Código: | M.EC055 | Sigla: | HC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Hidráulica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EC | 9 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Conhecer as técnicas de discretização para equações em derivadas parciais.
Entender os compromissos associados a cada esquema de discretização.
Conhecer as equações de conservação dos escoamentos em superfície livre da hidráulica de superfície livre (urbana, fluvial e marítima).
Utilização de Excel, MATLAB, e programas de domínio público para fazer simulação de escoamentos permanentes e não permanentes.
Construir malhas para simulações 1D, 2D, 3D.
Saber aplicar códigos abertos na análise de problemas complexos de hidráulica fluvial e marítima.
Saber escolher as condições fronteira e iniciais.
Identificar problemas de convergência, estabilidade e/ou precisão nas soluções numéricas e resolvê-los.Aulas teórico-práticas (palestras) usando recursos de multimédia e quadro-negro sempre que necessário. Introdução aos conceitos teóricos dos pontos de vista físico e matemático. Formulação de problemas e a escolha da abordagem numérica mais correcta.
Aulas de laboratório computacional para análise e solução de problemas. Projectos individuais e em grupo para consolidação e avaliação dos conhecimentos
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho escrito | 19,50 |
Total: | 91,00 |
1. ASPECTOS GERAIS
A Avaliação Distribuída tem carácter obrigatório e é sempre efectuada no ano lectivo em curso.
As componentes da Avaliação Distribuída consistem em 4 projectos a realizar total ou parcialmente fora do horário lectivo. Os projectos serão individuais ou de grupo, conforme indicação do docente responsável.
Não haverá Época de Recurso.
2. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA
Todas as componentes de avaliação são classificadas na escala de 0 a 20 valores, com arredondamento às décimas.
A classificação final, CF (arredondada às unidades), resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = 0.28×CP1 + 0.28×CP2 + 0.22×CP3 + 0.22×CP4
Na fórmula acima,
CPi — é a classificação obtida no projecto Pi (arredondada às décimas).
3. ÉPOCAS NORMAL E DE RECURSO
Não haverá Época de Recurso.