Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > L.EGI023

Transferência de Calor

Código: L.EGI023     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fluidos e Energia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EGI 145 Plano Oficial do ano letivo 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Luís Coelho Alexandre Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
José Luís Coelho Alexandre 2,00
Teórico-Práticas Totais 5 10,00
José Luís Coelho Alexandre 2,00
João Daniel Pereira Soares 4,00
Tomás Pinto de Freitas Teixeira da Rocha 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Compreender os mecanismos e os modos de transferência de calor e identificar as equações fundamentais que os traduzem. É dominante a preocupação da compreensão dos fenómenos físicos, da sua modelação matemática e das hipóteses simplificativas em que possam basear-se, e respectivas limitações.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: ser capaz de efetuar análises qualitativas e quantitativas para situações nas quais existem soluções analíticas relativamente simples ou correlações experimentais expeditas. Usar a análise quantitativa para situações de projeto e dimensionamento.

Resultados da aprendizagem e competências: capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao projeto e cálculo de sistemas térmicos de engenharia, valorizando a abordagem aos processos de conversão energética e da energia térmica, nomeadamente através da eficiência energética.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos sólidos de Análise e Álgebra Matemática, Termodinâmica, Mecânica de Fluidos, Análise Numérica.
Bom domínio de equações diferenciais e sua integração analítica.  

Programa


  1. Introdução aos mecanismos de Transferência de Calor

  2. Condução: condução monodimensional estacionária, alhetas, condução monodimensional transiente.

  3. Convecção: convecção forçada exterior e interior, convecção natural e com mudança de fase

  4. Permutadores de calor: Definição dos tipos de processo de permuta de calor e caracterização de objetivos e potencialidades de diversas tipologias e configurações de permutadores.

Bibliografia Obrigatória

Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. P. and DEWitt, D. P.; Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 7th edition, John Wiley and Sons , 2011 (Versão inglesa e mais atual da bibliografia obrigatória. Esta será a versão seguida pelo regente)

Bibliografia Complementar

Çengel, Yunus A.; Heat Transfer - A Practical Approach, McGraw Hill, 2002. ISBN: 0-07-011505-2
Armando Carlos Figueiredo Coelho de Oliveira; Transferência de calor. ISBN: 978-989-33-2674-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conceitos na aula teórica semanal (1 aula semanal de 2 horas) acrescida de uma aula prática semanal de 2 h para discussão e validação da resolução de problemas típicos com o apoio tutorial inerente em função do interesse dos alunos. Nalgumas aulas teóricas também haverá lugar à discussão de problemas tipo.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia térmica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aplicam-se as regras em vigor na FEUP

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta Unidade Curricular é constituída por uma prova escrita final, com a duração de 120 minutos. A prova será sem consulta, com excepção de um formulário restrito fornecido com o enunciado da prova. Na prova só é permitido o uso de calculadora gráfica se esta estiver em modo de exame.



Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final idêntico ao da época normal.

Melhoria de classificação

Exame final idêntico ao da época normal.

Observações

Em cada semana as aulas teóricas devem sempre preceder as aulas teórico-práticas ou práticas.

Em caso de dúvida na interpretação da ficha da disciplina, prevalece a versão portuguesa.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 14:27:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias