Metodologias de Investigação Científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Temas Multidisciplinares |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
11 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
12 |
42 |
324 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Assimilação dos Processos, Metodologias e Práticas associados à Investigação Científica em várias áreas, incluindo a Informática e a Ciência da Computação.
- Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
- Desenvolvimento da capacidade de produzir um texto científico, quer no respeitante à forma quer relativamente à qualidade dos conteúdos adequados.
- Assimilação dos procedimentos necessários para a organização, participação e monitorização de encontros/conferências científicas.
Resultados de aprendizagem e competências
As competências a adquirir decorrem directamente dos objectivos expostos:
- Aplicação de métodos científicos ao trabalho de investigação
- Análise e revisão crítica de artigos científicos
- Escrita de textos científicos (artigos, relatórios, teses)
- Apresentação oral de trabalho científico
- Organização de encontros científicos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Métodos e técnicas do Projeto de Investigação
- Métodos Sistemáticos de Pesquisa de Informação Científica
- Técnicas de escrita de trabalhos/artigos científicos para publicar
- Palestras convidadas
- Participação em workshop interno
Bibliografia Obrigatória
Eugénio Oliveira; Notes for Scientific research methodology (Apontamentos disponíveis na página da unidade curricular. Inclui apontadores para outra bibliografia)
Thomas Kuhn;
The Structure of Scientific Revolutions, The University of Chicago Press
Bibliografia Complementar
Michael P. Marder ;
Research Methods for Science, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 9780521145848 (Um exemplo de Livro de Texto)
• R. A. Day and B. Gastel;
How to Write and Publish a Scientific Paper, Oryx Press, 2006
P. Bock;
Getting It Right: R&D Methods for Science and Engineering, Academic Press, 2001
Gavin Brown; How to Get Your PhD: A Handbook for the Journey, Oxford University Press, 2021. ISBN: 978-0198866923
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Discussão (argumentação e contra-argumentação) sobre a adequação dos princípios científicos e filosóficos aos domínios e sub-áreas de interesse dos doutorandos
- Exercício supervisionado da revisão crítica de artigos científicos
- Assistência e interacção com palestrantes convidados
- Participação numa worshop interna incluindo:
- produção de artigos em moldes correctos
- avaliação dos artigos
- apresentação oral dos trabalhos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
30,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
42,00 |
Obtenção de frequência
- Frequência com participação activa nas aulas
- Análise crítica de artigos científicos
- Escrita de artigo científico
- Apresentação do artigo anterior na workshop interno
Fórmula de cálculo da classificação final
- Participação nas Aulas 10%
- Análise Crítica de Artigos 15%
- Workshop interno:
- Revisão de Artigos 20%
- Escrita de Artigo 35%
- Apresentação de Artigo 20%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica à dos estudantes normais
Melhoria de classificação
N.A.