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Laboratórios de Engenharia do Ambiente II

Código: M.EA009     Sigla: LEA II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EA 34 Plano de estudos oficial 1 - 4,5 39 121,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos gerais são:

- proporcionar um conhecimento adequado de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio de correntes líquidas, gasosas e sólidas (resíduos e solos contaminados), e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas, assim como, na definição de soluções e antecipação e prevenção desses mesmos problemas;

- desenvolver capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, formulação de processos de estudo e promoção de capacidades e atitudes profissionais;

- desenvolver capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e competências de cooperação em grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular visa dotar os estudantes com:


- Conhecimentos em metodologias de monitorização da qualidade ambiental e tecnologias de tratamento de correntes líquidas, gasosas e sólidas (resíduos e solos contaminados), baseados em ensaios contínuos à escala semi-piloto e, em ferramentas de modelação que permitem prever o comportamento dos sistemas em estudo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de utilizar estes conhecimentos na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas;

- Competências e atributos pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta de conhecimentos, pensamento sistémico;

- Capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação;

- Conhecimento para conceber, projetar, implementar e operar sistemas no contexto industrial, empresarial e social.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1: Ensaios na ETAR da FEUP

- Tratamento biológico de uma água residual urbana sintética num reator de lamas ativadas: operação, parâmetros biocinéticos e dimensionamento do decantador secundário;

- Aplicação do processo coagulação/floculação/sedimentação no tratamento de um efluente têxtil sintético em modo contínuo usando instalações à escala laboratorial e industrial: operação, dose de coagulante/floculante e, dimensionamento do tanque de mistura rápida;

- Reator de membrana fotocatalítico/eletrocatalítico para o tratamento terciário de águas residuais urbanas, com vista à remoção de poluentes emergentes;

- Processos eletroquímicos de oxidação avançados para o tratamento de águas.

Módulo 2: Aproveitamento e reutilização de águas não potáveis

Ensaios de determinação do potencial de reutilização para fins legalmente definidos:

- Enquadramento legal e normativo em vigor, conceitos e definições, sistemas de aproveitamento e reutilização de água não potável;

- Caracterização qualitativa de águas pluviais e cinzentas: análises laboratoriais;

- Potencial de reutilização: análise de resultados e enquadramento legal nacional e internacional; respetiva definição de processos de tratamento.

Módulo 3: Ensaios de tratamento de solos e resíduos

- Tratamento de um solo contaminado por ventilação

- Tratamento de um solo contaminado por bio-ventilação

- Ensaios respirométricos de Solos

- Compostagem de resíduos sólidos

- Estabilização e solidificação de resíduos sólidos

- Reciclagem de óleos alimentares usados

Bibliografia Obrigatória

Metcalf & Eddy; Wastewater Engineering Treatment and Reuse, 4th Edition, McGraw Hill, 2004. ISBN: 007-124140-X
R. S. Ramalho; Introduction to wastewater treatment processes. ISBN: 0-12-576560-6
David Hendricks; Water treatment unit processes. ISBN: 978-0-8247-0695-1
Sérgio Teixeira Coelho, Dália Loureiro, Helena Alegre; Modelação e Análise de Sistemas de Abastecimento de Água, IRAR e LNEC, 2006
American Public Health Association; Standard methods for the examination of water and wastewater
David Hendricks; Water treatment unit processes. ISBN: 978-0-8247-0695-1
American Public Health Association; Standard methods for the examination of water and wastewater

Observações Bibliográficas

Serão disponiblizados protocolos para realização dos trabalhos laboratoriais com informação bibliográfica complementar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Realização de trabalhos programados. Curtas exposições utilitárias de divulgação dos procedimentos adequados. Contacto com diferentes metodologias de monitorização.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 9,50
Elaboração de relatório/dissertação/tese 35,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

-As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).

- Os alunos obterão frequência à disciplina se realizarem todos os trabalhos e obtiverem uma classificação de, pelo menos, 10 valores em cada um dos módulos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida através da média ponderada obtida nos 3 módulos:

NF= 1/3*M1 + 1/3*M2 + 1/3*M3


sendo: NF – Classificação final; M1 – classificação obtida no módulo 1; M2 – classificação obtida no módulo 2; e M3 – classificação obtida no módulo 3.

A classificação no módulo 1 é obtida da seguinte forma: i) nota do relatório final (40%) referente a um dos trabalhos práticos realizados na aula, selecionado pelo docente; ii) notas dos relatórios intercalares (apenas resultados e discussão) para cada um dos restantes trabalhos práticos (3x15%); iii) avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (15%).

A classificação no módulo 2 é obtida da seguinte forma: nota do relatório final, ponderada com a avaliação interpares.

A classificação no módulo 3 é obtida da seguinte forma: nota das fichas de resultados de aula (35%); nota do relatório final, selecionado pelo docente (50%); desempenho nas aulas (15%).

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação obriga à frequência curricular na ocorrência subsequente da unidade curricular.

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