Código: | L.EC011 | Sigla: | AM3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EC | 209 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
OBJETIVOS:
Estimular e motivar o estudante para a abordagem de problemas práticos modelados por equações diferenciais. Motivar o estudante para um conjunto de técnicas analíticas, numéricas e qualitativas, fundamentais para o estudo do comportamento de fenómenos e problemas de engenharia, modelados por equações diferenciais.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Conhecer e descrever os conceitos fundamentais e métodos para resolver equações diferenciais. Identificar os principais conceitos associados à modelação matemática usando equações diferenciais.
Compreensão: Identificar e interpretar as diferentes técnicas a usar na resolução de problemas envolvendo equações diferenciais.
Aplicação: Desenvolver competências para resolver equações diferenciais. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Análise: Analisar, discutir e fazer a interpretação crítica dos resultados, evidenciando as potencialidades dos métodos e as suas limitações.
Síntese: Formular soluções para problemas com equações diferenciais. Combinar as diferentes técnicas, analíticas, quantitativas e numéricas na resolução de equações diferenciais.
Avaliação: Criticar soluções e metodologias utilizadas. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os seus conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara sem ambiguidades.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
O aluno deverá possuir os conhecimentos básicos das UCs de Álgebra, Análise Matemática 1 e 2.
Capítulo 1 –Equações Diferenciais de primeira ordem
Introdução ao estudo as equações diferenciais. Modelação matemática e equações diferenciais. Soluções, solução particular, solução geral e conjunto solução. Equações diferenciais de variáveis separáveis. Campo de direções e gráficos de soluções. Existência e unicidade da solução de um problema de valor inicial. Equações diferenciais de primeira ordem lineares. Mudança de variável. Equações diferenciais exatas. Introdução à Teoria Qualitativa das equações diferenciais. Soluções numéricas. Aplicação das equações diferenciais à resolução de problemas da ciência e engenharia.
Capítulo 2 - Equações Diferenciais de Ordem superior a 1
Solução geral de equações diferenciais lineares. Equações diferenciais lineares homogéneas. Equações diferenciais lineares homogéneas com coeficientes constantes. Equações diferenciais lineares não homogéneas. Aplicação ao estudo das vibrações mecânicas; oscilações forçadas e ressonância. Exemplos de equações diferenciais não-lineares.
Capítulo 3 - Sistemas de Equações Diferenciais Lineares de 1ª ordem
Sistemas de equações diferenciais de primeira ordem e aplicações. Matrizes e sistemas de equações diferenciais lineares. Método dos valores próprios e vetores próprios e sistemas lineares.
Análise Qualitativa de sistemas de equações diferenciais lineares: Pontos de equilíbrio, estabilidade e representação do retrato de fase.
Capítulo 4 - Teoria Qualitativa de Sistemas de Equações Diferenciais não-lineares de 1ª ordem
Pontos de equilíbrio. Linearização de sistemas não-lineares em torno de um ponto de equilíbrio. Retrato de fase. Classificação dos pontos de equilíbrio quanto à estabilidade. Sistemas gradientes e sistemas Hamiltonianos. Propriedades.
Capítulo 5 – Transformada de Laplace e equações diferenciais
Definição e propriedades. Função de Heaviside e função Delta de Dirac. Resolução de Problemas de Valor Inicial.
Conteúdo Científico 80%
Conteúdo Tecnológico 20%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta é uma unidade curricular, essencialmente formativa, coordena os conhecimentos teóricos fundamentais ao estudo de equações diferenciais com aplicação em vários fenómenos e problemas de engenharia. O conteúdo programático complementa a aprendizagem obtida nas unidades curriculares de Álgebra, Análise Matemática 1 e Análise Matemática 2, alargando as competências para a abordagem matemática de diferentes problemas de Engenharia.
Todos os temas da unidade curricular são abordados nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas. As aulas de exposição teórica consistem em exposições orais onde a dedução e abstração é considerada fundamental. Nas aulas teóricas é dada ênfase à exposição de conceitos, princípios e teorias, fazendo uso frequente de exemplos de natureza física e geométrica. Nas aulas teórico-práticas promove-se a discussão dos problemas propostos nas fichas de exercícios, sendo os estudantes incentivados a resolver individualmente ou em grupo esses problemas. As aulas são complementadas com uma página Moodle onde, para além de todo o material pedagógico de apoio, são disponibilizados testes de autoavaliação on-line para possibilitar a aferição do ensino/aprendizagem. É incentivado o uso de software (Octave/Matlab) e a simulação numérica é apresentada sempre que oportuno.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são motivados para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas descritos por equações diferenciais em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 20,00 |
Exame | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final para notas superiores ou iguais a 7.5 no Exame Final:
CF = máximo { EX; CAD }
onde,
EX – classificação do exame final presencial
CAD = 0.7xEF + 0.2xTS + 0.1xQZ
e
TS - Nota do Teste Sumativo, presencial
QZ - Média das notas em 3 atividades online (quizes)
Para notas de exame inferiores a 7.5 a nota final é a nota do exame, EF.
Para obter uma classificação de 18 valores ou superior, o estudante deverá realizar uma prova oral
A avaliação distribuída obtida em anos anteriores não é válida.
Exame Final.
Exame Final.