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Políticas Urbanas

Código: PRODEC068     Sigla: PU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eng. Civil - Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 0 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-16.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Tipo de avaliação, Bibliografia Complementar, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado da problemática das políticas urbanas e metropolitanas, e de capacidades e competências avançadas de I&D neste domínio, bem como desenvolver critérios e capacidades para a análise, interpretação e comparação de experiências de política urbana em diferentes contextos territoriais e nacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de conhecimento aprofundado e compreensão da natureza e complexidade das políticas urbanas, no contexto global.

Desenvolvimento de capacidades de sistematização e de análise crítica do debate científico em torno das "políticas urbanas”e das metodologias para a sua descrição e interpretação.

Desenvolvimento de capacidades de organização de textos científicos, de comunicação da investigação produzida e de discussão entre pares.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O contexto das políticas urbanas e metropolitanas. As transformações espaciais e a natureza das principais problemáticas urbanas e metropolitanas. Formas e estratégias de governância urbana e metropolitana. A natureza variada das políticas urbanas e metropolitanas. As várias iniciativas e instrumentos. Compreender as intervenções: a natureza diversificada dos problemas. As políticas urbanas e metropolitanas em Portugal. Análise e debate crítico de estudos de caso. As políticas de regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. As tipologias de áreas urbanas problemáticas e as agendas. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção. Análise e debate crítico de estudos de caso. Perspectivas para o desenvolvimento das políticas urbanas e metropolitanas. Conclusão.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos preenchem todas as valências para assegurar os objectivos da UC. O primeiro objectivo - Dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado da problemática das políticas urbanas e metropolitanas - é coerente com a diversidade dos temas abordados. O segundo grande objectivo - Dotar os estudantes de capacidades e competências avançadas de I&D neste domínio – é transversal às várias temáticas e a sua coerência com estas é assegurada através da exposição, discussão e análise aprofundada de questões conceptuais e de debates críticos.O terceiro grande objectivo - Desenvolver critérios e capacidades para a análise, interpretação e comparação de experiências de política urbana em diferentes contextos territoriais e nacionais – é coerente com objectivos de apresentação de instrumentos específicos de política urbana e metropolitana, a qual se realiza fundamentalmente nos temas dedicados às políticas de regeneração urbana.

Bibliografia Obrigatória

Karsten Zimmermann and Valeria Fedeli; A Modern Guide to National Urban Policies in Europe, Edward Elgar, 2021. ISBN: 9781839109041
Simonetta Armondi and So0nia de Gregorio Hurtado; Foregrounding Ufrban Agendas, Springer, 2020. ISBN: 978-3-030-29073-3

Bibliografia Complementar

Andersen, H.T. and van Kempen, R. (2003); New trends in urban policies in Europe: evidence from the Netherlands and Denmark, Cities, vol.20, nº2, p.77-86.
Ascher, F. (1995); Métapolis ou l'avenir des villes. Paris: Éditions Odile Jacob.
Berg, L. v. d., Braun, E., & Meer, J. v. d. (2007); National policy responses to urban challenges in Europe. Aldershot: Ashgate.
Breda-Vázquez, I., Conceição, P., & Fernandes, R. (2009); Partnerships Diversity and Governance Culture: Evidences from Urban Regeneration Policies in Portugal. Urban Studies. Urban Studies, 46(10), 2213-2238.
Portas, N., Domingues, A., & Cabral, J. (2003); Políticas Urbanas - Tendências, Estratégias e Oportunidades. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Para Cima Alterar para Complementar Apagar esta obra

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método de ensino: aulas teórico-práticas com exposição de matéria, e discussão e análise de questões conceptuais e casos reais.
Método de avaliação: trabalho prático e prova final escrita.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

Tendo em conta os objectivos da unidade curricular a metodologia de ensino adoptada combina a exposição teórica de matérias com a análise de casos reais, paradigmáticos. As visitas técnicas a alguns casos (quando situados em Portugal) permitirão, ao nível dos objectivos, enquadrar a formação dos Estudantes na realidade das problemáticas urbanas contemporâneas, ampliando o seu saber técnico nesses temas, devidamente complementado pelo conhecimento teórico, científico, a abordar nas aulas. O material bibliográfico imprescindível para a aprendizagem (livros e artigos de revistas científicas), assim como os métodos e instrumentos de ensino disponibilizados pela FEUP
(CICA) - tecnologias audiovisuais para novos modelos de ensino de suporte on-line, serão previamente disponibilizados, especialmente aquele que apoiará o desenvolvimento dos estudos de caso.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 39,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com os regulamentos em vigor na FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito = 100%

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