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Sistemas de Informação

Código: L.EGI029     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EGI 122 Plano Oficial do ano letivo 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Luís Cabral de Moura Borges Regente
Maria Teresa Galvão Dias Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Teresa Galvão Dias 1,00
José Luís Cabral de Moura Borges 1,00
Teórico-Práticas Totais 5 10,00
Maria Teresa Galvão Dias 2,00
Maria João Afonso Gil Pires 4,00
Xavier António Reis Andrade 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-01-06.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Software de apoio à Unidade Curricular, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Preparar os estudantes para projetarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objetivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo. Assim devem ficar a saber utilizar modelação conceptual de informação, em particular de classes de objetos e modelo relacional, modelação da interação com os utilizadores, metodologia de projeto de engenharia informática e sistemas de gestão de bases de dados relacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

No final os estudantes devem ser capazes de
(i) analisar um problema de gestão de informação,
(ii) propor e testar um modelo conceptual,
(iii) construir e testar um protótipo com base de dados e interfaces, incluindo a pesquisa de informação e produção de relatórios.

Tal protótipo pode ter utilização pessoal, mas não é adequado para grupos de colaboradores. Os estudantes aprendem a negociar o desenvolvimento de sistemas empresariais robustos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Álgebra.

Conceitos básicos de gestão empresarial.

Conhecimentos básicos de computação pessoal.

 

Programa

1. PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Introdução aos processos de análise e modelação de sistemas e organizações; Introdução ao projeto de construção de um SI.

2. MODELAÇÃO DA INTERFACE COM O UTILIZADOR: Introdução ao processo; Introdução às formas de especificação e às ferramentas de prototipificação; Recomendações, princípios e regras para conceção de interfaces; Principais modelos de interação: menus, formulários, caixas de diálogo e manipulação direta; Problemas sobre modelação da interação com utilizadores.

3. MODELAÇÃO CONCEPTUAL DE CLASSES: O Processo de Modelação Estática de Classes (UML); Classes de Objetos, Atributos e Métodos; Ligações, Associações e Agregações Simples; Generalização e Herança Simples; Mapeamento entre o Modelo de Classes e o Modelo Relacional.

4. PROJECTO DE BASES DE DADOS: Introdução aos SGBD - Sistemas de Gestão Bases de Dados; Linguagem SQL; Álgebra e Cálculo Relacional, Normalização Funcional de Dados para Conceção de BD.

5. CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS.

Bibliografia Obrigatória

C. J. Date; An introduction to database systems. ISBN: 0-201-19215-2 (vol.1)
José Luís Moura Borges, Teresa Galvão Dias, João Falcão e Cunha; Modelação de Dados em UML, FCA - Editora de informática, 2015. ISBN: 978-972-722-812-6

Bibliografia Complementar

Feliz Gouveia; Fundamentos de Bases de Dados, FCA - Editora de Informátiva, 2014. ISBN: 978-972-722-799-0
Michael Blaha, William Premerlani; Object-oriented modeling and design for database applications. ISBN: 0-13-123829-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação desta disciplina baseia-se nas seguintes atividades complementares de ensino e de aprendizagem, e correspondente avaliação:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS: A exposição de noções teóricas feita nas aulas deverá ser apreendida pelos estudantes através de atividades de estudo e conceptualização. As aulas dedicadas à Modelação Conceptual de Classes exigem o estudo prévio dos materiais indicados.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS: A exposição de casos e respetivas resoluções realizadas nas aulas deverá ser objeto de estudo, conceptualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.

A3. FERRAMENTA SGBD: A apresentação da ferramenta informática (MS Access) feita nas aulas deverá conduzir à exploração e experimentação de uma forma autónoma pelos estudantes.

A4. PROTÓTIPO DE SI: O projeto de desenvolvimento de um SI, realizado por grupos de estudantes, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes durante as aulas. Nota: Os grupos são constituídos de forma controlada com base nas respostas a um inquérito comportamental pelos estudantes. Pretendem-se grupos homogéneos.

Software

Microsoft Access
visual paradigm
SQLite

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Teste 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 16,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência um aluno terá de cumprir a assiduidade e obter uma classificação positiva na avaliação distribuída, isto é no trabalho (componente P3).

