Código: | L.EMAT020 | Sigla: | CMM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência e Tecnologia de Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EMAT | 40 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Justificação:
A estrutura cristalina de um material influencia decisivamente a generalidade das propriedades importantes para um engenheiro. Compreender como a estrutura influencia a resposta mecânica é essencial para poder ajustar as propriedades mecânicas de um material às exigências que a sua utilização impõe. A unidade curricular de comportamento mecânico dos materiais enfatiza a relação entre a estrutura de materiais e o seu comportamento mecânico. Os alunos aprenderão como os materiais, com foco nos materiais metálicos, respondem às solicitações mecânicas tanto do ponto vista microscópico como macroscópico.
Objectivos:
Com esta disciplina pretende-se abordar o comportamento mecânico dos materiais com ênfase nos materiais metálicos:
(1) introduzir a noção de defeito, em particular os lineares, e estabelecer o seu efeito nas propriedades físicas e mecânicas dos materiais;
(2) descrever os mecanismos físicos e o comportamento mecânico de monocristais e policristais sujeitos a deformação plástica;
(3) conhecer os diferentes mecanismos de recuperação dos materiais e relacioná-los com a resposta mecânica.
Os conhecimentos de engenharia adquiridos serão integrados no planeamento, condução e desenvolvimento de trabalhos práticos laboratoriais. Estes trabalhos serão realizados em grupo de forma a desenvolver aptidões interpessoais, cooperação e capacidade de comunicação.
O conhecimento básico de ciência e engenharia de materiais e o domínio de ensaios e técnicas de caraterização de materiais são essenciais para o desempenho do estudante nas componentes teórica e laboratorial.
Como complemento à bibliografia indicada serão colocados nos conteúdos da UC um conjunto de apresentações elaboradas pelo regente da UC.
As teórico praticas consistem em exposições seguidas de discussão dos temas abordados, apresentação e resolução de casos práticos. Os estudantes aprofundam os seus conhecimentos através de resolução de problemas e do estudo de casos propostos durante as aulas.
Nas aulas de laboratório, os estudantes desenvolvem um trabalho de projeto correlacionado com os conteúdos estudados. Os estudantes organizados em grupo, deverão planear e executar as experiências laboratoriais que lhes permitam atingir os objectivos propostos. O trabalho desenvolvido será objecto de um relatório técnico escrito (na forma de artigo científico) e de uma apresentação oral com suporte multimédia seguida de discussão.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Exame | 50,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 34,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Elaboração de projeto | 15,00 |
Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 162,00 |
O número de faltas nas aulas práticas não exceder 1/4 das aulas previstas. Obter nota positiva na componente de avaliação prática.
A avaliação é baseada nas classificações dos exercícios resolvidos nas aulas (10%), do trabalho laboratorial, incluindo relatório escrito, apresentação oral e discussão dos resultados (40%), e do exame final (50%).
Não tem.
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A aprovação implica a frequência e sua avaliação positiva das aulas práticas. Em época especial, a componente teórica-prática é avaliada por exame final e a componente prática é avaliada pelo planeamento, execução, apresentação e discussão de um trabalho laboratorial; em época normal, a avaliação é igual à dos outros estudantes. A classificação final será calculada considerando: 60% da nota do exame ou provas de avaliação + 40% da nota dos trabalhos práticos.
A melhoria de classificação da componente prática implica a frequência e avaliação da unidade curricular no ano seguinte. A melhoria de classificação da componente teórico-prática é realizada por exame em época especial.
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