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Aprendizagem Computacional

Código: M.EIC001     Sigla: AC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inteligência Artificial

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 152 Plano de estudos oficial 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Com a digitalização crescente dos seus processos, as organizações (empresas, governo, etc.) sentem agora a necessidade de extrair conhecimento desses dados, que permita melhorar a eficiência e eficácia desses processos (por ex. para ganhar vantagem competitiva). Para esse fim, as organizações precisam de adquirir competências técnicas, para o desenvolvimento de soluções baseadas em abordagens standard de Aprendizagem Computacional (AC ou machine learning) e Extração de Conhecimento de Dados (ECD ou data mining), mas também de competências científicas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas em que essas abordagens standard não existem. 

Assim, os objetivos desta U.C. são:

  • Motivar para a utilização de técnicas de AC/ECD no apoio à decisão.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados.
  • Desenvolver a capacidade de realizar investigação científica para desenvolver novas abordagens de AC/ECD.

Distribuição percentual

  • Componente científica: 70%
  • Componente tecnológica: 30%

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

  • Conheçam os vários tipos de tarefas de aprendizagem computacional e de extração de conhecimento (AC&EC).
  • Identifiquem problemas de apoio à decisão que possam ser representados como tarefas de AC&EC.
  • Conheçam as fases de um projeto de AC&EC.
  • Conheçam os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa de AC&EC e compreendam o essencial do seu funcionamento.
  • Apliquem esses métodos a problemas de apoio à decisão.
  • Avaliem os resultados de um projeto de AC&EC.
  • Identifiquem oportunidades de desenvolvimento de novas abordagens de AC/ECD.
  • Desenvolvam trabalho científico simples, mas adequado para criação de novas abordagens de AC/ECD.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não sendo obrigatório ter frequentado nenhuma UC em concreto, é útil o estudante ter conhecimentos básicos de


  • estatística

  • algoritmia

  • inteligência artificial

Programa


  • Introdução à Aprendizagem Computacional (Machine Learning) e à Extração de Conhecimento de Dados (Data Mining).

  • Projetos de ECD: metodologias de ECD e preparação de dados.

  • Classificação: introdução, avaliação (medidas e metodologias) e algoritmos (métodos baseados em regras, distâncias e kernels; métodos Bayesianos). Scoring com modelos de classificação: abordagem e avaliação. Questões comuns em classificaçăo (distribuiçăo de classes desequilibrada e custos).

  • Regressão: introdução, avaliação (medidas; compromisso entre viés e variância) e algoritmos.

  • Clustering: Algoritmos de partição (revisăo dos algoritmos K-means, K-medoids), de densidade e hierárquicos. Medidas de avaliação.

  • Descoberta de padrões frequentes: Algoritmos de conjuntos de itens frequentes (APRIORI, Eclat, FP-Growth) e de regras de associação. Medidas de avaliação (Suporte, confiança, lift, ...). Outros tipos de padrões: sequências e grafos.

  • Sistemas de recomendação: introdução, avaliação (medidas e metodologias) e algoritmos (baseados em conteúdos, filtragem colaborativa, sistemas especializados).

  • Algoritmos de AC avançados: ensembles, deep learning. 

  • Anomaly detection: introdução, algoritmos.

  • Aprendizagem computacional automática (autoML) e meta aprendizagem. 


 

Bibliografia Obrigatória

João Moreira, Andre Carvalho, Tomás Horvath; Data Analytics: A General Introduction, Wiley, 2018. ISBN: 978-1-119-29626-3 (https://www.wiley.com/en-aw/A+General+Introduction+to+Data+Analytics-p-9781119296263)
Charu C. Aggarwal; Data mining. ISBN: 978-3-319-14142-8

Bibliografia Complementar

Ian H. Witten, Eibe Frank; Data mining. ISBN: 1-55860-552-5
Peter Flach; Machine Learning: The Art and Science of Algorithms that Make Sense of Data, Cambridge University Press, 2012. ISBN: 9781107422223 (http://www.cs.bris.ac.uk/~flach/mlbook/)
Mohammed Zaki and Wagner Meira Jr.; Data Mining and Analysis: Fundamental Concepts and Algorithms, Cambridge University Press, 2013. ISBN: 9780521766333 (http://www.dcc.ufmg.br/miningalgorithms/DokuWiki/doku.php)
Jiawei Han, Micheline Kamber; Data mining. ISBN: 1-55860-489-8
Max Kuhn, Kjell Johnson; Applied Predictive Modeling, Springer New York, 2013. ISBN: 9781461468493

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Aulas teóricas e estudo individual para aquisição dos conceitos.

  • Sessões laboratoriais e projeto de ECD para aplicação prática e consolidação dos conceitos aprendidos.

Software

Rapid Miner
The R Project for Statistical Computing
Python

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída consiste em:


  • projeto de ECD

  • exame


No caso de falta de uma das componentes da avaliação, a nota respetiva é de 0 (zero) valores.
 
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer as apresentação calendarizadas simultaneamente com os alunos ordinários.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,5 * projeto de ECD + 0,5 * exame
 
Nota mínima em cada componente: 7,0 (sete) valores (em 20).

Provas e trabalhos especiais

O projeto de ECD será elaborado em grupos de 3 estudantes e consiste na análise de um conjunto de dados e preparação de um apresentação que descreva e discuta tanto o projeto como os resultados obtidos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto que isenta da frequência das aulas têm que realizar todas as componentes de avaliação, devendo contactar o regente para definir eventuais ajustes.

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria de classificação no exame na época de recurso do ano em que o estudante é aprovado.

Para os momentos em que não foi feita melhoria de classificação no ano em que o estudante é aprovado, pode ser feita melhoria em um ou mais dos momentos de avaliação no ano seguinte, na época normal ou de recurso.
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