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Ambiente Urbano e Transportes

Código: L.EC024     Sigla: AUT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4086
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EC 135 Plano de estudos oficial 3 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz Regente
Sara Maria Pinho Ferreira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 2 4,00
Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz 2,67
Sara Maria Pinho Ferreira 1,33
Teórico-Práticas Totais 5 7,50
José Pedro Maia Pimentel Tavares 1,50
Cecília do Carmo Ferreira da Silva 3,00
Sara Maria Pinho Ferreira 1,50
Álvaro Fernando de Oliveira Costa 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-07-31.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Software de apoio à Unidade Curricular

Língua de trabalho

Português

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais problemas de ambiente urbano e de transportes. O engenheiro civil, enquanto projetista ou técnico com responsabilidades no ordenamento e na administração do território, deverá adquirir na sua formação os conhecimentos sobre como intervir e construir um espaço urbano mais sustentável.

OBJECTIVOS:
Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução. Refletir e conceber propostas de intervenção urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Descrever os principais problemas urbanos e ambientais, sua natureza e forma de resolução.
Aplicação: Aplicar metodologias de avaliação do funcionamento dos espaços urbanos: na fase de caracterização, diagnóstico e previsão.
Análise: Avaliar e distinguir problemáticas urbanas e necessidades de intervenção. Desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de atuação no espaço urbano. Discutir melhores estratégias e processos de intervenção nas áreas urbanas.
Síntese: Propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis.
Avaliação: Avaliar e criticar instrumentos e metodologias existentes, e desenvolver recomendações para um desenvolvimento mais sustentável.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares como Topografia e Sistemas de Informação Geográfica (1º ano) e Planeamento do Território (2º ano), serão uma valência para um melhor desempenho em AUT.

Programa

1 - Uma análise da evolução das dinâmicas urbanas e sua relação com os principais problemas urbanos. Revisão de características das cidades: da cidade medieval à cidade industrial, a metrópole, a cidade região, a cidade global. O caso da cidade do Porto - sua evolução histórica.

2 – Estudo do funcionamento dos espaços urbanos

Caracterização e diagnóstico de espaços urbanos à luz de princípios orientadores de sustentabilidade urbana.
Desenvolvimento de propostas de intervenção no espaço urbano.
Aplicação a uma área da cidade do Porto.

Tema 1 - Comunidade, Ambiente Construído e Ambiente Natural
Tema 2 - Mobilidade e Transportes

3 - A agenda politica subjacente à definição de intervenções urbanas. Visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspetivas e de objetivos de intervenção. Os principais paradigmas contemporâneos.

Explorar soluções e projectos inovadores. Encontrar formas de contribuir para cidades mais resilientes e sustentáveis. 


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos numa área urbana (na cidade do Porto) que é objecto de estudo durante o semestre.

Bibliografia Obrigatória

Hugh Barton, Marcus Grant and Richard Guise; Shaping neighbourhoods. ISBN: 0-415-26009-4
Matthew Carmona, ... [et al.]; Public Places - Urban Spaces. ISBN: 978-1-85617-827-3
of the Expert Group of the Urban Environment; European sustainable cities. ISBN: 92-827-8259-X
Mike Hodson, Simon Marvin; After Sustainable Cities?, Mike Hodson, Simon Marvin, 2014. ISBN: 13: 978-0415659871
Ana Bastos Silva e Silvia Santos; Medidas de Acalmia de Tráfego, Inir
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; Manual de Planeamento das Acessibilidades e da Gestão Viária, 2008
Peter Hall; Urban and regional planning. ISBN: 0-14-021725-8
Chris Couch; Urban planning. ISBN: 978-1-137-42756-4
Helmut Bott, Gregor Grassl, Stephan Anders; Sustainable Urban Planning, Detail, 2019. ISBN: 9783955534622
Gestalten & SPACE10; The Ideal City: Exploring Urban Futures, Gestalten, 2021. ISBN: 3899558626

