Modelos de Negócio para a Economia Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EIC |
31 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
39 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver e analisar novos modelos de negócio em áreas estabelecidas e emergentes da economia digital, mobilizando os conceitos e características fundamentais desta área da economia.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1.Recordar os conceitos e características fundamentais da economia digital.
2. Utilizar esses conceitos e características no desenvolvimento e análise de novos modelos de negócio da economia digital.
3. Recordar as principais características, tipologias e fatores de sucesso de modelos de negócio assentes em plataformas, “as a service”, e assentes em dados e informação.
4. Utilizar estes conhecimentos para analisar áreas de negócio relacionadas com a economia digital, combinando um entendimento dos principais aspetos tecnológicos e de negócio em jogo.
5. Recordar o estado e as perspetivas de desenvolvimento, e o potencial de impacto de tecnologias emergentes na economia digital.
6. Aplicar estes conhecimentos para analisar as implicações de tecnologias emergentes para a mudança em áreas estabelecidas e emergentes da economia digital.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Economia digital
1.1. Conceitos fundamentais de economia digital
1.2. Características chave da economia digital: comércio eletrónico, mobilidade, utilização de dados, efeitos de rede, plataformas
2. Novos modelos de negócio da economia digital
2.1. Modelos de negócio assentes em plataformas: estratégias de criação de plataformas e dinâmica de ecossistemas.
2.2. Produtos, serviços e software as a service: modelos de negócio de empresas de software, software as a service e cloud computing.
2.3. Modelos de negócio assentes em dados e informação: estratégias para a aquisição, análise e geração de dados; modelos de receita baseados em dados; abordagens baseadas em Inteligência Artificial/Aprendizagem Computacional.
3. Aplicações emergentes de modelos de negócio da economia digital: Internet of Things; Sharing Economy, Blockchain, Cybersecurity, Quantum Computing.
Bibliografia Obrigatória
Dave Chaffey, David Edmundson-Bird, Tanya Hemphil; Digital Business and E-commerce Management, Pearson UK, 2019. ISBN: 1292193360, 9781292193366
Peter Weill, Stephanie Woerner;
What's Your Digital Business Model?: Six Questions to Help You Build the Next-Generation Enterprise, Harvard Business Press, 2018. ISBN: 163369271X, 9781633692718
Michael A. Cusumano, Annabelle Gawer, David B. Yoffie; The Business of Platforms: Strategy in the Age of Digital Competition, Innovation, and Power, HarperCollins, 2019. ISBN: 0062896334, 9780062896339
Andrew McAfee, Erik Brynjolfsson; Machine, Platform, Crowd: Harnessing Our Digital Future, W. W. Norton & Company, 2017. ISBN: 0393254305, 9780393254303
Erik Brynjolfsson, Andrew McAfee;
The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies, W. W. Norton & Company, 2014. ISBN: 0393239357, 9780393239355
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A1. As aulas teóricas serão usadas para a apresentação de conceitos, sendo acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
A2. As aulas práticas envolverão a discussão de casos, havendo casos de discussão e casos de avaliação:
Os casos de discussão serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação sumativa.
Os 3 casos de avaliação serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência.
Avaliação distribuída com exame final:
60% da classificação final - apresentação e discussão de três casos de estudo (trabalho em grupo);
15% da classificação final - participação individual na discussão dos casos;
25% da classificação final-exame final.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Prova oral |
60,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
39,00 |
Estudo autónomo |
58,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
26,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas aulas de acordo com o estipulado no Regulamento Específico de Avaliação de Discentes da FEUP e obtenção de pelo menos 7.5 valores (em 20) em cada componente de avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final:
60% da classificação final - apresentação e discussão de três casos de estudo (trabalho em grupo);
15% da classificação final - participação individual na discussão dos casos;
25% da classificação final-exame final.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Os casos de discussão serão disponibilizados aos alunos na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação sumativa.
Os 3 casos de avaliação serão disponibilizados no início do semestre, e os alunos deverão realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Classificação mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.