Código: | CINF044 | Sigla: | ASI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência da Informação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CINF | 35 | Plano Oficial em vigor (2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
António Manuel Lucas Soares | Regente |
Teóricas: | 1,50 |
Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teóricas | Totais | 1 | 1,50 |
António Manuel Lucas Soares | 1,50 | ||
Práticas | Totais | 2 | 3,00 |
Filipa Rente Ramalho | 3,00 |
Análise de Sistemas de Informação aborda o ciclo de vida dos sistemas baseados em tecnologias da informação num contexto organizacional: planeamento, conceção, desenvolvimento, implementação, manutenção, eliminação/substituição.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de competências e conhecimento, tendo como base a gestão da informação, que lhes permita intervir em todas as fases deste ciclo de vida, colaborando com stakeholders de outras áreas disciplinares. O conceito de sistema sócio-técnico é o pano de fundo sobre o qual se abordam metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas.
Pretende-se, então, que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.
----------------------------------------
Competências
----------------------------------------
Pretende-se habilitar os alunos com:
Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa ao desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais.
----------------------------------------
Resultados de aprendizagem
----------------------------------------
Sendo aprovados à UC, os estudantes serão capazes de:
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo para apresentação da base conceptual, teórica e metodológica dos temas incluídos no conteúdo da UC. Nestas aulas é realizada também a discussão dos temas da UC pelos estudantes, motivada e dinamizada pelo docente.
Nas aulas práticas, é usado o método de ensino expositivo para a consolidação das metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas com apresentação de exemplos e realização de exercícios. Nestas aulas, através do método problem-based, os estudantes realizam também pequenos trabalhos de grupo baseados em casos onde os estudantes aplicam os conhecimentos obtidos em situações concretas.
Para acompanhamento e participação nas aulas teóricas e práticas, os estudantes realizam leituras e estudos prévios, constantes do plano da UC.
Pela natureza prática da disciplina, a avaliação é realizada de forma contínua através de trabalhos e testes de carácter teórico/prático, designadamente:
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.
Presença obrigatória em todos os testes e trabalhos de grupo calendarizados.
Necessária nota mínima de 30% em cada teste e 40% na média dos testes.
Necessária nota mínima de 30% em cada trabalho de grupo e 40% na média dos trabalhos de grupo.
Os docentes reservam-se o direito de diferenciar a classificação dos estudantes de um mesmo grupo, em função da percepção factual do esforço e participação desenvolvido por cada elemento, bem como participação e discussão nas apresentações orais nas aulas.
É possível melhorar a nota da componente individual dos testes, na época de recurso, através de um exame.
A nota da componente de avaliação grupo não é passível de melhoria na época de recurso. Só poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da Unidade Curricular.
O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.