Considera-se que o estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, estando regularmente inscrito, não exceder o número de faltas correspondente a 25% das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas na participação presencial nas aulas teóricas (com peso 10%), no miniteste de access (com peso de 10%), no trabalho de grupo (com peso de 40%) e no exame (com peso 40%).

P1 Participação nas aulas teóricas: 10%

P2 Miniteste Access: 10%

P3 Trabalho de grupo

P3.1 Relatório: 15%

P3.2 Trabalho: 20%

P3.3 Apresentação do trabalho: 5%

P4 Exame: 40% (Nota: É necessária uma nota mínima de 6,5 em 20 para completar com sucesso esta UC. )

Para os alunos cuja classificação do trabalho (P3) exceda em mais de 5 valores a classificação do exame (P4), será atribuída para o cálculo da classificação final uma classificação ao trabalho de P3 = P4 + 5.

Cada grupo faz uma apresentação de 10 minutos. Os docentes podem escolher na altura quem faz a apresentação e colocam perguntas aos elementos do grupo individualmente (o que permite avaliar distintamente cada elemento do grupo nesta componente).

Em cada grupo os estudantes devem no final do trabalho fazer uma avaliação interpares.
Esta avaliação pode alterar negativamente ou positivamente a avaliação individual de um estudante no trabalho de grupo da seguinte forma: [-2, -1, 0, 1] (face à classificação global do grupo obtida antes da avaliação interpares).

Os estudantes que nos prazos estipulados não responderem ao inquérito utilizado para definir o perfil para constituição do grupo terão uma penalização até 25% na componente da classificação final correspondente ao trabalho de grupo.

Os estudantes que não realizarem a avaliação interpares nos prazos estipulados terão uma penalização de 25% na componente da classificação final correspondente ao trabalho de grupo e a avaliação respetiva será preenchida com o valor a atribuir por defeito.

Na época de recurso a classificação obtida no trabalho de grupo mantém o mesmo peso na classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente, ou substituir as componentes P1, P2 e P3 por uma prova prática individual em computador, a realizar em data a marcar com o docente, envolvendo um exame escrito individual e a construção do protótipo especificado em documento entregue previamente como componente de avaliação.

Esta prova terá a duração aproximada de 5 horas.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam obter melhoria da classificação nas componetes P1, P2 ou P3 poderão fazê-lo no ano letivo seguinte repetindo apenas as componentes de avaliação cuja classificação pretendem melhorar.

A nota de um trabalho realizado no ano letivo anterior apenas será considerada no caso de a avaliação interpares pelos restantes elementos do grupo ser superior a 2.5 valores em 5.

Observações

Os grupos para o trabalho de grupo serão construídos pelos docentes com base em inquéritos utilizados para definir o perfil de cada estudante. Através de um sistema de avaliação cruzada dos elementos que compõem um grupo, cada elemento do grupo terá a possibilidade de avaliar o desempenho relativo de cada um dos restantes elementos do grupo. Para que a componente P3 seja considerada positiva, é necessário que o estudante efetue a avaliação interpares dos colegas.

Alunos que não foram aprovados em edições anteriores podem requerer que uma das componente de avaliação realizada com sucesso no ano anterior seja considerada.

Para que a nota da componente P3 seja considerada numa edição posterior da disciplina é necessário que o aluno tenha obtido nota igual ou superior a 10 tanto no Relatório como no Trabalho.

Além disso, a nota de um trabalho realizado num ano anterior só poderá ser considerada se o aluno obteve uma classificação positiva na avaliação interpares (2.5 em 5), caso esta tenha sido efetuada.

A valorização da classificação obtida no ano anterior será feita com base numa regra de proporcionalidade simples (por exemplo se um aluno obteve uma classificação de 16 valores numa escala de 0-20 no trabalho P3, e se no presente ano a componente P3 vale 8 valores – 40%, o trabalho valerá (16/20)x8=6,4 valores.

As provas escritas serão sem consulta, sendo fornecidas as principais fórmulas eventualmente necessárias. A avaliação terá também em conta a apresentação, correção e qualidade do português ou inglês utilizado.

Todo o contacto geral com os discentes será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, em particular com base nos endereços que constam do SIGARRA.
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