Código: | PRODEM018 | Sigla: | DLC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Mecânica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Mecânica Aplicada |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PRODEM | 0 | Plano de estudos oficial a partir de 2009/10 | 1 | - | 6 | 28 | 162 |
Os objectivos da disciplina são ensinar alguns aspectos fundamentais da teoria de sistemas dinâmicos não-lineares e fornecer aos alunos ferramentas necessárias para aplicar esta teoria a problemas práticos. A teoria tem aplicações em inúmeras áreas, mas será dada ênfase a aplicações a sistemas mecânicos.
Após completar a cadeira, o aluno deverá ter competência para estudar um sistema dinâmico não linear. Em particular deve ser capaz de aplicar diferentes métodos de resolução de equações do movimento, analisar e distinguir as soluções (equilíbrio, periódicas, quasi-periódicas ou caóticas), saber analisar a estabilidade de soluções de equilíbrio e de soluções periódicas e conhecer diversos tipos de bifurcação.
Pré-requisitos
Os estudantes devem ter conhecimentos de matemática normalmente fornecidos nos primeiros anos de cursos em Engenharia, Matemática ou Física. Em particular, devem ter conhecimentos básicos de Álgebra Matricial, como operações com matrizes e vectores, e conhecimentos simples na área da Análise Matemática, como derivação, trigonometria, séries de Fourier e de Taylor. Conhecimentos de vibrações em regime linear são úteis, mas não são essenciais.
Co-requisitos
Conhecimentos básicos de programação (por exemplo em Maple, Matlab ou Fortran) são convenientes. No entanto, os códigos a desenvolver neste curso são relativamente simples pelo que o aluno pode adquirir os conhecimentos necessários de, por exemplo, Matlab enquanto frequenta a disciplina.
1. Introdução
1.1 Sistema dinâmicos não lineares: definição, causas de não linearidade, exemplos de sistemas não lineares
2. Conceitos fundamentais
2.1 Sistemas discretos e sistemas contínuos no tempo, sistemas não autónomos e sistemas autónomos, espaço de fase
2.2 Existência e unicidade de soluções
2.3 Pontos de equilíbrio: centros, nós, focos e pontos sela
2.4 Ciclos limite
2.5 Linearização de sistemas não lineares (teorema de Hartman-Grobman)
2.6 Conceitos de estabilidade: estabilidade de Lyapunov, estabilidade assimptótica, estabilidade de Poincaré
2.7. Conceito de bifurcação. Bifurcações em soluções de equilíbrio
2.8 Fluxos bi-dimensionais: teorema de Poincaré-Bendixson e critério de Bendixson
3. Métodos de resolução das equações de movimento
3.1 Métodos de perturbação
3.1.1 Método da expansão directa
3.1.2 Método das escalas múltiplas
3.2 Método de balanceamento dos harmónicos
3.3 Integração numérica no tempo
3.4 Método do disparo (“shooting method”)
3.5 Método de Continuação
4. Movimentos periódicos e métodos para analisar movimentos
4.1 Definição. História temporal
4.2 Plano de fase
4.3 Espectro de Fourier
4.4 Mapa de Poincaré
4.5 Teoria de Floquet
4.6 Bifurcações de soluções periódicas
5. Movimentos quasi-periódicos
5.1 Definição
5.2 História temporal, plano de fase, espectro de Fourier e mapa de Poincaré
6. Caos
6.1 Definição. Alguns caminhos para caos
6.2 História temporal, plano de fase, espectro de Fourier e mapa de Poincaré típicos de um sistema caótico
6.3 Expoentes de Lyapunov
7. Vibrações de estruturas em regime não linear geométrico
7.1 Equações do movimento de estruturas a vibrar com grandes deslocamentos
7.2 Modos não lineares de vibração: variação da forma modal e da frequência natural de vibração
7.3 Fenómeno de resonância interna
7.4. Análise experimental
A matéria é em parte transmitida através de um conjunto de aulas teórico-práticas e, complementarmente, desenvolvida pelos alunos através de aplicações analíticas, numéricas ou experimentais.
As aulas teórico-práticas serão constituídas por exposição e apresentação de conceitos fundamentais, de métodos e de algoritmos aplicados neste ramo. Serão também resolvidos alguns exercícios. Os estudantes serão encorajados a explorar fora das aulas os conceitos e métodos apresentados. Com esse intuito, alguns pequenos trabalhos computacionais e exercícios simples são dados aos alunos ao longo do semestre. Um trabalho prático mais exigente com uma parte analítica e uma segunda parte computacional ou experimental será também obrigatório.
A disciplina poderá ser leccionada em Português ou Inglês, consoante os alunos que a frequentem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 61,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 162,00 |
0.3 * Exame + 0.7*trabalhos
Não existem trabalhos, para além dos mencionados em "Métodos de ensino e atividades de aprendizagem"
A avaliação prática e teórica, realizada por trabalhos durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter frequência.
Se ocorrerem aulas, os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das mesmas devem, com periodicidade a combinar com o docente, apresentar a evolução dos seus trabalhos. Devem ainda realizar a prova escrita de avaliação prevista; se necessário pode-se definir uma época adicional para esta última prova.