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Análise de Dados Multivariados

Código: PRODEC080     Sigla: ADM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Outras

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 4 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar a conhecer técnicas de análise de dados multivariados.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimentos sólidos para desenvolvimento ao nível de investigação, especializações ou no exercício da atividade profissional; desenvolver e ser capaz de utilizar corretamente metodologias de análise de dados multivariados, garantindo uma interiorização correta de conceitos, bem como uma discussão e interpretação adequada dos resultados; Ser capaz de usar corretamente software estatístico desta área do conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tipologia de variáveis. Métodos multivariados de redução de dimensionalidade: métodos factoriais. Métodos de classificação: classificação hierárquica e não hierárquica, análise discriminante. Utilização de software adequado à aplicação destas metodologias.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR.

A análise de dados multivariados é uma ferramenta transversal a muitos trabalhos de investigação de engenharia civil. O conhecimento da sua aplicabilidade, com recurso a software estatístico, e da correcta interpretação dos resultados permite que se atinjam os objectivos definidos.

Bibliografia Obrigatória

Branco, J.A. (2004); “Uma Introdução à Análise de Clusters”, XII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística.
Gordon, A. (1999); “Classification” (2nd ed.), Chapman & Hall/CRC, Boca Raton.
Johnson, D.E. (1998); “Applied Multivariate Methods for Data Analysts”, Brooks/Cole, Pacific Grove.
Johnson, R. & Wichern, D. (1992).; “Applied Multivariate Statistical Analysis”, Englewood Cliffs: Prentice Hall International.
Maroco, J. (2007); “Análise Estatística com utilização do SPSS” (2.ª ed), Análise Estatística com utilização do SPSS.
Pestana, D.D & Velosa, S.F. (2002); “introdução à Probabilidade e à Estatística”, Volume 1, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Saporta, G. (1990) “Probabilités Analyse des Données et Statistique”, Éditions Technip.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = Trabalho escrito+apresentação+defesa

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