Projeto 1
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2022/2023 - 4T (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| EAPE |
7 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
15 |
23 |
405 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
A integração em equipas lideradas por investigadores experientes, em torno de problemas de investigação e de inovação, tipicamente financiadas em contexto competitivo e muitas vezes em colaboração com outras entidades de investigação ou empresariais, nacionais e internacionais, conduz ao desenvolvimento de competências mais sofisticadas como a análise, síntese e avaliação em contexto de problemas abertos na área específica e a uma maior maturidade enquanto investigador e enquanto profissional.
A oportunidade de trabalhar em laboratórios de investigação e utilizar os respetivos equipamentos constitui a melhor forma de absorver o respetivo know-how.
Resultados de aprendizagem e competências
Perfil 1:
PERFIL ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS
Aprofundamento de competências em Engenharia através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: metais, polímeros, cerâmicos, compósitos e biomateriais, produção e processamento de metais, fundição, tratamentos térmicos, corrosão e aplicação de revestimentos, projeto de componentes, inspeção, ensaios e certificação de sistemas, gestão ambiental e tratamento de resíduos, gestão de operações e melhoria contínua.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: LAETA e INEB, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 2:
PERFIL ENGENHARIA INFORMÁTICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Informática, Ciências da Informação e Media Digitais, através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: arquiteturas e sistemas de computação, computação gráfica e media digitais interativos, ciências e tecnologias da programação, engenharia de software, sistemas de informação, sistemas Inteligentes, ou em domínios afins.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, LIACC, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 3:
PERFIL ENGENHARIA MECÂNICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Mecânica através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Automação, Desenho Industrial, Fluidos e Energia, Materiais e Processos de Fabrico, Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia, Mecânica Aplicada e domínios afins.
Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: LAETA, que será responsável pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 4:
PERFIL ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
Aprofundamento de competências em Engenharia e Gestão Industrial através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão; Gestão de Operações; Gestão de Informação; Gestão de Empresas; Tecnologia e Inovação; Engenharia e Gestão de Serviços
Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, que será responsável pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 5:
PERFIL ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E COMPUTADORES
Aprofundamento de competências em Automação, Sistemas de Energia, Telecomunicações, Eletrónica, e Computadores, através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Automação e Robótica; Conversão de Energia; Fundamentos da Eletrotecnia; Fundamentos das Comunicações; Instalações Elétricas; Matemática; Mercados de Eletricidade e Regulação; Processamento de Informação e Aprendizagem Computacional; Processamento de Sinal; Redes e Serviços de Comunicações; Redes e Sistemas de Energia; Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores; Sistemas e Controlo
Sistemas Embarcados; Tecnologia e Circuitos Eletrónicos; Tecnologias das Comunicações; Tecnologias e Sistemas Multimédia; Tecnologias para Aplicações Biomédicas, ou em domínios afins.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: INESC-TEC, SYSTEC e IT, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 6:
PERFIL ENGENHARIA DE MINAS E GEOAMBIENTE
A metodologia principal é a aprendizagem baseada em projeto. O orientador é responsável por estabelecer um plano de trabalho inicial no contexto de um projeto de investigação e inovação, integrado numa equipa, num dos seguintes domínios: Prospeção e Exploração de Georrecursos, Processamento e Reciclagem de Georrecursos, Geoambiente, Segurança e Higiene Ocupacionais.
Regista-se aqui a intervenção da Unidades de Investigação da FCT: CERENA e LAETA, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 7:
PERFIS DE ENGENHARIA QUÍMICA, BIOLÓGICA E AMBIENTAL
Aprofundamento de competências em Engenharia Química, Biológica e Ambiental através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de Química, Fenómenos de Transporte, Termodinâmica, Química-Física e Materiais, Engenharia das Reações e Processos de Separação, Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia, Engenharia de Sistemas e Produto, Projeto e Gestão, Ambiente, Energia, Bioengenharia, ou em domínios afins.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CEFT, LEPABE e LSRE-LCM, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 8:
PERFIL ENGENHARIA CIVIL
Aprofundamento de competências em Engenharia CIVIL através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Construções Civis; Estruturas; Geotecnia; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente; Matemática e Métodos Numéricos em Engenharia; Materiais de Construção; Planeamento do Território e Ambiente; Vias de Comunicação e Transportes, ou em domínios afins.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CONSTRUCT, CITTA e CIIMAR, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Perfil 9:
ENGENHARIA FÍSICA
Aprofundamento de competências em Engenharia Física através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nos domínios de: Física dos materiais, Física dos plasmas, Física nuclear, Astrofísica, Física da Matéria condensada, Física computacional, Didática da Física.
Regista-se aqui a intervenção das Unidades de Investigação da FCT: CEFT – Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte, CENTRA – Centro de Astrofísica e Gravitação, CF-UM-UP – Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto, IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, LAETA – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica e CFisUC – Centro de Física da Universidade de Coimbra, que serão responsáveis pelo desenvolvimento/acolhimento da aprendizagem baseada em projeto.
Transversalmente aos perfis atrás mencionados, pretende-se um reforço das competências transversais ao nível de estudos avançados, bem como a aquisição de competências de trabalho em equipas multidisciplinares e de gestão de projetos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Desenvolvimento de atividades em projeto de investigação e inovação de acordo com um plano de trabalho individual.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia principal é a aprendizagem baseada em projeto. O orientador é responsável por estabelecer um plano de trabalho inicial, dividido em quatro sub-projetos, no contexto de um projeto de investigação e inovação, integrado numa equipa. O estudante desenvolve as atividades previstas no plano de trabalho e no final de cada módulo, elabora um relatório do trabalho efetuado na correspondente unidade curricular de Projeto, o qual é avaliado pelo orientador e homologado pelo diretor de curso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação de um relatório final relativo à atividade realizada, tendo presente o plano de trabalhos individual.