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Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos II

Código: M.EA019     Sigla: TSTRS II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EA 31 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-02.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Gerais:
Conhecimentos avançados relativos a tecnologias específicas de tratamento de resíduos: deposição em aterro controlado e processamento térmico.
Conhecimentos gerais sobre tecnologias aplicadas ao tratamento de resíduos perigosos.

Específicos
1. Adquirir conhecimentos avançados em engenharia aplicada ao tratamento de resíduos: resíduos sólidos urbanos (RSU) e resíduos perigosos.
2. Compreender as componentes científicas relacionadas com as tecnologias em estudo.
3. Ser capaz de decidir entre diferentes soluções tecnológicas usadas no tratamento de RSUs e de resíduos perigosos.
4. Ser capaz de realizar pesquisa técnica e científica.
5. Melhorar as suas aptidões interpessoais através da elaboração de trabalhos de grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Serão realizados estudos detalhados, com exercícios práticos, de desenvolvimento de conhecimentos nas tecnologias como a deposição em aterro controlado e a combustão, conhecidas genericamente pelos estudantes. Adicionalmente, serão lecionados novos conceitos relativos a tecnologias específicas de tratamento de resíduos, nomeadamente de resíduos perigosos, focando nas tecnologias de estabilização e solidificação e tratamento térmico.

Os estudantes são incitados a discutir exercícios práticos e a ter uma participação ativa e crítica (apresentando principais vantagens e limitações das tecnologias em estudo) perante diferentes cenários, com ênfase na realização de estudos de caso em temas práticos e realização de visitas técnicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A aprendizagem dos estudantes beneficiará de conceitos adquiridos no 1.º e 2º ciclos de estudos, nomeadamente ao nível das tecnologias de gestão de resíduos e das ciências físicas, naturais e do ambiente.

Programa

1. Economia circular, gestão de resíduos e tecnologias e sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Conceitos teóricos e aplicações práticas de tecnologias de tratamento de resíduos: deposição em aterro controlado e incineração.

2. Tecnologias de estabilização e solidificação (incluindo vitrificação) para tratamento de resíduos perigosos

3. Incineração dedicada e plasma para tratamento de resíduos perigosos

4. Gestão de resíduos específicos

Bibliografia Obrigatória

George Tchobanoglous, Hilary Theisen, Samuel Vigil; Integrated solid waste management. ISBN: 0-07-112865-4
ed. Harry M. Freeman; Standard handbook of hazardous waste treatment and disposal. ISBN: 0-07-022044-1

Bibliografia Complementar

Edward A. McBean, Frank A. Rovers, Grahame J. Farquhar; Solid waste landfill engineering and design. ISBN: 0-13-079187-3
Michael D. LaGrega, Phillipe L. Buckingham, Jeffrey C. Evans; Hazardous Waste Management. ISBN: 0-07-113454-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino passará pela apresentação oral dos conceitos em aula teórica expositiva, acompanhada de projeção de slides onde será promovida a discussão com os estudantes dos aspetos inerentes às componentes abordadas, sendo os meios utilizados disponibilizados. Serão abordados casos práticos concretos e os estudantes realizarão um caso de estudo e visitas técnicas a unidades de gestão/tratamento de resíduos sólidos.

O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho autónomo e tutorado do estudante assim como no trabalho em grupo, nomeadamente desenvolvimento de um caso de estudo, acompanhado em reuniões individuais periódicas.

A metodologia de ensino focará também numa perspetiva de dinâmica de estudo e apreensão de conceitos práticos integrados nos conhecimentos teóricos adquiridos e na promoção da discussão de conceitos dentro dos grupos, fundamentalmente nas reuniões individuais.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 8,00
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 45,50
Trabalho de investigação 16,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento em vigor na FEUP.
A componente prática, incluindo as visitas técnicas, o trabalho de investigação e a apresentação/defesa oral, é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:
A nota final (NF) da unidade curricular será calculada de acordo com a seguinte expressão:
NF = 0,7E + 0,3T = 0,7E + 0,15T1 + 0,15T2; em que,
E - Nota do Teste;
T - Nota dos trabalhos;
T1 - Nota da apresentação oral, relativamente ao trabalho da gestão de resíduos específicos (em grupo);
T2 - Nota do trabalho de investigação (em grupo).

Nota: Os estudantes têm que obter no teste escrito a classificação mínima de 7 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes irão desenvolver, em grupo, 2 trabalhos de aplicação dos conhecimentos adquiridos, incluindo uma apresentação oral e um trabalho escrito.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final.

(Nota: A componente prática, incluindo as visitas técnicas e os dois trabalhos é obrigatória)

Melhoria de classificação

Exame final, ficando cativa a nota da componente prática.

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