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Tecnologia das Construções

Código: L.EC027     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EC 139 Plano de estudos oficial 3 - 6 45,5 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-07.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Software de apoio à Unidade Curricular, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O propósito da unidade curricular Tecnologias das Construções é introduzir esta temática de forma estruturada aos estudantes, associando os materiais, as tecnologias e os processos de construção dos constituintes mais relevantes dos edifícios, duma forma muito ligada à compreensão dos fenómenos, leis físicas e modelos de comportamento. Para o efeito recorre-se sempre que possível a exemplos e casos concretos para facilitar a assimilação das matérias.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreensão; Aplicação; Estruturar informação; Estudo auto-orientado; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas; Gestão de Projeto; Gestão do tempo; Integração de conhecimentos; Projeto (análise, especificação, projeto e validação); Aplicação de BIM.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Consideram-se importantes os conhecimentos das seguintes UC’s: História da Engª Civil, Física, Mecânica, Desenho, Geologia, Arquitetura, Mecânica, Hidráulica, Resistência dos materiais, Materiais de Construção, Teoria das Estruturas, Física das Construções

Programa


















































Tecnologias das Construções



Partes



Capítulos



Parte I – Introdução e Enquadramento das obras de edifícios



Capítulo 1 – Introdução – A Importância das Tecnologias na Construção e Engenharia Civil



Capítulo 2 – Os Edifícios e as Tecnologias



Parte II – Obra de “Toscos”



Capítulo 3 – Implantação das Obras, Escavações, Contenções, Fundações, Drenagens e Impermeabilizações



Capítulo 4 – Estruturas de Edifícios



Parte III – Paredes, Fachadas, Coberturas, Revestimentos, Caixilharias e Carpintarias



Capítulo 5 – Paredes Exteriores, Fachadas e Caixilharias



Capítulo 6 – Paredes de Compartimentação e Vãos interiores



Capítulo 7 – Coberturas



Capítulo 8 – Revestimentos e Impermeabilizações



Parte IV – Instalações em Edifícios



Capítulo 9 – Instalações Hidráulicas e outras Instalações Prediais



Parte V – Inovação e Futuro



Capítulo 10 – Tecnologias Especificas de Trabalhos de Reabilitação



Capítulo 11 – Industrialização, Inovação e Futuro das Tecnologias de Construção




DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Tecnologia das Construções inserem-se na atividade de Projeto, da Obra e da Garantia da Qualidade em Edifícios e obras de Engenharia Civil.  Visa evidenciar a importância e conhecer os componentes e elementos de um edifício complementados com os processos construtivos de execução desses mesmos componentes de execução.

Bibliografia Obrigatória

Hipólito de Sousa, Rui Sousa, Filipe Moreira da Silva, Fernando Sousa; Fachadas de edifícios, LIDEL
Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Dep; Manual de alvenaria de tijolo
Vítor M. R. Pedroso; Manual dos sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas. ISBN: 978-972-49-1849-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de tecnologias de construção dos elementos construtivos que constituem um edifício. Dimensionamento e escolha de soluções construtivas com base no método exigencial. Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos a situações reais. Utilização de BIM na produção de entregáveis.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados às tecnologias de processos construtivos, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as potencialidades de comunicação escrita e desenhada, formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.

Software

Revit Architecture

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da construção

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,50
Estudo autónomo 116,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação de discentes da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída, que consiste em trabalhos a desenvolver nas aulas teórico-práticas, na participação em aulas teóricas e num teste a realizar no final do semestre.

A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF = PA1 x CAD1 + max((PA2 x CAD2 + PA3 x T), PA4 x T)

CAD1 – classificação dos trabalhos realizados nas aulas teórico-práticas;
CAD2 - classificação obtida nas atividades desenvolvidas nas aulas teóricas;
T – classificação do teste a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.

Às classificações CAD1, CAD2 e T estão associados os seguintes pesos:

PA1 = 30%
PA2 = 10%
PA3 = 60%
PA4 = 70%

NOTA 1: A componente de avaliação CAD2 é opcional.

NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.

NOTA 3: Os estudantes que frequentaram a unidade curricular no ano letivo anterior  poderão manter a classificação da componente distribuída de avaliação CAD1, do ano anterior.

NOTA 4: Classificação mínima da componente T: 7,5 valores em 20.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se os critérios dos restantes estudantes.

Melhoria de classificação

Só pode ser efetuada a melhoria do exame final, mantendo-se a fórmula de cálculo da classificação final.

Observações






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