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Estatística Multivariada

Código: M.EGI001     Sigla: EM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estatística e Investigação Operacional

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 74 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando Luís Ferreira Leitão Regente
António Miguel da Fonseca Fernandes Gomes Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Armando Luís Ferreira Leitão 0,75
António Miguel da Fonseca Fernandes Gomes 0,75
Teórico-Práticas Totais 4 8,00
António Miguel da Fonseca Fernandes Gomes 4,00
Armando Luís Ferreira Leitão 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-12.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Bibliografia Complementar, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Permitir que os estudantes aprofundem conhecimentos sobre o método estatítico ao anível da estatística multivariada. No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de utilizarem os métodos e técnicas estudadas de forma crítica e com autonomia na preparação de decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

  • efetuar análises de variância;
  • planear e desenhar experiências simples;
  • efetuar análises de regressão;
  • efetuar análises de componentes principais e análises fatoriais exploratórias;
  • efectuar análises de variância multivariadas;
  • utilizar folhas de cálculo e pacotes estatísticos na resolução dos problemas mencionados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos sobre o método estatístico, incluindo: estatística descritiva e inferência estatística.

Programa


  • INTRODUÇÃO: Introdução à Estatística Multivariada.

  • ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA): Introdução. Modelo ANOVA com 1 Fator (Efeitos Fixos e Efeitos Variáveis, Comparações Múltiplas), Modelo ANOVA com 2 Fatores (Efeitos Fixos e Efeitos Variáveis, Interação entre Fatores). Extensão a Fatores Adicionais. Pressupostos do Modelo ANOVA.

  • DESENHO DE EXPERIÊNCIAS:  Introdução ao Planeamento e Desenho de Experiências.  Randomização e Replicação. Planos Fatoriais a Dois Níveis (Completos e Fraccionados).

  • REGRESSÃO MÚLTIPLA: Introdução. Regressão Linear Simples e Múltipla (Estimação de Parâmetros, Inferência sobre Parâmetros, Selecção de Regressores, Previsões baseadas no Modelo de Regressão Linear Simples e Múltipla, Regressores Qualitativos, Colineariedade). Pressupostos e Análise de Resíduos. Regressão Linear com Transformação de Variáveis.

  • ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS E ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA: Fatores e Componentes Principais (Representação Gráfica e Matemática). Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial Exploratória. Identificação de Fatores e Componentes Principais (Valores Próprios e "Scree Plot"). Rotação de Fatores e Componentes Principais. Interpretação. 

  • ANÁLISE DE VARIÂNCIA MULTIVARIADA (MANOVA): Teoria e Aplicações. Análise de Variância Multivariada. Pressupostos. Análise "Follow-up". Interpretação.

Bibliografia Obrigatória

Joseph F. Hair, Jr., ... [et al.]; Multivariate data analysis. ISBN: 978-0-13-515309-3
Armando Leitão; Nonparametric tests, Analysis of Variance, Factorial Experimentation (Apontamentos disponíveis no Moodle)
David Diez, Mine Çetinkaya-Rundel, Christopher Barr; OpenIntro Statistics, OpenIntro, 2022 ((https://leanpub.com/os))

Bibliografia Complementar

Douglas C. Montgomery, George C. Runger; Applied Statistics and Probability for Engineers, Wiley, 2014. ISBN: 978-1-118-74412-3
Andy Field; Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, SAGE, 2013. ISBN: 978-1446249178
Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral; Estatística. ISBN: 978-989-642-108-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos e as técnicas são introduzidos recorrendo sistematicamente a exemplos, pretendendo-se, deste modo, que os alunos os apreendam através do contacto com problemas concretos. O processo de aprendizagem é complementado com sessões de resolução de problemas, com o apoio de computadores, e com a realização de um trabalho de grupo.

Software

Folhas de Cálculo
SPSS
python

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 86,50
Frequência das aulas 45,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para terem frequência à unidade curricular os estudantes deverão obter a classificação mínima de 7 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída (testes intermédios).

Para além do requisito anterior, para terem frequência a esta unidade curricular os estudantes devem cumprir o disposto nas normas gerais de avaliação da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) será obtida pela seguinte fórmula:

          CF = Máximo( 0.30 AD + 0.70 EF; EF )

AD - Avaliação Distribuída:

          AD = 0.5 x TI1 + 0.5 x TI2

TI1, TI2 - Testes Intermédios
EF - Exame Final 
(realizado em época de exames)

Para aprovação à unidade curricular, para além de uma classificação final não inferior a 10 valores, é requerida a classificação mínima de 7 valores no exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão feitas por exame.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão optar entre:

  • melhoria global (exame + avaliação distribuída) por exame de melhoria escrito com duas partes;
  • melhoria só da componente exame por exame de melhoria só com uma parte.
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