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Interação Pessoa Computador

Código: L.EIC022     Sigla: IPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EIC 315 Plano Oficial 3 - 4,5 39 121,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-13.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os principais objetivos a atingir pelos estudantes são contactar com, praticar e experimentar, no contexto de software e sistemas interativos, os seguintes tópicos:

  1. Fundações de Interação Humano Computador (HCI): Principais conceitos de HCI e sua importância, incluindo a perceção humana e processos de cognição, sistemas informáticos e seus mecanismos de interação, assim como história resumida de HCI.
  2. Interação com o Utilizador (UI) e Design para a Experiência (UX): metodologias de design de interação, nomeadamente Design Centrado no Utilizador (UCD) e testes.
  3. Estudos de utilizadores: Como avaliar e validar projetos de UI e UX e sua usabilidade.
  4. Interação multimodal: Como aplicar os temas apresentados para a criação de interfaces multimodais utilizando novas tecnologias interativas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes, no final da unidade curricular, devem ser capazes de atingir os seguintes resultados de aprendizagem (RA):

  1. Analisar criticamente os sistemas/dispositivos existentes e a qualidade das interações e experiências proporcionadas aos utilizadores.
  2. Aplicar UCD e outras metodologias para estudar desafios na área da interação e propor, avaliar e aperfeiçoar soluções para os mesmos.
  3. Utilizar ferramentas apropriadas para criar e testar protótipos de UI/UX em vários níveis de fidelidade/complexidade.
  4. Definir e realizar estudos com utilizadores, no contexto de UI/UX, e avaliações de usabilidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Fundamentos de IHC


    1. Importância da IHC

    2. Conceitos-base


      1. Perceção humana e processos cognitivos 

      2. Sistemas computacionais e seus mecanismos de interação, 

      3. Metodologias e padrões de UI/UX design



  2. Design Centrado no Utilizador


    1. Identificação de necessidades e definição de requisitos

    2. Ideação e desenho

    3. Prototipagem

    4. Avaliação

    5. Iteração e refinamentos


  3. UI/UX aplicado


    1. Ferramentas para UI/UX Design

    2. Interação Multimodal

    3. Acessibilidade


Bibliografia Obrigatória

Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Conçalves; ntrodução ao Design de Interfaces, 2012. ISBN: 9789727227389

Bibliografia Complementar

Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jennifer Preece; Interaction design. ISBN: 978-0-470-66576-3
Alan Dix; Human-computer interaction. ISBN: 978-0-13-046109-4
Alan Cooper, Robert Reimann, David Cronin; About Face 3: The Essentials of Interaction Design, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: 978-0470084113
Donald A. Norman; The design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Donald A. Norman; The Invisible computer. ISBN: 0-262-64041-4
Jakob Nielsen; Designing web usability. ISBN: 1-56205-810-X
Jeff Johnson; Designing With the mind in mind, Morgan Kaufmann, 2010. ISBN: 978-0123750303
Giles Colborne; simple and usable, New Riders, 2010. ISBN: 978-0321703545
David Benyon; Designing interactive systems, Pearson, 2014. ISBN: 9781447920113

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular compreende uma componente teórica e uma componente prática.

Na componente teórica, serão veiculados os principais conceitos, teorias e metodologias da IHC, ilustrados com exemplos, estudos de caso e possíveis palestras, promovendo um ambiente de discussão entre docentes e estudantes. Haverá uma avaliação individual desta componente sob a forma de um mini-teste.

Na componente prática, os alunos irão trabalhar em pequenos grupos num projeto de UI/UX desenvolvido ao longo do semestre. O projeto incluirá: selecionar um problema/tópico/aplicação para o qual será projetada uma interface com o utilizador; identificar objetivos e requisitos; utilizar metodologias apropriadas, como definição de personas, histórias/conhecimento de utilizadores, cenários de uso e outros; propor uma UI, criar protótipos de baixa fidelidade; avaliar com utilizadores; iterar sobre o design; reavaliar quando possível.

O tópico será selecionado pelos estudantes com a aprovação dos professores, e pode ser relacionado com projetos de outras unidades curriculares, por exemplo, projetando a UI para um programa ou site a ser desenvolvido em outra UC laboratorial. O trabalho será dividido em três fases; no final de cada fase, cada grupo de trabalho deve produzir um relatório sobre o trabalho desenvolvido nessa fase, assim como apresentar e discutir o trabalho em sala de aula.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 69,00
Estudo autónomo 13,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 121,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número máximo de faltas e participar ativamente no desenvolvimento dos trabalhos propostos. Os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou equivalente estão isentos das aulas, mas devem coordenar o seu trabalho com os docentes, apresentar regularmente o progresso dos seus trabalhos, assim como efetuar as respetivas apresentações em conjunto com os estudantes ordinários. Os estudantes são sujeitos a uma classificação mínima de 10 em 20 no projeto e de 8 em 20 no mini-teste. A avaliação também incluirá correção e qualidade da língua inglesa ou portuguesa.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada pela seguinte fórmula:

FG = PG * 80% + MT * 20%

* FG - Nota final

* PG - Nota do projeto (ver abaixo)

* MT - Mini-Teste

 

A nota de Projeto (PG) é calculada da seguinte maneira:

PG = F1 * 30% + F2 * 30% + F3 * 30% + FR * 10%.

* F1, F2, F3 - Fases do Projeto

* FR - Relatório Final


A classificação de Projeto de um dado estudante será determinada em função do trabalho desenvolvido em grupo e do grau de envolvimento e contribuição individual do estudante para o mesmo. Assim, as classificações de projeto entre estudantes do mesmo grupo podem ser diferentes.

Provas e trabalhos especiais

O cálculo das classificações para os alunos com regimes especiais rege-se pelas mesmas normas de avaliação que os alunos ordinários.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial de trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição, com impedimento de frequência das aulas, deverão tal como os restantes estudantes realizar o trabalho de grupo e apresentá-lo nos momentos de avaliação agendados, bem como realizar o mini-teste.

Caso optem pela realização de avaliação em época especial, podem realizar o trablaho individualmente ou em grupo (em conjunto com outros estudantes nas mesmas circunstãncias) com um calendário de realização e avaliação previamente acordado com o docente da disciplina com a devida antecedência.

 

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação obtida por avaliação distribuída e sem exame final: próximo ano letivo.

Observações

1.A não realização, falta de entrega, ou entrega fora do prazo definido pelos docentes, de uma componente de avaliação distribuída, implica a perda da percentagem total de classificação correspondente a essa componente.

2.Todos os trabalhos devem ser acompanhados regularmente (entre 1 a 2 semanas) pelos docentes, sob pena de não serem considerados para efeito de avaliação. É responsabilidade do estudante assegurar este acompanhamento.

3.Não são aceites inscrições nesta unidade curricular após o final da segunda semana de aulas.

4.Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final da época de recurso correspondente à edição da unidade curricular.

5.Esta unidade curricular não permite o congelamento de classificações totais/parciais entre momentos de avaliação ou anos lectivos distintos.

6.A possibilidade de reclamar/solicitar a revisão de qualquer classificação cessa uma vez decorridos quinze dias após a publicação de classificação (parcelar/final).

7.Os estudantes devem aceder com frequência à conta de email da UP pois é um meio oficial de comunicação.

8. Algumas aulas sobre temas específicos poderão ser dadas por especialistas convidados ou por outros docentes.

9.O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.
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