Competências transversais para engenharia: formação pedagógica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 02-02-2023 a 31-07-2023)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTEFP |
22 |
Plano Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Finalidade do curso
O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.
Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.
Objetivos de aprendizagem
- Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
- Calcular ECTS
- Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
- Discutir os princípios da aprendizagem activa
- Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
- Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
- Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos
Resultados de aprendizagem e competências
Competência do RDF-Researcher Development Framework (Vitae)
- Domínio C (envolvimento, influência, impacto), subdomínio D3 (envolvimento e impacto), competência: Ensino
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Mod 1 - preparação pedagógica de uma unidade curricular
- Mod 2 - objetivos de aprendizagem e competências
- Mod 3 - estratégias de ensino para grandes turmas
- Mod 4 - introdução à avaliação da aprendizagem
Bibliografia Obrigatória
Anderson, L. W., & Krathwohl D. R. ;
A Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing : A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives, Complete Edition. New York: Longman., 2001
Kennedy, D ; Writing and Using Learning Outcomes – A Practical Guide, 2007
Davis, B.G;
Tools for teaching, 2009 (https://www.indiana.edu/~istr695/readingsfall2013/Tools%20For%20Teaching.pdf )
R Felder; Prof.R Felder’s video on active learning (https://www.youtube.com/watch?v=1J1URbdisYE)
Despacho n. 1535/2018;
Regulamento de Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto
Nicol, DJ and Macfarlane-Dick, D;
Formative assessment and self-regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice, STUDIES IN HIGHER EDUCATION 31 (2) , pp.199-218, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Este é um curso de 1,5ECTS o que significa que tem um total de 40,5 horas.
Dessas, apenas 14h serão de contacto/em sala de aula (5 aulas de 2,5h/3h), pelo que as restantes horas serão para preparação para as aulas, organização e revisão dos materiais, terminar os exercícios propostos nas aulas e aprofundar os conhecimentos.
Todas as aulas terão um exercício prático. No final da formação, os estudantes terão de submeter um mini-relatório.
Serão colocados online, alguns materiais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
26,50 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
entrega dos 4 trabalhos relativos aos 4 módulos
Fórmula de cálculo da classificação final
4 X TI X 0,2 + 1 R X 0,2
TI - Trabalho Individual
R - Relatório