Bibliografia Complementar

ed. by David Banister, Kenneth Button, Peter Nijkamp; Environment, land use and urban policy. ISBN: 1-85898-722-9
ULL; Livro branco da arquitectura e do ambiente urbano em Portugal. ISBN: 972-95943-5-X
Janice Morphet; Effective Practice in Spatial PLanning, Routledge, 2011. ISBN: 978-0-415-49281-2
Pedro J. Salvador Palomo; La planificación verde en las ciudades, Editorial Gustavo Gili, 2003. ISBN: 84-252-1517-X
National Research CouncilTransportation Research Board; Highway Capacity Manual. ISBN: 0-309-03821-9
John M. Levy; Contemporary urban planning. ISBN: 0-13-098598-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas. Apresentação e discussão de estudos de caso e boas práticas.
Trabalhos em grupo realizados nas aulas práticas. Discussão das várias fases do trabalho ao longo das aulas e de propostas finais.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a desenvolver critérios e estabelecer metodologias para a análise e interpretação dos problemas relacionados com o ambiente urbano e de transportes, desenvolver capacidades para analisar e comparar diferentes tipos de intervenção e metodologias de regulação urbanística, propor e desenvolver soluções para incremento da capacidade de intervenção no ambiente urbanos e nos transportes.

Software

QGIS
AutoCAD

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia de infra-estruturas
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana
Ciências Sociais > Demografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 45,50
Frequência das aulas 45,50
Trabalho de campo 6,00
Trabalho escrito 26,00
Total: 129,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento das condições de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do LEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstos.

A realização de um Teste e do Trabalho semestral é obrigatório para todos os estudantes para obtenção de frequência.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).

Os estudantes com regimes especiais, que não obrigam ao cumprimento das regras de assiduidade, não estão isentos do cumprimento das regras de avaliação desta Unidade Curricular, nomeadamente, não estão dispensados da realização de nenhuma das componentes da avaliação distribuída, a saber: 

  • Teste; 
  • entrega de quatro Fichas;
  • entrega e apresentação em aula de Diagnóstico e da Proposta final de Intervenção;
  • entrega de outros elementos solicitados pelos docentes ao longo das aulas TP, devidamente anunciados nas aulas e nas plataformas de suporte às aulas: Moodle e Sigarra.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF - Classificação Final
T - Teste
F1 - Ficha 1
F2 - Ficha 2
F3 - Ficha 3
F4 - Ficha 4

CF = 0,60*T + 0,075*F1 + 0,125*F2+ 0,075*F3 + 0,125*F4

(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)

O  Teste e o Trabalho semestral (F1+F2+F3+F4) são obrigatórios para todos os estudantes.
A nota mínima do Teste é de 4 valores (num total de 12 valores).

 

Provas e trabalhos especiais

Época de Recurso

Na época de recurso apenas será possível a realização de um exame que permitirá ao estudante recuperar a componente de avaliação correspondente ao Teste.

As outras componentes da avaliação distribuída (F1,F2,F3,F4) que foram realizadas ao longo do semestre, com acompanhamento dos respetivos docentes, não poderão ser alvo de recuperação sob a forma de prova escrita sumária.


Épocas especiais e de conclusão de curso

Nestas época é possível a recuperação da parte de avaliação distribuída, sob a forma de uma componente escrita e oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O  Teste e o Trabalho semestral (F1,F2,F3,F4) são obrigatórios para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação

Se um estudante pretender a melhoria da sua classificação, poderá realizar na época de recurso um exame que corresponderá à melhoria das provas de avaliação que decorreram ao longo do semestre (Teste). 

Na eventualidade de um estudante pretender melhorar as outras componentes da avaliação distribuída (F1,F2,F3,F4) que foram realizadas ao longo do semestre, com acompanhamento dos respetivos docentes, só o poderá concretizar com a realização de uma nova sessão de avaliação distribuída, em momento posterior (ano letivo seguinte).

Observações

Os alunos que cumpriram as condições de assiduidade e realizaram as componentes da avaliação distribuída no ano letivo imediatamente anterior, se assim o desejarem, podem solicitar a equivalência dessa componente de avaliação.


Nota
Apenas em épocas especiais e de conclusão de curso é possível a recuperação da parte de avaliação distribuída, sob a forma de uma componente escrita e oral. 

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