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Contextos de E-Learning

Código: MM0055     Sigla: CE-L

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5970
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 9 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.

  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.

  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).

  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.

  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.

  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.

  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Capacidade de compreender os debates teóricos e interdisciplinares relevantes sobre o ensino a distância e a sua mediação digital.

  2. Capacidade de utilização de plataformas de e-Learning (Moodle, em particular), manipulando recursos e criando atividades para a dinamização de comunidades de aprendizagem.

  3. Capacidade de desenvolvimento de protótipos de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de cursos de e-Learning ou b-Learning.

  4. Capacidade de implementação de dinâmicas de avaliação em e-Learning.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Questões gerais

  • Modalidades e terminologia relativa ao e-Learning;
  • Principais diferenças entre o ensino tradicional e o e-Learning;
  • Currículos Just-in-case e Just-in-time;
  • Modelos pedagógicos e posicionamento dos estudantes;
  • Possíveis papéis dos professores / instructores.

Plataformas e tecnologias de e-Learning

  • Sistemas abertos e sistemas fechados;
  • O Moodle e outras plataformas de e-learning;
  • Redes sociais e e-Learning;
  • Massive Open Online Courses;

Design e desenvolvimento de formações em e-Learning

  • Planeamento e alinhamento construtivo;
  • Design instrucional;
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem e pacotes de trabalho;
  • Desenvolvimento de protótipo de um curso.

Implementação de modalidades de e-Learning

  • Motivação de estudantes em contextos de e-Learning;
  • Envolvimento parental no e-Learning;
  • Avaliação de aprendizagens e learning analytics.

Avaliação e qualidade no e-Learning

  • Benefícios e limitações do e-Learning;
  • Avaliação de intervenções em e-Learning.

Panorama de experiências de e-Learning e tendências atuais

  • Experiências internacionais de e-Learning;
  • O e-Learning em Portugal;
  • Visões críticas sobre as intervenções em e-Learning;
  • Perspetivas futuras para o e-Learning.

Bibliografia Obrigatória

José Machado; E-Learning em Portugal. ISBN: 972-722-260-9
Santos, Arnaldo; Projetos de e-Learning: Inovação, Implementação e Gestão, Lidel, 2014 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000179439&local_base=UPB01)

Bibliografia Complementar

Bonk, C. J.; Khoo, E. ; Adding Some Tec-Variety, Open World Books, 2014. ISBN: 978-1496162724 (http://tec-variety.com/)
Clark, Ruth; Mayer, Richard ; E-learning and the science of instruction, 2ª ed, Pfeiffer, 2008. ISBN: 978-0-7879-8683-4 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000120236&local_base=UPB01)
Álvaro Figueira; MOODLE. ISBN: 978-972-722-634-4
McGreal, R.; Online education using learning objects, RoutledgeFalmer, 2004. ISBN: 0-415-33512-4 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000263418&local_base=UPB01)
J. C. Paiva; E-Learning
Rennie, F.; Smyth, K.; Digital Learning: the key concepts, Routledge, 2019. ISBN: 9781138353732
Silva, M.; Pesce, L.; Zuin, A. (Org.); Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, Wak, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Serão agendadas três sessões presenciais: na primeira aula, a meio do semestre para discussão de propostas de trabalho, e outra no final do semestre para apresentação formal dos projetos desenvolvidos.

  2. As restantes sessões serão virtuais e divididas entre síncronas e assíncronas.

  3. As sessões síncronas decorrerão por videoconferência. A discussão em tempo real será pontuada com incursões exteriores (para leituras ou visionamento de conteúdos em vídeo) e regresso ao espaço de conversação.

  4. As sessões assíncronas serão destinadas ao estudo autónomo dos materiais facultados (leituras e gravações vídeo) e à realização de trabalhos, englobando pesquisa, dinamização e participação em fóruns e wikis, redação de ensaios, etc.

  5. Os trabalhos propostos nas sessões assíncronas deverão ser realizados no prazo de duas semanas a contar do lançamento do enunciado ou questão.

  6. Cada estudante irá desenvolver um projeto individual que ele próprio irá gerir e dinamizar.

  7. Até à data da segunda sessão presencial cada estudante deverá enviar uma proposta escrita de tema para o seu projeto individual. Após o diálogo subsequente sobre a proposta, será fixado o tema do projeto para posterior dinamização.

  8. O projeto individual deverá consistir na planificação e na exploração do Moodle (ou outra plataforma de e-learning) para desenvolver um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning. Não serão aceites trabalhos só em papel ou noutros suportes offline.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho laboratorial 45,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A. (45%) Participação e empenho nas actividades propostas semanalmente, incluindo as apresentações intermédias e a sua discussão.

B. (50%) Projectos pessoais, incluíndo síntese/relatório final.

C. (5%) Participação nas sessões presenciais.

A nota final de cada aluno será: 0,45 x A + 0,5 x B + 0,05 x C

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as situações previstas pela FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.

Melhoria de classificação

Sem exame final. A nota apenas pode ser melhorada por frequência em ano letivo seguinte.

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