Computação e Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências de Engenharia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolvimento das seguintes capacidades:
- Análise de problemas;
- Descrição sintética e objectiva dos passos que conduzem à resolução de problemas;
- Descrição de procedimentos e algoritmos através de linguagem simbólica;
- Desenvolvimento de aplicações informáticas em Visual Basic .Net;
- Familiarização com algumas das técnicas de programação mais comuns;
- Em segundo plano, os alunos são confrontados com outras temáticas, como por exemplo:
- números pseudo-aleatórios;
- erros de cálculo resultantes das conversões decimal/binário e binário/decimal;
- assinaturas digitais;
- encriptação.
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificação e formulação de problemas;
- Formulação sintética de procedimentos que levam à resolução de um dado problema;
- Concepção de algoritmos;
- Comunicação através de procedimentos e algoritmos;
- Leitura e compreensão de algoritmos e código Visual Basic .Net;
- Desenvolvimento de aplicações em Visual Basic .Net.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
- Conhecimentos na utilização do sistema operativo Windows 10;
- Conhecimentos de Word, Excel e PowerPoint;
- Conhecimentos de Inglês.
Programa
- Introdução à programação
- Desenvolvimento de procedimentos
- Conceito de algoritmo
- Desenvolvimento de Fluxogramas
- Introdução à programação em Visual Basic: objectos, propriedades, métodos e eventos
- O ambiente de desenvolvimento do Visual basic
- Variáveis e constantes; variáveis do tipo numérico e do tipo sequência de caracteres
- Entrada e saída de dados: text boxes, picture boxes, input boxes, message boxes
- Operadores aritméticos e funções intrínsecas
- Procedimentos e funções e passagem de parâmetros
- Instruções de decisão e operadores lógicos e relacionais
- Instruções de repetição
- Arrays unidimensionais e multidimensionais
- Ficheiros de acesso sequencial e de acesso aleatório
- Utilização das ferramentas gráficas para desenhar segmentos de rectas e arcos
- Introdução à inteligência artificial
Bibliografia Obrigatória
Vitor Martins Augusto; Apresentações PowerPoint das aulas
Observações Bibliográficas
As apresentações PowerPoint utilizadas nas aulas são disponibilizadas aos alunos. Contêm exercícios e respectivas resoluções. Não é necessária bibliografia suplementar, uma vez que os apontamentos cobrem toda a matéria leccionada.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão usadas para exposição da matéria e para a apresentação e discussão de pequenos exemplos de aplicação. Os alunos terão oportunidade de usar o computador e de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas através da resolução de problemas e da implementação de pequenos projectos.
Software
Visual Basic .Net
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização de 3 mini testes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão realizados 3 mini testes. A nota final é a média dos três mini testes.
Provas e trabalhos especiais
Não
Trabalho de estágio/projeto
Não
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Ver regulamentos da FEUP.
Melhoria de classificação
Exame de recurso
Observações
Não haverá marcação de faltas, os estudantes são livres de assistirem às aulas. Contudo, apenas são admitidos na sala de aula os estudantes que cheguem no máximo com um atraso de 10 minutos.