Integração de Sistemas de Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
3 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
28 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Dotar os alunos de competências que lhes permita, usando um conjunto de modelos conceptuais e de referencia, abordar de forma sistemática um processo de integração intra- e inter-empresarial.
Esta disciplina estabelece ainda as bases para iniciar um projecto de investigação na área da Integração Empresarial
Resultados de aprendizagem e competências
Interpretar, Classificar e Explicar o conceito de integração de sistema de informação.
Ser capaz de realizar uma perquisa bibliográfica na área da Integração dos Sistemas de Informação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A Integração
2. Integração entre Aplicações
3. B2B Application Integration Standards
4. Arquitecturas de Referencia para a Integracao
5. Integração do Negócio
6. Suporte à integração inter-empresarial
7 A Proposta de Valor da Integração
Bibliografia Obrigatória
F. B. Vernadat;
Enterprise modeling and integration. ISBN: 0-412-605503 (Livro de referência para conceitos básicos.)
Observações Bibliográficas
A restante bibliografia é sustentada fundamentalmente por artigos publicados em revistas da especialidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estudo acompanhado dos temas com base em capítulos de livros e artigos de referência sobre cada um dos temas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é realizada com base em relatórios semanais de reflexão sobre os temas em foco (1 a 3 páginas, no máximo) e um artigo de reflexão sobre toda a matéria no final de semestre com o máximo de 6 páginas.
30% participação nos fóruns de discussão semanais no Moodle
70% artigo final