3. Instrumentos de Gestão Territorial (Planos). Os planos e a sua tipologia; conteúdo, objetivos e escalas.
3.1. Conceitos Gerais.
3.2. A componente Ambiental dos Instrumentos.
3.3. Avaliação de Impactes Ambientais.
4. O funcionamento dos espaços Urbanos e Regionais. Metodologias de Caracterização, diagnóstico e previsão.
4.1. Demografia.
4.2. Habitação.
4.3. Economia.
4.4. Equipamentos.
4.5. Transportes e Mobilidade.
4.5.1. Sistemas de Transporte e Mobilidade.
4.5.2. Interdependência e Acessibilidade.
5. Desafios Contemporâneos.

Bibliografia Obrigatória

DGT-CNT; PDM GO: Boas práticas para os Planos Diretores Municipais, Direção-Geral do Território e Comissão Nacional do Território, 2020 (Download: https://cnt.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/Guia_PDM-GO.pdf)
DGT; Spatial Planning and Regional Development in Portugal, Direção-Geral do Território, 2021 (Download: www.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/publicacoes/spatial_planning_and_regional_development_in_portugal.pdf)
Hall , Peter; Urban &=and regional planning. ISBN: 0-415-07624-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de discussão teórica em volta dos conteúdos programáticos apresentados. Aulas teórico-práticas de apresentação de técnicas e instrumentos de análise e apoio ao planeamento e de acompanhamento de um trabalho prático (recorrendo à aplicações das técnicas e instrumentos apresentados). Avaliação distribuída com exame final.

Software

Microsoft Package (Word, Excel, PowerPoint, etc.)
Outros programas escolhidos pelos alunos para resolução de problemas associados aos exercícios teórico-práticos propostos (sugestões poderão ser oferecidas pelos docentes).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência segue o regulamento geral da Universidade do Porto, não podendo exceder o máximo de 25% de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da Classificação Final (CF) por avaliação distribuída

CF = 0.5E + 0.5TP

(CF = 0.5E + 0.2TP1 + 0.3TP2)

sendo,

CF = classificação final (0-20);

E = classificação do exame* (0-20);

TP1 - Trabalho teórico-prático 1 (0-20): Dimensão Regional

TP2 - Trabalho teórico-prático 2 (0-20): Dimensão Urbana

*A Classificação mínima no exame para aprovação na Unidade Curricular é de 7.0 valores (em 20 valores do exame e após arredondamento a uma casa decimal). A não obtenção desta nota mínima resulta em reprovação à unidade curricular.

A avaliação distribuída (constituída pelo trabalho prático 1 e 2) não é passível de recuperção por exame. A única forma de realizar a avaliação distribuída é pela elaboração dos trabalhos durante o periodo de aulas regular.
Os trabalhadores-estudantes não têm de participar nas aulas teórico-práticas, podendo elaborar os trabalhos individualmente fora das aulas. Contudo, têm de cumprir o calendário estipulado para os estudantes regulares e têm de defender os seus trabalhos como estudantes regulares (na aula prática respetiva).
Os trabalhadores-estudantes devem contactar os docentes para obter informações detalhadas e organizar as suas atividades em conformidade.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída (constituída pelo trabalho prático 1 e 2) não é passível de recuperção por exame. A única forma de realizar a avaliação distribuída é pela elaboração dos trabalhos durante o periodo de aulas regular.
Os trabalhadores-estudantes não têm de participar nas aulas teórico-práticas, podendo elaborar os trabalhos individualmente fora das aulas. Contudo, têm de cumprir o calendário estipulado para os estudantes regulares e têm de defender os seus trabalhos como estudantes regulares (na aula prática respetiva).
Os trabalhadores-estudantes devem contactar os docentes para obter informações detalhadas e organizar as suas atividades em conformidade.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação realiza-se em época de recurso (mediante inscrição em secretaria na mesma). É passível de melhoria qualquer das componentes da avaliação. Os seguntes princípios terão de ser seguidos:

  • A nota de Exame pode ser melhorada via Exame de Recurso.
  • A nota dos Trabalhos Teórico Práticos pode ser melhorada por oral focada no Trabalho Teórico Prático 1 e/ou Trabalho Teórico Prático 2 – tal como explicitamente solicitado pelo estudante.
  • O estudante deve avisar por email o docente com pelo menos dois dias de antecedência caso queira oral focada nos Trabalhos Teórico Práticos para marcação atempada da hora e dia das orais.
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