Computação Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Informática e Computação |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/feup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EIC |
325 |
Plano Oficial |
3 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
ENQUADRAMENTO: A computação Gráfica tem vindo a afirmar-se e é hoje um componente muito importante em toda a envolvente de interação pessoa-computador. No entanto, a sua aplicabilidade vai muito além, tendo hoje em dia uma posição de relevo em indústrias importantes como sejam a cinematográfica e a dos jogos. Também na tecnologia e na ciência desempenha um papel insubstituível permitindo a visualização de fenómenos, muitas vezes ligada a simulação e a técnicas de realidade virtual. Nesta unidade curricular, efetua-se uma abordagem às matérias de Computação Gráfica segundo uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D. A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados em tecnologias de grande utilização, o OpenGL e o WebGL.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica. - Reforçar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
- Componente científica: 50%
- Componente tecnológica: 50%
Resultados de aprendizagem e competências
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
- Compreender a interligação dos vários módulos de um sistema gráfico 3D;
- Desenhar e implementar pequenas aplicações orientadas para os 3D;
- Desenhar e implementar aplicações com interface gráfica, nas suas várias vertentes;
- Dominar a programação por eventos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
- Programação
- Algoritmos e Estruturas de Dados.
- Operações algébricas de utilização comum.
- Álgebra e Matemática.
Programa
Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D:
iluminação local e iluminação global;
iluminação suavizada, texturas;
cálculo de visibilidade;
projeção de sombras.
Representação de cor em Computação Gráfica
perceção da cor;
modelos de representação da cor.
Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação
malhas poligonais 3D;
curvas;
superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D
algoritmos de rasterização de linhas;
algoritmos de rasterização de regiões.
Bibliografia Obrigatória
Foley, James D. 070;
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
João M. Pereira, João Brisson, António Coelho, Alfredo Ferreira, Mário Rui Gomes;
Introdução à Computação Gráfica, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-877-5 (livro escrito em português)
Bibliografia Complementar
Hearn, Donald;
Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7
Observações Bibliográficas
Outros elementos de consulta serão disponibilizados oportunamente pelos docentes/Other bibliographic issues may be available.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
- Apresentação das principais teorias, técnicas e algoritmos utilizados em Computação Gráfica.
Aulas Teórico-Práticas:
- Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo de estudantes, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares.
- Utilização de OpenGL/WebGL para verificação de alguns tópicos abordados teoricamente.
- Realização de um projeto final, agregador dos conhecimentos adquiridos.
Software
Java Script, C/C++, WebGL
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
78,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
164,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência é sujeita à regulamentação em vigor, devendo o estudante, nomedamente:
- Cumprir a assiduidade no que respeita às aulas teórico-práticas.
Adicionalmente, o estudante deverá dar cumprimento aos pontos seguintes, sem o que não poderá obter aprovação, por falta de componente:
- Apresentar os trabalhos práticos e projectos anunciados;
- Realizar os mini-testes previstos;
- Obter um mínimo de 40% na avaliação distribuída.
Os estudantes trabalhadores e equivalentes não são sujeitos ao cumprimento da assiduidade nem à obrigatoriedade de realizar os minitestes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Legenda:
CF: Classificação Final
AvEx: Classificação de Exame (Ép. Normal ou de Recurso)
AvDis: Avaliação Distribuída
CF = 50% AvEx + 50% AvDis
AvDis = 30% MiniTestes + 70% Projeto
NOTAS:
- Os dois minitestes possuem igual peso na obtenção da classificação "MiniTestes";
- Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final;
- O acesso a exame de época normal ou de recurso é interdito aos estudantes que não tenham obtido frequência (ver "Obtenção de frequência");
- A época de recurso visa exclusivamente a realização do exame final, mantendo-se as classificações obtidas nos minitestes e no projeto;
- Os minitestes e o exame final são sem consulta.
Provas e trabalhos especiais
O acesso a avaliação em época especial (estatutos especiais, conclusão de ciclo des estudos...) é condicionada pela anterior obtenção de frequência no que respeita ao limite de faltas.
A avaliação em época especial compõe-se de um exame e de um projeto, sendo a respetiva classificação obtida por:
CF = 65% AvEx + 35% Projeto
A parcela "Projeto" é a obtida anteriormente; não existindo, ou sendo inferior a 40%, é a nota obtida num projeto propositadamente enunciado para o efeito e cujo funcionamento deverá ser previamente acordado com o docente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os minitestes incluídos na avaliação distribuída. Os trabalhos práticos e projetos enunciados têm caráter obrigatório, pelo que estes estudantes devem tomar a iniciativa de acordar, com o docente, datas para o seu acompanhamento, assim como devem efetuar as respetivas entregas nas datas normais.
A classificação final será calculada como em "Melhoria de classificação", caso o estudante não tenha realizado os minitestes. Tendo-os realizado, será atribuído o maior de entre os valores obtidos, pela fórmula normal (com minitestes), ou pela fórmula de melhoria (sem minitestes).
Melhoria de classificação
No cálculo de classificação em situação de melhoria, pode dispensar-se a classificação dos minitestes se a situação for mais favorável ao estudante, de acordo com:
CF = 65% AvEx + 35% Projeto
Observações
Embora a língua "regular" de ensino seja o Português, poderá optar-se pelo Inglês no caso de a unidade curricular ser frequentada por alunos estrangeiros.
O material de apoio à unidade curricular e os resultados das avaliações são publicados no Moodle da FEUP.