Código: | L.EC024 | Sigla: | AUT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4086 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EC | 135 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz | Regente |
Sara Maria Pinho Ferreira | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 4,00 |
Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz | 2,67 | ||
Sara Maria Pinho Ferreira | 1,33 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 5 | 7,50 |
José Pedro Maia Pimentel Tavares | 1,50 | ||
Cecília do Carmo Ferreira da Silva | 3,00 | ||
Sara Maria Pinho Ferreira | 1,50 | ||
Álvaro Fernando de Oliveira Costa | 1,50 |
JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.
OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.
Conhecimento: Descrever os principais problemas urbanos e ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.
Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares como Topografia e Sistemas de Informação Geográfica (1º ano) e Planeamento do Território (2º ano), serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.
1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. O caso da cidade do Porto - sua evolução histórica.
2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos
Caracterização e diagnóstico de espaços urbanos à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana.
Desenvolvimento de propostas de intervenção no espaço urbano.
Aplicação a uma área da cidade do Porto.
Tema 1 - Comunidade, Ambiente Construído e Ambiente Natural
Tema 2 - Mobilidade e Transportes
3 - A agenda politica subjacente à definição de intervenções urbanas. Visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Os principais paradigmas contemporâneos.
Explorar soluções e projectos inovadores. Encontrar formas de contribuir para cidades mais resilientes e sustentáveis.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos numa área urbana (na cidade do Porto) que é objecto de estudo durante o semestre.
Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação e discussão de estudos de caso e boas práticas.
Trabalhos em grupo realizados nas aulas práticas. Discussão das várias fases do trabalho ao longo das aulas e de propostas finais.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Teste | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Estudo autónomo | 45,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho de campo | 6,00 |
Trabalho escrito | 26,00 |
Total: | 129,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento das condições de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do LEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstos.
A realização de um Teste e do Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).
Os estudantes com regimes especiais, que não obrigam ao cumprimento das regras de assiduidade, não estão isentos do cumprimento das regras de avaliação desta Unidade Curricular, nomeadamente, não estão dispensados da realização de nenhuma das componentes da avaliação distribuída, a saber:
CF - Classificação Final
T - Teste
F1 - Ficha 1
F2 - Ficha 2
F3 - Ficha 3
F4 - Ficha 4
CF = 0,60*T + 0,075*F1 + 0,125*F2+ 0,075*F3 + 0,125*F4
(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)
O Teste e o Trabalho semestral (F1+F2+F3+F4) são obrigatórios para todos os estudantes.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).
Os alunos que cumpriram as condições de assiduidade e realizaram as componentes da avaliação distribuída no ano letivo imediatamente anterior, se assim o desejarem, podem solicitar a equivalência dessa componente de avaliação.
Nota
Apenas em épocas especiais e de conclusão de curso é possível a recuperação da parte de avaliação distribuída, sob a forma de uma componente escrita e oral.