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Introdução à análise de dados em Python

Código: IADP01     Sigla: IADP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 29-02-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Introdução à análise de dados em Python

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IADP 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 - 4
L.BIO 3 Plano Oficial do ano letivo 3 - 1,5 - 4
L.EA 2 Plano Oficial 2 - 1,5 - 4
L.EC 48 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 - 4
L.EEC 148 Plano Oficial 2 - 1,5 - 4
L.EGI 17 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 - 4
L.EIC 240 Plano Oficial 2 - 1,5 - 4
3
L.EM 11 Plano de Estudos Oficial 3 - 1,5 - 4
L.EMAT 7 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 1,5 - 4
L.EMG 6 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 - 4
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Ernesto da Silva Carvalho Brito Regente
Carlos Alberto Bragança de Oliveira Regente

Docência - Horas

Outra: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Outra Totais 3 3,00
António Ernesto da Silva Carvalho Brito 1,50
Carlos Alberto Bragança de Oliveira 1,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências no final da UC:

  • Utilização de Python e suas bibliotecas de suporte à análise de dados.
  • Compreensão dos conceitos essenciais da análise e gestão de dados.
  • Resolução de problemas envolvendo um grande volume de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Nesta Unidade Curricular procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas.
O programa, estruturado em cinco módulos sequenciais, prevê a abordagem dos seguintes tópicos:

  • Programação em Python.
  • Utilização de bibliotecas de Python (pandas, numpy, matplotlib, etc).
  • Interface Python com folhas de cálculo (MS-Excel).

Bibliografia Obrigatória

Peter Wentworth; Learning with Python 3 (RLE)
Charles R. Severance; Python for everybody

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação desta unidade curricular baseia-se numa abordagem de elearning suportada na plataforma Moodle. Estão previstos os seguintes tipos de atividades:

1- Visualização de vídeos e consulta de documentos sobre os diferentes tópicos, bem como o acesso a referências bibliográficas e links diversos;

2- Resolução de exercícios propostos;

3- Avaliação distribuída (online) sobre os tópicos apresentados

4- Sessões de apoio e feedback (opcionais);

5- Avaliação final

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

classificação superior a 85% no teste de transição

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Os métodos de avaliação terão por base duas componentes:

    • Uma componente distribuída, sob a forma de resposta a questões (quizzes) no moodle: ao longo da unidade curricular, e por forma a poderem avançar nos diferentes módulos da UC, os estudantes terão que ir respondendo a conjuntos de questões (quizzes); os estudantes serão admitidos ao módulo “n+1”, caso tenham obtido uma classificação superior a 85% no teste de transição “n -> n+1”.

    • Uma componente presencial, sob a forma de realização de um exame com duração de 1h30m em sala de computadores na FEUP



  • Fórmula de cálculo da classificação final = 100% exame

  • De acordo com o GR 02/11/2020, Cap II, art 13º, ponto 1, a classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A obtenção de aprovação a esta CT em exame em época especial, requer a aprovação nas duas seguintes componentes:

- Componente distribuída (caso não tenha sido realizada durante o semestre letivo), que poderá ser substituída pela realização no Moodle do "Global Quiz" (com a respetiva aprovação) nos 15 dias anteriores à data do exame;

- Componente de exame final, a ser realizada através de prova presencial, com duração de 1:30h em sala de computadores na FEUP. Só tem acesso ao exame final, quem tiver obtido aprovação prévia na componente distribuída da CT.

Melhoria de classificação

Está prevista a melhoria de classificação para os estudantes que o requeiram.
Nestes casos, a avaliação será realizada na época de recurso, via exame em que o mesmo terá a ponderação de 100%.
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