Tecnologia Multimédia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
23 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Conhecer os conceitos fundamentais das tecnologias multimédia
- Conhecer conceitos e componentes fundamentais de redes de computadores
- Utilizar de ferramentas de produtividade para o tratamento de imagem, som e vídeo.
- Identificar aplicações informáticas de uso comum em tecnologias multimédia
- Utilizar ferramentas de criação e edição de conteúdos web
- Conhecer algumas técnicas no domínio da multimédia interativa
- Desenvolver capacidades de avaliação do processo de realização de produtos multimédia
- Conhecer as técnicas mais adequadas na concretização de produtos multimédia
- Desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir os conhecimentos teóricos, serviços e aplicações multimédia e hipermédia, bem como as redes e protocolos mais relevantes
- Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media.
- Desenvolver competências na produção e manipulação de informação em diferentes formatos digitais (texto, som e vídeo), considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.
- Manipular corretamente aplicações informáticas para criação e edição de conteúdos web
- Manipular corretamente diversas técnicas de multimédia interativa
- Utilizar adequadamente métodos e técnicas que permitam desenvolver a autoavaliação e a autoexigência de rigor nas tarefas realizadas
- Realizar projetos de trabalho em grupo que permitam desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização, de solidariedade e de cooperação
- Utilizar, de forma criativa e crítica, conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de problemas concretos no âmbito da produção multimédia
- Manifestar abertura e curiosidade face à evolução das tecnologias, numa atitude de constante aprendizagem
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução às tecnologias multimédia
- História do multimédia.
- Definição e contextualização.
- Caraterísticas dos sistemas multimédia e tipos de media.
- Interfaces multimédia (HCI).
- Sistemas e ferramentas de autoria multimédia.
- Informação Multimédia - Representação e Codificação.
2. Novas tendências das tecnologias de informação e comunicação
- Tecnologias de interação em contextos expositivos e virtuais.
- Análise crítica do uso das tecnologias imersivas (VR + AR + MR).
3. Jogos e AR em Museus
- Espaço Físico e virtual - The reality–virtuality continuum.
- Conhecer tipologia de jogadores
- Envolvimento dos visitantes ao nível de espaço, do objeto e da matéria científica.
- Princípios de desenvolvimento, criação e design de jogos com RA em museus.
- Identificação das fases do processo (entendimento do problema, design e análise, construir e implementar, avaliar a aceitação, verificar)
- Utilização de ferramentas de edição de conteúdos (texto, imagem, vídeo, som)
- Prototipagem em alta e baixa fidelidade.
4. Tecnologias de apoio à inclusão
- Sistemas multimodais.
- Princípios de usabilidade e acessibilidade
- Tecnologias de apoio visitantes com imparidades.
5. Arquivos digitais online
- História e funcionamento da web.
- Pesquisa em arquivos web
- Processos e digitalização de conteúdos digitais
- Acesso e disponibilização de documentos multimédia
- Participação do público.
- Storytelling e gamificação.
- Utilização de plataformas web com diferentes tipos de visualização de dados (cronologias, mapas, informação hierárquica, nuvem de palavras)
Bibliografia Obrigatória
Nuno Magalhães Ribeiro ;
Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. ISBN: 9789727227440
Bibliografia Complementar
Yue-Ling Wong; Digital Media Primer, Pearson , 2016
Nuno Fonseca;
Introdução à Engenharia de Som, FCA, 2014. ISBN: 987-972-722-728-0
Monteiro Edmundo;
Engenharia de redes informáticas. ISBN: 972-722-203-X
Jenny Chapman, Nigel Chapman ;
Digital Multimedia, John Wiley and Sons Ltd, 2009. ISBN: 9780470512166
Diana Marques;
Realidade Aumentada em Exposições de Museu Experiências dos utilizadores, Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2018. ISBN: 978-989-658-563-1
Nina Simon; The Art of Relevance, 2016. ISBN: 978-0692701492 (https://artofrelevance.org/buy/)
Nina Simon; The Participatory Museum, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrem em regime Teórico e Prático, havendo uma exposição de algumas temáticas fundamentais, que são desenvolvidas através do estudo de casos e da resolução de problemas, bem como pela realizações de tutoriais de cada temática. Desta forma pretende-se a consolidação dos conceitos e dos princípios lecionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas.
Os trabalhos práticos representam uma das componentes de avaliação final sendo realizados 2 trabalhos de entrega com as temáticas dos media abordados, e um trabalho teórico. Todos os trabalhos serão realizados em grupo, com orientação tutorial.
Software
AUDACITY
GIMP
OPENSHOT VIDEO EDITOR
DA VINCI RESOLVE STUDIO
SHOTCUT
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Publicação > Publicações electrónicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho laboratorial |
20,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
70,00 |
| Frequência das aulas |
55,00 |
| Trabalho de investigação |
37,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas (25% das aulas). As presenças serão registadas em todas as aulas práticas.
- A avaliação distribuída é determinada pela avaliação dos 2 trabalhos trabalho prático (TP) e um Trabalho teórico (TT).
- Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior desta unidade curricular, podem optar pela nota correspondente, mas deverão informar o regente no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação:
Participação presencial - 10%
Trabalho prático + apresentação - 20%
Trabalho teorico + apresentação - 20%
Trabalho final + apresentação + relatório - 50%
Nota final: 0,1*PP+0,2*TP+0,20*TT+0,50*TF
Provas e trabalhos especiais
A definir com os alunos na primeira aula.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação implica a repetição da UC.