Código: | MESW0006 | Sigla: | GPIE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Ciências informáticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4588 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Software |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESW | 45 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2016/17 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Cristina Ramada Paiva | Regente |
Teórico-Práticas: | 1,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 1,00 |
Ana Cristina Ramada Paiva | 1,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 4,00 |
Ana Cristina Ramada Paiva | 2,00 | ||
João Carlos Pascoal Faria | 2,00 |
1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, “earned value management,” reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).
Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento.
2. TRABALHO EM EQUIPA
Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, “team building”, liderança e “coaching”, comunicação pessoal, gestão de reuniões, negociação e gestão de conflitos, “logbooks”.
3. INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Lean startup e lean experimentation, prova de conceito (PoC) e produto mínimo viável (MVP).
4. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: metodologias estruturados (RUP, TSP) e agéis (XP, SCRUM); ciclo de vida e fases de um projeto; ferramentas e normas. Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.
5. EXPERIMENTAÇÃO
Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.
A UC é baseada no trabalho em equipas de média dimensão (7-8 elementos).
Aulas TP são usadas para apresentar e discutir tópicos do programa. Haverá também palestras convidadas, apresentações pelas equipas e trabalho fora da sala de aula.
As aulas laboratoriais (PL) serão usadas para desenvolvimento de um projeto.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 99,00 |
Estudo autónomo | 21,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
A nível de cada equipa de trabalho, a classificação final da unidade curricular será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos:
- Comunicação, imagem e mercado (apresentações, comunicações com o cliente, promoção de ideias e produtos);
- Gestão do projecto (cumprimento dos objectivos, dinâmica individual e da equipa);
- Presença e participação nas aulas e reuniões (em aulas previamente anunciadas serão anotadas as presenças e avaliado o empenho dos presentes);
- Produto desenvolvido (valor para o cliente e qualidade).
- Modelo de negócio e exploração dos resultados do projeto.
A classificação final global de cada equipa será calculada considerando os seguintes pesos:
- Gestão do projecto e trabalho em equipa: 45%;
- Produto desenvolvido: 30%.
- Comunicação e mercado: 25%
A classificação individual terá como base a classificação global da respetiva equipa, podendo variar de acordo com a auto-avaliação realizada no interior da própria equipa, com a presença e participação nas aulas e reuniões, e com os resultados do acompanhamento feito pelos docentes ao longo dos trabalhos