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Análise de Sistemas de Informação

Código: CINF044     Sigla: ASI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 35 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Lucas Soares Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
António Manuel Lucas Soares 1,50
Práticas Totais 2 3,00
Filipa Rente Ramalho 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Análise de Sistemas de Informação aborda o ciclo de vida dos sistemas baseados em tecnologias da informação num contexto organizacional: planeamento, conceção, desenvolvimento, implementação, manutenção, eliminação/substituição.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de competências e conhecimento, tendo como base a gestão da informação, que lhes permita intervir em todas as fases deste ciclo de vida, colaborando com stakeholders de outras áreas disciplinares. O conceito de sistema sócio-técnico é o pano de fundo sobre o qual se abordam metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas.

Pretende-se, então, que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.

Resultados de aprendizagem e competências

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Competências
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Pretende-se habilitar os alunos com:

  • competências técnicas para analisar processos organizacionais e identificar, analisar e especificar requisitos de sistemas de informação;
  • competências transversais para participarem em equipas de projecto envolvidas no desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações.

Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa ao desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais.

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Resultados de aprendizagem
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Sendo aprovados à UC, os estudantes serão capazes de:

  1. descrever o ciclo de vida de tecnologias e sistemas de informação nas organizações;
  2. definir o que é a estratégia de sistemas de informação de uma organização;
  3. explicar o alinhamento entre estratégia de negócio e estratégia de sistemas de informação;
  4. descrever as atividades envolvidas no planeamento e projeto de sistemas de informação;
  5. explicar como é que a análise dos processos organizacionais é instrumental no ciclo de vida dos sistemas de informação;
  6. saber usar métodos de modelação conceptual como apoio à analise de processos organizacionais e à especificação de sistemas de informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Planeamento de Sistemas de Informação nas organizações 

  2. Análise de processos organizacionais para Sistemas de Informação

  3. Projeto de Sistemas de Informação

Bibliografia Obrigatória

Stephen A. White; BPMN modeling and reference guide. ISBN: 978-0-9777527-2-0
Howard Podeswa; UML for the IT business analyst. ISBN: 978-1-59863-868-4

Bibliografia Complementar

Hans-Erik Eriksson; Business modeling with UML. ISBN: 0-471-29551-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é usado o método expositivo para apresentação da base conceptual, teórica e metodológica dos temas incluídos no conteúdo da UC. Nestas aulas é realizada também a discussão dos temas da UC pelos estudantes, motivada e dinamizada pelo docente.

Nas aulas práticas, é usado o método de ensino expositivo para a consolidação das metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas com apresentação de exemplos e realização de exercícios. Nestas aulas, através do método problem-based, os estudantes realizam também pequenos trabalhos de grupo baseados em casos onde os estudantes aplicam os conhecimentos obtidos em situações concretas. 

Para acompanhamento e participação nas aulas teóricas e práticas, os estudantes realizam leituras e estudos prévios, constantes do plano da UC. 

Pela natureza prática da disciplina,  a avaliação é realizada de forma contínua através de trabalhos e testes de carácter teórico/prático, designadamente:

  • 3 testes individuais agendados no início do semestre;
  • 3 trabalhos de grupo planeados no início do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

Presença obrigatória em todos os testes e trabalhos de grupo calendarizados.

Fórmula de cálculo da classificação final



CF = 0,4*TG + 0,6*MT


Necessária nota mínima de 30% em cada teste e 40% na média dos testes. 


Necessária nota mínima de 30% em cada trabalho de grupo e 40% na média dos trabalhos de grupo. 


Os docentes reservam-se o direito de diferenciar a classificação dos estudantes de um mesmo grupo, em função da percepção factual do esforço e participação desenvolvido por cada elemento, bem como participação e discussão nas apresentações orais nas aulas.




Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não diferença na avaliação dos TE, DA, etc. a não ser os casos previstos nos regulamentos.

Melhoria de classificação

É possível melhorar a nota da componente individual dos testes, na época de recurso, através de um exame.

A nota da componente de avaliação grupo não é passível de melhoria na época de recurso. Só poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da Unidade Curricular.

Observações

O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.

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