Arquitetura Orientada aos Serviços e Interoperabilidade de Serviços Web
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
4 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
2 |
28 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Pretende-se dotar os alunos de noções básicas de arquiteturas web modernas, incluindo a importância da interoperabilidade, integração de serviços distribuídos, tipos de coupling.
A UC focar-se-à na análise de artigos científicos que sejam relevantes para as áreas de investigação dos estudantes de doutoramento e também enquadrados nos temas abordados na UC.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar esta unidade curricular, o aluno/a deve ser capaz de:
- Analisar de forma crítica as principais características das modernas da web
- Identificar e comparar diferentes abordagens apresentadas em literatura científica de acordo com as boas práticas de desenho de arquiteturas web
- Escrever um artigo científico relacionado com as arquiteturas web, de relevância para a sua tese de Doutoramento
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de desenvolvimento web e sistemas distribuídos.
Programa
- Motivação
- Arquiteturas web (SOA; microserviços; etc.)
- Evolução de arquiteturas de software
- Formatos de troca de mensagens para interoperabilidade
- Versionamento em software desacopulado
- Performance e outros requisitos não funcionais
Bibliografia Obrigatória
Nicolai M. Josuttis;
SOA in Practice, O'Reilly Media, Inc.. ISBN: 9780596529550
Bibliografia Complementar
Sam Newman; Building Microservices, O'Reilly Media, Inc.. ISBN: 9781491950357
Sandy Carter; The New Language of Business : SOA and Web 2.0: Mini Book, IBM Press. ISBN: 9780132344968
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas funcionarão em modo aulas invertidas, onde os estudantes terão de previamente às aulas estudar os diferentes tópicos.
Em algumas aulas, os docentes irão convidar os estudantes a apresentar breves resumos de artigos relevante para os seus trabalhos de investigação (artigos à escolha do estudante mas sempre relacionados com temáticas da UC).
Noutras aulas serão discutidos capítulos dos livros da bibliografia.
Os estudantes deverão coordenar com os docentes a melhor forma de conciliar os conteúdos leccionados com os seus interesses de investigação por forma a ajudar a UC a produzir uma contribuição efetiva para os seus trabalhos de Doutoramento.
Os orientadores dos estudantes são convidados a dar a sua opinião e ajudar a guiar o trabalho dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho escrito |
82,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos devem apresentar os resumos pedidos em cada aula e o artigo científico final.
Devem obter um mínimo de 40% em ambas as componentes para a obtenção de frequência, sem prejuízo da obrigatoriedade da nota mínima global de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consistirá em diversos resumos de artigos à escolha do estudante, e mais de forma mais relevante, na avaliação da qualidade de um artigo científico final que combinará os resumos desenvolvidos ao longo da UC. Este último deve ter a qualidade que se espera de um artigo para submissão a conferência internacional.
A classificação final será calculada da seguinte forma: 0.2*média(classificaçõesResumos) + 0.8 * classificaçãoArtigoFinal
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as regras estabelecidas pela UPorto.
Observações
Esta UC irá decorrer em regime de tutoria.