Interação Pessoa Computador
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Informática e Computação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EIC |
315 |
Plano Oficial |
3 |
- |
4,5 |
39 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os principais objetivos a atingir pelos estudantes são contactar com, praticar e experimentar, no contexto de software e sistemas interativos, os seguintes tópicos:
- Fundações de Interação Humano Computador (HCI): Principais conceitos de HCI e sua importância, incluindo a perceção humana e processos de cognição, sistemas informáticos e seus mecanismos de interação, assim como história resumida de HCI.
- Interação com o Utilizador (UI) e Design para a Experiência (UX): metodologias de design de interação, nomeadamente Design Centrado no Utilizador (UCD) e testes.
- Estudos de utilizadores: Como avaliar e validar projetos de UI e UX e sua usabilidade.
- Interação multimodal: Como aplicar os temas apresentados para a criação de interfaces multimodais utilizando novas tecnologias interativas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes, no final da unidade curricular, devem ser capazes de atingir os seguintes resultados de aprendizagem (RA):
- Analisar criticamente os sistemas/dispositivos existentes e a qualidade das interações e experiências proporcionadas aos utilizadores.
- Aplicar UCD e outras metodologias para estudar desafios na área da interação e propor, avaliar e aperfeiçoar soluções para os mesmos.
- Utilizar ferramentas apropriadas para criar e testar protótipos de UI/UX em vários níveis de fidelidade/complexidade.
- Definir e realizar estudos com utilizadores, no contexto de UI/UX, e avaliações de usabilidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Fundamentos de IHC
- Importância da IHC
- Conceitos-base
- Perceção humana e processos cognitivos
- Sistemas computacionais e seus mecanismos de interação,
- Metodologias e padrões de UI/UX design
- Design Centrado no Utilizador
- Identificação de necessidades e definição de requisitos
- Ideação e desenho
- Prototipagem
- Avaliação
- Iteração e refinamentos
- UI/UX aplicado
- Ferramentas para UI/UX Design
- Interação Multimodal
- Acessibilidade
Bibliografia Obrigatória
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Conçalves;
ntrodução ao Design de Interfaces, 2012. ISBN: 9789727227389
Bibliografia Complementar
Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece;
Interaction design. ISBN: 978-0-470-66576-3
Alan Dix;
Human-computer interaction. ISBN: 978-0-13-046109-4
Alan Cooper, Robert Reimann, David Cronin;
About Face 3: The Essentials of Interaction Design, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: 978-0470084113
Donald A. Norman;
The design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Donald A. Norman;
The Invisible computer. ISBN: 0-262-64041-4
Jakob Nielsen;
Designing web usability. ISBN: 1-56205-810-X
Jeff Johnson;
Designing With the mind in mind, Morgan Kaufmann, 2010. ISBN: 978-0123750303
Giles Colborne;
simple and usable, New Riders, 2010. ISBN: 978-0321703545
David Benyon;
Designing interactive systems, Pearson, 2014. ISBN: 9781447920113
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular compreende uma componente teórica e uma componente prática.
Na componente teórica, serão veiculados os principais conceitos, teorias e metodologias da IHC, ilustrados com exemplos, estudos de caso e possíveis palestras, promovendo um ambiente de discussão entre docentes e estudantes. Haverá uma avaliação individual desta componente sob a forma de um mini-teste.
Na componente prática, os alunos irão trabalhar em pequenos grupos num projeto de UI/UX desenvolvido ao longo do semestre. O projeto incluirá: selecionar um problema/tópico/aplicação para o qual será projetada uma interface com o utilizador; identificar objetivos e requisitos; utilizar metodologias apropriadas, como definição de personas, histórias/conhecimento de utilizadores, cenários de uso e outros; propor uma UI, criar protótipos de baixa fidelidade; avaliar com utilizadores; iterar sobre o design; reavaliar quando possível.
O tópico será selecionado pelos estudantes com a aprovação dos professores, e pode ser relacionado com projetos de outras unidades curriculares, por exemplo, projetando a UI para um programa ou site a ser desenvolvido em outra UC laboratorial. O trabalho será dividido em três fases; no final de cada fase, cada grupo de trabalho deve produzir um relatório sobre o trabalho desenvolvido nessa fase, assim como apresentar e discutir o trabalho em sala de aula.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
69,00 |
Estudo autónomo |
13,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
121,00 |
Obtenção de frequência
Não exceder o número máximo de faltas e participar ativamente no desenvolvimento dos trabalhos propostos. Os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou equivalente estão isentos das aulas, mas devem coordenar o seu trabalho com os docentes, apresentar regularmente o progresso dos seus trabalhos, assim como efetuar as respetivas apresentações em conjunto com os estudantes ordinários. Os estudantes são sujeitos a uma classificação mínima de 10 em 20 no projeto e de 8 em 20 no mini-teste. A avaliação também incluirá correção e qualidade da língua inglesa ou portuguesa.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada pela seguinte fórmula:
FG = PG * 80% + MT * 20%
* FG - Nota final
* PG - Nota do projeto (ver abaixo)
* MT - Mini-Teste
A nota de Projeto (PG) é calculada da seguinte maneira:
PG = F1 * 30% + F2 * 30% + F3 * 30% + FR * 10%.
* F1, F2, F3 - Fases do Projeto
* FR - Relatório Final
A classificação de Projeto de um dado estudante será determinada em função do trabalho desenvolvido em grupo e do grau de envolvimento e contribuição individual do estudante para o mesmo. Assim, as classificações de projeto entre estudantes do mesmo grupo podem ser diferentes.
Provas e trabalhos especiais
O cálculo das classificações para os alunos com regimes especiais rege-se pelas mesmas normas de avaliação que os alunos ordinários.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial de trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição, com impedimento de frequência das aulas, deverão tal como os restantes estudantes realizar o trabalho de grupo e apresentá-lo nos momentos de avaliação agendados, bem como realizar o mini-teste.
Caso optem pela realização de avaliação em época especial, podem realizar o trablaho individualmente ou em grupo (em conjunto com outros estudantes nas mesmas circunstãncias) com um calendário de realização e avaliação previamente acordado com o docente da disciplina com a devida antecedência.
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação obtida por avaliação distribuída e sem exame final: próximo ano letivo.
Observações
1.A não realização, falta de entrega, ou entrega fora do prazo definido pelos docentes, de uma componente de avaliação distribuída, implica a perda da percentagem total de classificação correspondente a essa componente.
2.Todos os trabalhos devem ser acompanhados regularmente (entre 1 a 2 semanas) pelos docentes, sob pena de não serem considerados para efeito de avaliação. É responsabilidade do estudante assegurar este acompanhamento.
3.Não são aceites inscrições nesta unidade curricular após o final da segunda semana de aulas.
4.Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final da época de recurso correspondente à edição da unidade curricular.
5.Esta unidade curricular não permite o congelamento de classificações totais/parciais entre momentos de avaliação ou anos lectivos distintos.
6.A possibilidade de reclamar/solicitar a revisão de qualquer classificação cessa uma vez decorridos quinze dias após a publicação de classificação (parcelar/final).
7.Os estudantes devem aceder com frequência à conta de email da UP pois é um meio oficial de comunicação.
8. Algumas aulas sobre temas específicos poderão ser dadas por especialistas convidados ou por outros docentes.
9.O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.