Código: | L.EIC003 | Sigla: | FP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=4957 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 449 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
INTRODUÇÃO
A fluência no processo de desenvolvimento de software é um pré-requisito essencial para o trabalho de Engenheiros Informáticos. Para usar computadores na resolução eficaz de problemas, os estudantes devem ser competentes em ler e escrever programas usando linguagens de programação de alto nível.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo global desta Unidade é dar ao estudante a capacidade de criar algoritmos e de usar uma linguagem de programação para implementar, testar e depurar algoritmos para resolver problemas simples.
O estudante será capaz de entender e usar os conceitos fundamentais de programação e a abordagem funcional da programação, especificamente a programação "livre de efeitos", onde as chamadas de função não têm efeitos colaterais e as variáveis são imutáveis, e de contrastar esta abordagem com a abordagem imperativa.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica 40%
Componente tecnológica: 60%
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante consiga lidar com problemas de programação de baixa/média complexidade, utilizando as abordagens ou paradigmas de programação imperativa ou funcional.
Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
Tópicos:
O envolvimento contínuo do estudante com a unidade é promovido, através do estudo e discussão dos tópicos (distribuídos previamente em Notebooks, acompanhados de vídeos) tanto em aulas teóricas e teórico-práticas, bem como através de trabalhos de programação dentro e fora das aulas.
O estudante é encorajado a encontrar as melhores ideias para resolver problemas específicos, executá-las e implementar as soluções de programação, de forma elegante, legível e eficiente (em tempo e em espaço) usando a linguagem de programação Python.
As aulas teóricas são utilizadas para discutir os tópicos do programa e apresentar casos de estudo relacionados. As aulas teórico-práticas são usadas para ajudar os estudantes a entender os tópicos do programa e a resolver as tarefas de programação semanais.
Os conteúdos para a aula teórica e as tarefas para a prática, são dados, semanalmente, para melhorar o desenvolvimento regular e eficaz dos processos de aprendizagem individual autónomo e são avaliadas em tarefas do Moodle. São usadas ferramentas de correção automática de código para aumentar a rapidez do feedback dado aos estudantes.
Os estudantes são incentivados a usar o Playground, contendo exercícios de programação selecionados por tema: "fácil" para resolver antes da aula teórica, "médio" para resolver antes das tarefas semanais e "difícil" para resolver antes das provas práticas em computador (mini-testes).
Sempre que for considerado necessário na sala de aula, especialmente durante o primeiro mês de aulas da unidade, os estudantes são incentivados a passar pela "Clínica", assegurada por monitores, para obter ajuda.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 90,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes não obtêm frequência, sendo-lhe atribuída a classificação "RFF", se excederem o limite de faltas (25% do número total de aulas teórico-práticas estimadas).
Estão dispensados de frequência os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (TE) ou os alunos que tenham obtido frequência no ano letivo anterior. No entanto, todos os estudantes deverão realizar, no presente ano letivo, todas as componentes de avaliação abaixo indicadas.
A avaliação inclui duas componentes: (i) Avaliação contínua (AC) — avaliação semanal, em sala e fora das aulas, baseada em atividades Moodle; e (ii) mini-testes em computador (MT1, MT2, EN, ER) com vigilância — avaliação individual, em sala de aula, a realizar no Moodle e dividida em perguntas teóricas de resposta múltipla e em exercícios de programação em computador.
As componentes de avaliação são:
AC: Questões de escolha múltipla (QT) e exercícios de programação semanais (QP), sendo a classificação AC = 25% QT + 75% QP.
MT1, MT2: Provas em computador com componente teórica (25%) e prática (75%), realizadas durante o semestre.
EN: Prova em computador com componente teórica (25%) e prática (75%), realizada na 1ª época de exames.
ER: Prova em computador com componente teórica (25%) e prática (75%), realizada durante a 2ª época de exames para:
A classificação final da primeira época de exames ("Época Normal") é dada pela seguinte fórmula:
Classificação final = 10% AC + 90% (MT1+MT2+EN)/3
A classificação final da segunda época de exames ("Época de Recurso"), para recurso ou melhoria, é dada pela seguinte fórmula:
Classificação final = 10% AC + 90% ER
A avaliação desta unidade curricular inclui dois tipos de provas:
Os estudantes com estatuto especial, embora possam estar dispensados da frequência das aulas práticas, estão sujeitos às mesmas condições de avaliação dos estudantes "Ordinários".
Os estudantes que queiram fazer melhoria de classificação obtida no ano lectivo anterior para esta unidade curricular, terão de se submeter a todo o processo de avaliação, estando dispensado apenas o requisito de obtenção de frequência (assiduidade às aulas práticas).
É obrigatória a leitura diária do e-mail institucional (FEUP), para o qual são enviadas cópias de toda a informação importante que é colocada no Moodle.