Código: | M.EA023 | Sigla: | EI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2252&a=18748&r=37 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EA | 11 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Ao engenheiro do Ambiente são requisitados conhecimentos específicos para dar resposta à necessidade de avaliar a sustentabilidade de produtos e processos que são usados na Sociedade. A Ecologia Industrial é o estudo do movimento de recursos (bens, produtos) na sociedade e no efeito que estes recursos, após transformação, utilização e eliminação, imprimem no ambiente natural. A Ecologia Industrial avalia a influência que os factores económicos, políticos, regulatórios e sociais possuem na extração de recursos, utilização de recursos, transporte, transformação e devolução à natureza. O reconhecimento, análise e avaliação de sistemas ambientais através da utilização destes conceitos é fundamental ao engenheiro do Ambiente.
Os objetivos incluem: Conhecimento e aplicação de ferramentas na base da Ecologia Industrial práticas correntes de aplicação deste conceito. Os conceitos de base incluem:
Produção Limpa, Gestão do Ciclo de Vida, EcoDesign, Rotulagem Ambiental, Simbiose Industrial (Eco parques Industriais), Consumo e Produção Sustentáveis e Sustentabilidade.
Estes conceitos permitem um conhecimento detalhado dos sistemas ambientais e auxiliam na identificação de soluções para os problemas ambientais. Conhecimentos de life cycle thinking associados a produtos. Os estudantes no final são capazes de utilizar os conhecimentos na formulação, resolução e discussão dos problemas. Os estudantes são capazes de usar os conceitos na conceção de soluções, previsão e prevenção dos problemas ambientais.
Outros objetivos incluem, a análise com incerteza, a solução e recomendação, com treino da formulação de hipóteses e da visão sistémica / holística. Desenvolvimento de relações pessoais de grupo, trabalho com orientação e equipas multidisciplinares, incluindio a elaboração de relatórios e apresentações orais.
Reconhecimento (e aplicação) de conceitos usados correntemente na avaliação de sustentabilidade de produtos e processsos, com ênfase no pilar Ambiente (dentro dos três pilares da Sustentabilidade: Ambiental, Social e Económico.
Ecologia Industrial na perspetiva promovida pela estratégia Europeia da Economia Circular: a transição do modelo linear de produção de produtos (e serviços) para um modelo circular, onde os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem e, em que, as várias opções são analisadas num perspetiva de avaliação do ciclo de vida (extração de matéria-prima, produção, uso/consumo e e fim de vidados produtos)
São pré-requisitos da u.c. conhecimentos sobre ferramentas de decisão ambiental (essencialmente de avaliação de impactes ambientais de produtos e processos: Avaliação do Ciclo de Vida - NP EN ISO 14040)
Conceito, estratégias e ferramentas da Ecologia Industrial:
- Produção Limpa;
- Gestão do Ciclo de Vida;
- EcoDesign e Rotulagem Ambiental;
- Parques industriais (eco-industrial parks);
- Produção e Consumo sustentável;
- Sustentabilidade: Conceitos e métricas de Sustentabilidade.
Website para consulta do programa resumido:
http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2252&a=18748&r=37
Aulas teórico-práticas: Exposição dos conteúdos programáticos referidos no programa da disciplina, sempre que possível, auxiliados pela identificação de situações reais relacionadas com as problemáticas ambientais ou exemplos de aplicação do conceito de Ecologia Industrial a casos de estudo.
Trabalhos: Estudo/projeto recorrendo à metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida usando o software SIMAPRO. Avaliação do ciclo de vida de produtos/processo com identificação e avaliação de cenários para mitigação do impcate ambiental. Elaboração de relatório com apresentação oral.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 25,00 |
Trabalho escrito | 6,00 |
Total: | 56,00 |
São condições obrigatórias para obtenção de frequência:
Uma classificação mínima de 10 valores em 20, para a componente de avaliação distribuída (exame).
A realização do relatórios e apresentação oral, classificados no seu conjunto com 10 ou mais valores.
A classificação final (CF) será obtida pela fórmula (CF=0.50*CF1 + 0.50*CF2).
CF1: Exame final.
CF2: Componente de avaliação prática (trabalho ACV, relatório e apresentação oral).
As avaliações em época especial inclui a realização de exame e elaboração de um trabalho prático - que dá origem a um relatório, abordando módulos do programa. O exame será realizado na época apropriada e incide sobre os assuntos abordados nas aulas. Apenas é possível realizar melhoria à componente de exame.
A classificação final (CF) será obtida pela fórmula (CF=0.80*exame+ 0.20*nota do trabalho).
São condições obrigatórias para obtenção de frequência: Uma classificação mínima de 10 valores em 20, para a componente de avaliação distribuída (exame). A classificação obtida no trabalho terá de ser igual ou superior a 10 em 20.
As avaliações em época especial inclui a realização de exame e elaboração de um trabalho prático - que dá origem a um relatório, abordando módulos do programa. O exame será realizado na época apropriada e incide sobre os assuntos abordados nas aulas. Apenas é possível realizar melhoria à componente de exame.
A classificação final (CF) será obtida pela fórmula (CF=0.80*exame+ 0.20*nota do trabalho).
São condições obrigatórias para obtenção de frequência: Uma classificação mínima de 10 valores em 20, para a componente de avaliação distribuída (exame). A classificação obtida no trabalho terá de ser igual ou superior a 10 em 20.
A melhoria de classificação é realizada por exame final. Os alunos apenas se poderão propor fazer melhoria da classificação dos exames e não da componente distribuída da avaliação (trabalho + apresentação).