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Recuperação de Informação

Código: PRODEI025     Sigla: RI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências e Tecnologia da Programação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 10 Plano de estudos Oficial 1 - 6 28 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-01-31.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Enquadramento:

A Recuperação de Informação (RI) trata os métodos automáticos para obter respostas a perguntas sobre grandes colecções de documentos. As respostas podem tomar formas diversas, de listas de documentos a sumários dos mesmos, de elementos em documentos XML a entidades existentes nos documentos. Em algumas áreas da recuperação de informação existem já ferramentas cujo uso se generalizou e que são a base do acesso à informação em linha; é o caso dos motores de busca na web.

Objetivos específicos:

  • Motivar os estudantes para a variedade de tarefas de recuperação de informação e as suas múltiplas aplicações;
  • Familiarizar os estudantes com os conceitos principais em RI e com os modelos e técnicas usados, com destaque para a avaliação;
  • Explorar as ferramentas existentes para a construção de sistemas de recuperação de informação e aplicá-las a conjuntos de dados de um domínio.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a Desenvolver:

  • Análise do conteúdo de documentos e extracção de dados que os caracterizem;
  • Investigação, síntese e apresentação de trabalhos da literatura;
  • Uso de ferramentas computacionais apropriadas às tarefas a realizar;
  • Planeamento de experiências para testar soluções.

Resultados de Aprendizagem:

Ao completar a unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Apresentar definições dos principais conceitos em recuperação de informação;
  • Descrever as características e princípios subjacentes aos modelos clássicos de recuperação de informação;
  • Identificar os componentes de um sistema de recuperação de informação e explicar as funções que desempenham;
  • Usar as bibliotecas de software existentes e desenvolver ferramentas para realizar tarefas de recuperação de informação;
  • Enunciar os principais desafios e problemas em aberto na área.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Competências de programação para o desenvolvimento de aplicações.

Programa


  • Recuperação de informação: tarefas, metodologias, problemas em aberto.

  • Indexação de documentos: vocabulários, listas de ocorrências, construção de índices.

  • Modelos de Recuperação: Booleano, vectorial, probabilístico. -Avaliação em recuperação de investigação.

  • Recuperação de informação na web. "Crawling" e indexação.

  • Análise de ligações e seu uso na ordenação de resultados.

Bibliografia Obrigatória

Manning, Christopher D.; Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5

Bibliografia Complementar

Jones, Karen Sparck 340; Readings in Information Retrieval. ISBN: 1-55860-454-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada estudante define e realiza um projeto ao longo do semestre. Os temas dos projetos são propostos pelos estudantes e validados pelo docente. A discussão das matérias do programa é feita com base numa lista de leituras sugeridas, das quais algumas são seleccionadas para apresentação em aula.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 12,00
Estudo autónomo 60,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, o estudante tem de:

  • Participar em todas as atividades propostas.
  • Realizar e apresentar o projeto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os componentes de avaliação são:

  • Atividades: participação nas atividades propostas ao longo do semestre.
  • Projeto: desenvolvimento do projeto, escrita do relatório e apresentação.

A classificação final é obtida com a seguinte fórmula:

Classificação Final = 25% Atividades + 75% Projeto

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica. Todos os alunos realizam os trabalhos na época a isso destinada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída, realizada durante o semestre, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação requer a realização das atividades propostas e de novo projeto, de acordo com as regras aplicadas aos restantes estudantes.

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